Lenda que Oxóssi quebra o tabu e é paralisado com seu Ofá

Postado por: Ebomi at 16:38 0 Comentários
Conta a Lenda (pataki) que o Orixá Oxóssi quebra o tabu e é paralisado com seu (Ofá) arco e flecha, Oxóssi caçava todo dia, todo dia ia à mata (igbo / floresta) em busca de caça. mas tinha dia em que tudo era proibido, inclusive caçar.

Por esse tabu (ewó) as mulheres não vendiam no mercado, os homens não cultivavam os campos, os pescadores não pescavam, os guerreiros não guerreavam, os adivinhos não adivinhavam, Os ogãs sacrificadores não matavam as oferendas, os caçadores não caçavam.

Oxossi - Oshosi - Osoosi - Odé - inrile - inle - ketu - candomblé - Umbanda - akueran - efon - jeje - ifá - lenda tabu ewó

Era o grande dia das proibições (o dia do ewó/ não pode) ou era dia de euó. (leia aqui lenda de Oxossi é raptado por Ossain)

Oxóssi (Odé / caçador)  ia à mata todo dia para a caçar, Mas tinha um dia em que tudo era tabu. Oxóssi naquele dia não podia ir caçar.
Mas Oxóssi só pensava em si e contrariou as determinações de Olodumare.

Penetrou na floresta e pôs-se a lançar flechas indiscriminadamente e de repente, surgiu, diante dele uma fera, uma visão bestial, que Oshosi desejou ardentemente abater e antes que Oxóssi lançasse sua flecha, a besta transformou-se em Odudua (Oduduwa).

Osoosi  entendeu o sentido dos tabus daquele dia e o  caçador aterrorizado gritou petrificado, o arco esticado como se fosse atirar.

Ali ficou Oxóssi, o arco retesado, o gesto de ataque parado no ar, Ali ficou para sempre seu OFÁ, seu arco e flecha.

O ofá do caçador, o ofá do orixá.

Mais artigos sobre Orixá Oxossi (Odé)





 

Canticos de ketu para Oxossi – Exú e Ogum





Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top