Orixa Funfun - A mais alta hierarquia - no Candomble

Posted by Alberto Ebomi at 13:01 4 Comentarios

Orixa Funfun - A mais alta hierarquia - no Candomblé


Como vemos e cultuamos no Candomblé, as divindades africanas (Orixás, Voduns ou Inkisis) estão separadas em duas categorias hierárquicas.

Na categoria mais elevada, encontram-se as entidades que participaram da criação do universo, consideradas como ancestrais espirituais de tudo quanto possa ocorrer nos dois planos de existência, chamadas, para diferenciá-las das demais, de "Orixás Funfun" (Orixás Brancos).




Neste aspecto, a filosofia religiosa yorubana em muito se assemelha à budista que afirma que, "Não há um criador, mas uma infinidade de potências criadoras que formam em seu conjunto, a substância Una e Eterna, cuja essência é inescrutável e por conseguinte, in suscetível de qualquer especulação por parte de um verdadeiro filósofo".

Sendo emanações diretas de Olorun, os Orixás Funfun são portanto, os seres mais elevados da escala da existência, encontrando-se no mesmo nível dos Arcanjos do cristianismo. 

Estas Divindades Criadoras são encabeçadas por Obatalá, O Senhor das Vestes Brancas, também conhecido como Orixánlá ou Oxalá.  

Orixá funfun - A mais alta hierarquia - No candomblé

Oxalá é o Sopro Divino, a primeira manifestação individualizada de Olorun que é a vida una, eterna, invisível, mas onipresente; sem princípio e sem fim; inconsciente, mas Consciência Absoluta; incompreensível, mas realidade existente por si mesma. Oxalá o  Sopro-Divino, provoca o movimento que fecunda e energiza o Eterno em repouso no Oceano-do-não-ser, onde tudo existe sem forma e, ocasionando o surgimento da diferenciação, desperta o Plano Divino, onde jaz oculta a elaboração de todos os seres e coisas futuras.

E você Gostou Sobre os Orixás funfun (brancos)? 

 

Xirê de Oxalá no Ketu


Categorias: , ,

Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

4 comentários:

  1. porcaria!! orixa fun fun exite! mas quem disse q são brancos? esta onda de atribuir aos brancos toda sabedoria toda grandeza esta totalmente distorcida...texto vazio e sem fundamento, procure colocar seu pe na senzala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kinda, olha eu não culpo a sua falta de conhecimento. Orixás Funfun (não são as cores de suas peles), são os DEUSES, que estão acima dos Orixás do Candomblé "Brasil", vou falar pra você, então tenha cabeça aberta e estude sobre isso. Vamos a hierarquia.

      OLODUMARE, OLOFIN, ORUNMILA, (OS DEUSES DA CRIAÇÃO DO MUNDO>>>) OKE, ONILÉ, AJEXALUGA, OLOKUN, AGANJU, OS ORIXÁS FUNFUNS (AJAALAODÉ, ETC...) OLOSSÁ, AFÉFÉ, INON, ibô,ETC...

      PRA DEPOIS VIR OS ORIXÁS CONVENCIONAIS (divinizados), EXÚ, OGUM, OXOSSI, OSSAIN, OXUMARÊ... AI POR DIANTE.

      Sem falar os que você talvez nunca tenha ouvido falar claramente, OKô, Òrun, Aroni, Abita, entre muitos outros.

      Excluir

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top