Lorogum é o ritual da quaresma no Candomblé

Posted by Alberto Ebomi at 12:34 0 Comments
O Lôorogun ou Lorogum é uma festa, um ritual da quaresma no do Candomblé (cerimônia) restrita ao ilê axé, no caso só os Omo (filhos) do Barracão (terreiro ou casa de santo) de Santo devem participar, pois infelizmente nossa religião é formada por preceitos que onde em particular só os iniciados ou graduados (Ebomi) pode ver o ritual, como Babalorixá, Yalorixá, Ekeji, Ogans e filhos de santo.

Lorogum Ritual da Quaresma no Candomblé

Ritual da Quaresma no Candomble O Lorogum
Essa cerimônia é constituída pelo fechamento do Egbé durante a Quaresma.

Descarrego para Quaresma

Este ritual evita que forças negativas atinjam o Egbé e os filhos-de-santo, que deverão permanecer resguardados durante este período.

Para que se realize o Lôorogun são necessários os seguintes procedimentos:


- Todos devem chegar cedo ao Egbé e tomar o banho de costume;
- É indispensável a participação de todos os filhos-de-santo;
- Preparar um grande Ebó com todos os tipos de comida;
- Agradar Exu e Egun;
- Todos deverão agradecer seus Orixás e;
- Todos os Orixás deverão permanecer acesos durante a quaresma.

É evidente que todo Egbé possui seu ritual próprio e isto de ser respeitado.

A realização do Lôorogun é indispensável em um Egbé, pois o Axé é a fonte da realização e do poder e uma vez abalado todos serão atingidos e responsáveis. Se o indivíduo se diz filho-de-santo, às vezes com orgulho exagerado, deve saber que possui direitos e OBRIGAÇÕES.

O final desta cerimônia é marcado pela manifestação de todos os Orixás nos filhos-de santo, que são a seguir recolhidos ao Roncó, de onde sairão com as respectivas folhas de cada Orixá incorporado na palma da mão e comidas cruas dentro de uma sacola branca de murim.

Na saída dos Orixás canta-se:


“O Lôorogun eu
O lôorogun já já
Acajá loni ago man sãn
O loôrogun já já”. (Bis)

Os Orixás fazem um sacudimento em todos os presentes e distribuem as comidas. Os Ogãs e todas as demais pessoas que não estão incorporadas retiram os enfeites do Barracão e colocam em um cesto junto com as folhas que foram usadas no sacudimento. Tudo será despachado em lugar determinado pelo Babá.

Todos deverão levar flores para ofertar aos Orixás após a realização do Ebó de sacudimento.

ESCUTE E APRENDA OS CANTICOS DOS ORIXÁS EM KETU




Esse vídeo é uma playlist, isso significa que todos os canticos de Orixás em Ketu com letra em yoruba e tradução do meu Canal do youtube estão aqui, caso goste compartilhe o canal ou dê um like (gostei) e se inscreve lá para acompanhar todos os vídeos com letras e traduções da Umbanda e do Candomblé (rezas, orikis, canticos).


Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

0 comentários:

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top