Filho de Ogum - O que é Ogum?

Postado por: Ebomi at 11:08 57 Comentarios
O que e Ogum?As pessoas perguntam muito sobre O QUE E OGUM? Não é difícil reconhecer um filho de Ogum, pois os Filhos do Ogum tem um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto.

Normalmente muito diferente o temperamento de Ogum e Oxum. São conquistadores, incapazes de fixar-se num mesmo lugar, gostando de temas e assuntos novos, consequentemente apaixonados por viagens, mudanças de endereço e de cidade. Um trabalho que exija rotina, tornará um filho de Ogum um desajustado e amargo.

Lembrando que Ogum e Oxóssi eram irmãos inseparáveis, no Candomblé e um orixá muito cultuado e também na Nigéria. Também temos diversas qualidades (caminhos) deste Orixá como Ogum Xoroquê São apreciadores das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta; a coragem é muito grande.

Os filhos de Ogum custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções. São amigos camaradas, porém estão sempre envolvidos com demandas. Divertidos, despertam sempre interesse nas mulheres, tem seguidos relacionamentos sexuais, e não se fixam muito a uma só pessoa até realmente encontrarem seu grande amor.

São pessoas determinadas e com vigor e espírito de competiçã
o. Mostram-se líderes natos e com coragem para enfrentar qualquer missão, mas são francos e, às vezes, rudes ao impor sua vontade e ideias. Arrependem-se quando veem que erraram, assim, tornam-se abertos a novas ideias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas.

As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.
Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado. Entretanto, como não depende de ninguém para vencer suas dificuldades, com o crescimento vai se libertando e acomodando-se às suas necessidades. Quando os filhos de Ogum conseguem equilibrar seu gênio impulsivo com sua garra, a vida lhe fica bem mais fácil. Se ele conseguisse esperar ao menos 24 hs. para decidir, evitaria muitos revezes, muito embora, por mais incrível que pareça, são calculistas e estrategistas. Contar até 10 antes de deixar explodir sua zanga, também lhe evitaria muitos remorsos. Seu maior defeito é o gênio impulsivo e sua maior qualidade é que sempre, seja pelo caminho que for, será sempre um Vencedor.

A sua impaciência é marcante. Tem decisões precipitadas. Inicia tudo sem se preocupar como vai terminar e nem quando. Está sempre em busca do considerado o impossível. Ama o desafio. Não recusa luta e quanto maior o obstáculo mais desperta a garra para ultrapassá-lo. Como os soldados que conquistavam cidades e depois a largavam para seguir em novas conquistas, os filhos de Ogum perseguem tenazmente um objetivo: quando o atinge, imediatamente o larga e parte em procura de outro. É insaciável em suas próprias conquistas. Não admite a injustiça e costuma proteger os mais fracos, assumindo integralmente a situação daquele que quer proteger. Sabe mandar sem nenhum constrangimento e ao mesmo tempo sabe ser mandado, desde que não seja desrespeitado. Adapta-se facilmente em qualquer lugar. Come para viver, não fazendo questão da qualidade ou paladar da comida. Por ser Ogum o Orixá do Ferro e do Fogo seu filho gosta muito de armas, facas, espadas e das coisas feitas em ferro ou latão. É franco, muitas vezes até com assustadora agressividade. Não faz rodeio para dizer as coisas. Não admite a fraqueza e a falta de garra.

Têm um grave conceito de honra, sendo incapazes de perdoar as ofensas sérias de que são vítimas. São desgarrados materialmente de qualquer coisa, pessoas curiosas e resistentes, tendo grande capacidade de se concentrar num objetivo a ser conquistado, persistentes, extraordinária coragem, franqueza absoluta chegando à arrogância. Quando não estão presos a acessos de raiva, são grandes amigos e companheiros para todas as horas.

É pessoa de tipo esguio e procura sempre manter-se bem fisicamente. Adora o esporte e está sempre agitado e em movimento, tendem a ser musculosos e atléticos, principalmente na juventude, tendo grande energia nervosa que necessita ser descarregadas em qualquer atividade que não implique em desgastes físicos.
Sua vida amorosa tende a ser muito variada, sem grandes ligações perenes, mas sim superficiais e rápidas. Quem é do Ogum sabe que esse texto não é mintira, então axé a todos Omó Ogun!

Video Aprendendo a Cantar para Ogum parte 1 - Com letra no video:


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

57 comentários:

  1. Sinistro, eu sou de OGUM nossa é certinho o que colocarão acima,perfeito!!!!parabéns

    ResponderExcluir
  2. Bateu certinho comigo, gostei eu sou um filho de ogum,pq tudo q esta escrito sou, muito bom saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom pimenta, então se você ja sabe o que é bom e ruim para você, só colha o positivo deste orixá, pois muitos pensam que sendo de ogum devem ser agressivos, mas seus iton (lendas) ensinam totalmente ao contrário, pois ogum conheceu a tristesa com sua ira.

      Sorte axé irmão!

      Excluir
    2. Mas q é dificil contar at´10 antes de explodir ahh isso é, especialmente sem setratando de mentirosos e manipuladores,vontade de cortar cabeças não falta rsrsrs

      Excluir
    3. Vc pensa como eu...qdo alguém é um hipócrita comigo e me prejudica ja imagino uma espada na mão cortando a cabeça daquela pessoa. Não admito mentiras, falsidades, injustiças etc....

      Excluir
  3. Incrível!
    Fiz uma consulta com uma Mãe Baiana e ela me falou que o meu orixá de cabeça é Ogum e meu outro Orixá é Oxum Opará.

    Este texto sobre filhos de Ogum é incrível, eu estou aí, entre essas frases e parágrafos. Tudinho. Até a parte que "Quando o filho que Ogum encontra o verdadeiro amor, ele sossega" haha, verdade! Agora entendo o que a minha namorada falou que, sempre, por mais difícil que seja os meus problemas, eu derroto todos eles!

    E as cartas da mãe Baiana falaram a mesma coisa. Mostraram que eu passei por um período de trevas muito forte e saí sozinho dela.

    Ogunhê meu pai!

    ResponderExcluir
  4. Sou filho de Ogum, esse é o texto mais perfeito que já li, sou assim mesmo do inicio ao fim. Mas hoje sei lidar muito bem com o lado negativo de Ogum ultimamente tenho conseguido contar até 10 rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  5. estranho! pouquíssimas coisa se encaixam comigo! também filho de Ogum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que seu orixá de frente não seja Ogum. Isso muda muito as características,procure saber se sua mãe não vem a frente de Ogum no domónio de sua cabeça,boa sorte,Nawbert

      Excluir
  6. Sou flho de ogum e esse texto me ensinou a compliender todoa os momentos bom e ruins da vida mesmo eu passando momentos de dificuldade eu sei qui eu vou dar a volta por cima e vou ser um vencedor

    ResponderExcluir
  7. eu sou filho de ogum depois que eu conheci meu orixá meus problemas que parecia ser grande se tornaram pequeno e assim minha vida se tornou mais melhor por isso agradeço cada dia da minha vida a meu pai ogum e um axé a todos os meu irmãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom irmão, que Ogum tome conta dos seu caminhos!

      Excluir
  8. Eu amei essa descoberta sou filha de ogum fui casada com um homem tbm de ogum e é verdade tudo isso o mais dificil pra mim é perdoar uma traição de todas as formas fiquei afastada da religião por seis anos mas hj tenho grande gana de aprender e prestar caridade, hj estou numa luta muito grande mas meu pai ñ vai me deixar desistir.obrigado pela orientação.mukuiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabe sou assim como vc Ana Carolina Rodrigues, uma mulher falou de minha vida sem me conhecer e me falou de ogum dizer ser meu guia e fiquei curioso, e pesquisei agora e fala exatamente como eu sou

      Excluir
  9. Me disseram que sou filha de Ogum. Pesquisei e cheguei a esse texto maravilhoso que me definiu do início ao fim.

    Ogunhê meu Pai.

    ResponderExcluir
  10. Gente passei uns perengues na faculdade, não consegui meu diploma por conta da minha opção de vida e gostaria que voceis pudem me ajudar, justiça africana, fico um bando de evangélicos querem me curar me levaram a força pra igreja.. hoje eu gostaria que pudesse ser feita justiça africana segundo os orixas... só consegui me apegar em voceis depois que sai de lá.. muito obrigado tenham uma boa noite e muito axé...

    ResponderExcluir
  11. Meu Senhor meu Deus, Ogum, mim
    de força, pra mim lutar até vencer.
    Ogum entrar na minha vida, seja
    verdadeiramente meu Mestre, serei
    fiel a ti, meu oxalá.

    ResponderExcluir
  12. Sou exatamente aonde igual,
    Salve suas forças

    ResponderExcluir
  13. minha sogra quer saber, quem nasce no dia 14/10/59 é pertencente a algum orixá??? conto e espero resposta, para conhecimento..! obg

    ResponderExcluir
  14. boa noite ! me identifiquei bastante com esse texto, gostaria de saber como faço para aprimorar o OGUM que tem dentro de mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainara, olha isso vem com as obrigações dentro de uma casa de Orixá. Não se pode trabalhar Ogum sozinha, procure um barracão. sorte axé!

      Excluir
  15. Sou filho de ogunjá , esse texto esta de parabéns , sou uma pessoa que não teme nada , simplesmente faz , pena que não encontro uma casa boa para mim,tenho missão de babalao e não consigo acha uma casa moro no rio de janeiro no bairro de quintino perto da igreja da igreja de São jorge, se tiver algum irmão que poça ajudar agradesso desde já AXE para todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, me adicione no facebook. https://www.facebook.com/JuntosnoCandomble, eu moro próximo a você.

      Excluir
  16. Salve meu Pai Ogum,tudo haver comigo kkkkkkkk e tou começando a contar de 1 até 10 pra mudar meu temperamento explosivo pois essa atitude ja me prejudicou muito.

    ResponderExcluir
  17. Queria saber mais sobre oxum opara. Sei a lenda e queria entender melhor essa qualidade que anda com ogum pelas estradas, depois de fugir de xango.

    O texto sobre ogum é perfeito. Minha descrição da infância até a atual fase da minha vida.
    Seus conteúdo está me encantando. Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Adorei o texto, realmente muito bom.
    Tenho uma dúvida é correto chamar todos os filhos de ogun de ogunci? Por favor se alguem poder me responder meu whatsapp 21 965443925 obrigado

    ResponderExcluir
  19. completo... sou tudo isso... meu pai é Ogum.

    ResponderExcluir
  20. sou filho de ogum,sou guerreiro,nao desisto.ogunê ogum,axé a todos

    ResponderExcluir
  21. Também me disseram que sou filha de Ogum com Iansã, queria ter mais informação sobre isso. Se puderem me dar mais informações sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmã, isso só mediante iniciação ou obrigação particular para isso, fora isso, só saberá o Orixá que está lhe cobrindo, mas terá certeza de quem é seus pai e mãe de cabeça.

      Excluir
  22. Realmente o que esta escrito é apura verdade,sou de Ogun e quando me magoam não consigo perdoa a pessoa,sou amigo se souber tira a roupa do meu corpo.Não somos perfeitos mais não brinquem com filho de ogun pois podem se arrepender.AXÈ ass:Carlos

    ResponderExcluir
  23. Eu sou filho de Ogum, tudo que esta escrito sobre ele sou eu rsrs

    ResponderExcluir
  24. Oi me falaram que eu sou filha de ogum achei que o texto tem muito a ver comigo porém tem partes que não tem nada a ver justamente as partes que eu gostaria de ser ou faze mais não consegui muda tem algo que posso fazer pra melhorar

    ResponderExcluir
  25. Isso que foi dito é mas pura verdade só tem mas uma coisa se apronta contra um filho de Ogum a pronta uma vez só pois perdera a amizade se for amigo e Não terá outra chance de fazer de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuide de Ogum, realize rezas, banhos, oferendas e peça pra ele tudo o que quer de bom.

      Excluir
  26. Como posso saber se sou filha de Ogum?

    ResponderExcluir
  27. Nem sei pq tô lendo isso mas vejo que posso ser filho de Ogum por todas as características que pesquisei até agora !!! E o mais incrível é que estou adorando essa ideia como posso me aprofundar mais ? Quem pode me dá um toque !!!

    ResponderExcluir
  28. Sou de Ogum Akoro invocado com ogun de Apade
    Estou passando momentos dificieis desde perca de emprego e separação turbilhante . Porém não desisto nunca dessa guerra . Praticamente tudo e Ogun me undentifica . Estou na Batalha Batalha não desisto fácil . Aprendi muito com erros . Conto muitas vezes até 10 porém as vezes tomo decisões sem medir esforços . Quero restaurar minha família na qual o sei que minha ex esta com cabeça virada . Não vou desistir dessa guerra . Salve pai Ogum

    ResponderExcluir
  29. Fiquei um pouco confuso em relação ao amor. No início, diz que "não se fixam muito a uma só pessoa até realmente encontrarem seu grande amor" e no final que "Sua vida amorosa tende a ser muito variada, sem grandes ligações perenes, mas sim superficiais e rápidas". Falando por mim, até um tempo atrás, me encaixaria bem na questão de ter ligações superficiais e rápidas. Mas há um tempo que encontrei uma menina que mexeu com todas as minhas estruturas. Seria isso?

    ResponderExcluir
  30. estou perdido em relacao ao meu orixa acabei de ler sobre alguns orixas e que mais me deixou firme e tranquilo foi ogum me apaixonei nesse orixa.... uma pergunta quero ser filho de ogum quero que ele cuide de mim e eu vou cuidar dele lutar por ele como faco pra SABER SE ESTOU CERTO se ele e meu orixa mesmo e se nao for como faco pra ter ele comigo desde ja agradeco aguardo muito ancioso pela resposta

    ResponderExcluir
  31. totalmente de acordo agora entendo porque meu apelido sempre foi hitler no trabalho.
    lider guerreiro nao perdoe a maa intençao cuando maior o desafio mais forte sou incrivel.

    ResponderExcluir
  32. Achei legal, mas tenho uma dúvida a qual nunca encontrei pelo menos na internet. Cheguei num centro de umbanda e me disseram que sou filho de Ogum, tudo bem. Mas descobri que existe uma falange de oguns, vários tipos...Como faço para saber qual é o Ogum que deve cultuar? Gostaria de cultuar o meu Ogum, não apenas Ogum em geral entende, queria cultuar Ogum das pedreiras por exemplo, caso fosse o meu pai...Existe alguma forma de saber isso?

    ResponderExcluir
  33. Sou filho de Ogum e acabei vindo ler sobre oque estou passando explodindo a toa papai né mole.nao.kkkk tô perto de realizar minhas obrigações. Vou até lá contando até 10, sempre hahaha. Axé irmãos

    ResponderExcluir
  34. Alberto Ebomi,
    Cara, tô pasma!! Sou este texto sem tirar, nem por. Adoro viajar, adoro desafios, me irrito facilmente principalmente qdo sou contrariada, amo de paixão ter coleção de ex maridos e muitos amores,essa questão amorosa bateu quase td eu ainda não encontrei um grande amor.
    Eu consegui ter dois orixás maravilhosos me guiando,ogum e Iemanjá!!
    Parabéns por esse texto!!

    ResponderExcluir
  35. Me identifiquei em algumas coisas ditas no texto, tenho que aprender a lidar com algumas advertências que podem me favorecer no futuro próspero...
    Estou descobrindo que sou um filho de ogum, nunca busquei e sempre tive interesse em me identificar com alguma religião! Estou descobrindo isso em mim...

    ResponderExcluir
  36. Sou filho dele mas também carrego oxum
    A bipolaridade é constante 😀😀

    ResponderExcluir
  37. me orgulho de descobrir que seu filho de ogum, e o que eu puder fazer para agradecer ogum eu vou fazer. e se tem uma coisa que eu nao me arrependo nessa vida é de ser filho e ogum!!!!

    ResponderExcluir
  38. Este texto me descreveu perfeitamente. Há tempos tinha uma simpatia muito grande por Ogum, mas achava que era filha de Oxossi. Recentemente, descobri que sou filha de Ogum (possivelmente, filha de Ogum Megê). Fiquei muito feliz por isso. Contudo, meu temperamento.. vixe! Vivo em uma verdadeira bipolaridade, como descreve o comentário do Elizeu, com a minha mãe Oxum.

    ResponderExcluir
  39. Kkk tudo isso e verdade sou filho de ogum xoroque

    ResponderExcluir
  40. Até arrepiei em ler esse testo pq sou exatamente assim 🙏

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top