Orixá Ogum caminhou com Oxossi para ter Prosperidade

Postado por: Ebomi at 12:36 0 Comentários
Conta a lenda (iton,pataki) por que o Orixá Ogum foi decidiu viver com Orixá Oxossi e caminhou com ele, pois passava muita fome, mesmo sendo poderoso, mas não completo e importância de se consultar a Ifá e fazer os Ebós determinados pelo oráculo (Orunmilá).

ogum e Oxossi - Ogun - Oshosi - ososi - orixas - candomblé - umbanda

OGUN, apesar de manejar bem o facão, tinha sempre sua comida muito distante, porque quando a avistava, começava rapidamente a cortar o mato para poder chegar até a caça, mas o ruído e o tempo que demorava, fazia com que sua presa fosse embora e ele se lamentava de não poder caçar.
Poderia até matar, mas não podia ir pega-lo entre os matos que fechavam o caminho até o animal.

Entretanto, EXÚ dizia a OGUN que havia outro homem mais poderoso que ele e este mesmo EXÚ dizia a OXÓSSI a mesma coisa, ocasionando uma inimizade entre eles, apesar de que não se conheciam chegando a viver os dois intrigados.

E nisso OGUN decidiu ir ver a ORUNMILÁ e este lhe fez um OSODE (Consulta com IFÁ) e mandou que ele fizesse algumas oferendas e sacrifícios e OXÓSSI fez o mesmo. Ambos fizeram a limpeza e saíram para deixar tudo numa mata. OGUN colocou tudo na mata e saiu caminhando até onde havia outra mata e se recostou em um tronco. Quando chegou OXÓSSI para fazer o mesmo, não viu OGUM que estava ali sentado e deixou cair suas oferendas em cima dele.

Este foi o motivo para começar uma forte discussão, para que OXÓSSI desse uma satisfação a OGUN. Uma vez que ambos se reconciliaram, se puseram a falar da má situação em que viviam, e ambos lamentaram que tinham comida, mas não podiam pega-la.

Então OXÓSSI viu uma caça um pouco distante, pegou sua flecha e a atirou certeiramente, mas ao mesmo tempo dizia a OGUN, você vê que não posso pega-lo? E OGUN lhe disse, tu verás…e com seu facão abriu um trilho e em instantes ambos chegaram ao lado da caça e a comeram. Desde então eles separados não eram ninguém e esse foi o motivo que se uniram para sempre, fazendo um pacto na casa de ORUNMILÁ.

Esta é a causa porque sempre se entrega OGUN junto com OXÓSSI em IFÁ, onde moram no mesmo assentamento, também chamado de “Os Guerreiros”, nunca separados e sim sempre juntos.
No Candomblé a saudação de Ogum é Ogum nhê, Ógum, e Oxossi é Okê arô, Arolê!

Mais sobre Ogum:


Orixá Bará Exú aprende a trabalhar com Ogum


Orixá Ogum torna-se rei de Irê: A lenda


Xangô rouba a mulher de Ogum Yansã



Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top