Orixá Bará Exú aprende a trabalhar com Ogum

Posted by Alberto Ebomi at 10:34 1 Commentario

Conta o patakin que o Orixá Bará Exú aprende a trabalhar com o Orixá Ogum, pois Eleguá era um menino muito esperto, mas muito travesso.
Todo mundo tinha receio de suas artimanhas. Ele enganava todo mundo, queria sempre tirar sua vantagem.

Sua mãe sempre o repreendia e o amarrava no portão da casa para ele não ir para a rua fazer traquinagem.




Bará ficava ali na porta esperando alguém se aproximar e então pedia seus favores, fazia suas artes e ali se divertia.

Só deixava passar quem lhe desse alguma coisa.
Sua mãe então chamou Ogum e disse a ele para ficar junto com Bará e dele tomar conta. Ogum era responsável e trabalhador.

Ogum Avanagã sempre ficou morando com Elegbara (Exú). Juntos eles moram na porta da casa e se dão bem. Bará continuou um menino danado, mas com Ogum aprendeu a trabalhar.

Agora ele ainda se diverte com todos, mas para todos faz o seu trabalho.

Todos procuram Bará para alguma coisa, em todas as finalidades dentro do culto, como iniciar um ritual (sendo ele o primeiro em tudo), buscar e trazer as bênçãos que são pedidas, levar a obrigação até os céus, dar satisfação sobre o que foi feito (se está completo ou não), então logo Eleguá (Exú) é muito importante e poderoso.

Todo mundo precisa dos favores de Bará, o seu culto é OBRIGATÓRIO, devendo você em todos os dias de sua vida se referir a este Orixá, rogando (rezando), dando lhe algo para que ele possa afastar todo mal e todas as negatividades (Osogbo) e abrindo as portas para que o Irê (sorte, positivo) possa entrar em sua vida.
 

Bara Exú aprende a trabalhar com Ogum

 
Èsù máse mí, omo elòmíràn ni o se.
Exú, não me manipule, manipule outra pessoa.
o....
Exú não faça mal aos meus filhos, faça mal a outro.
 

Mais sobre Exú (Eleguá):


Oriki de Exú


A história de Exú Orixá

 

Xirê do Orixa Exú da nação Ketu do Candomblé com Letra e Tradução

 

 

 

Compartilhe o artigo, pois divulgar a religião é propagar o Orixá, a religião, o culto afro, o Candomblé, dando assim a continuidade. Irê Axé ô!


Categorias: , ,

Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

Um comentário:

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top