O que é Exú Orixa e Exu de Umbanda?

Postado por: Ebomi at 10:59 7 Comentarios

O que é Exu? e qual a diferença entre Exú Orixá e Exú de umbanda?

Exú Orixá

Exú orixá é um dos Deuses africanos que representa a dinâmica e o inicio de tudo, este Orixá tem varios nomes só diversificando de região o pais ao qual ele foi ou é cultuado. Veja os mais comuns ao qual este ser é chamado: Eleguá, Elebara, Bara (aquele que habita o corpo), Akesan (exú de ifá), Iangi (exú do inicio da criação), Onan (Exú senhor dos caminhos), Exú Tiriri (aquele que encherga tudo), este são apenas alguns de muitos nomes aos quais este Orixá é conhecido dentro da religião africana e também no Candomblé.

Conta uma das lendas que Exú Yangi fez parte da criação do mundo, tendo como papel de mensageiro de Deus (Olodumare), assim foi ordenado que viesse a terra para saber se ela já poderia ser habitada pelos seres humanos e os Orixás. Chegando aqui não quis mais voltar a Orun (ceú), então percebe-se que logo este orixá novamente foi o primeiro orixá e ser a chegar na terra, por isso ele é o primeiro a ser reverenciado no Culto como: Agrados, Matanças, Primeiro do Xirê (canticos), etc. As Cidades africanas que ele é mais cultuado são: Ekiti, Ketu (onde se tornou rei), Ondo, Inebu, etc.

O que é Exu de Umbanda?

Exú umbanda

Exú de Umbanda não é Exú Orixá. Por que? Exú na Umbanda são entidades ou espíritos de luz que tem por missão ajudar seus protegidos dando lhes orientação em forma de consultas de adivinhação, pois estes incorporados em seus mediuns respondem com a verdade aquilo que o consulente quer saber com a finalidade de lhe avisar de algum mal ou bem que esteja preste a acontecer, com o intuito de impedir algum mal ou lhe mostrar algum bem em seus caminhos (sua vida). 

No Candomblé esses Exús que não são Orixás são conhecidos como Ecuru ou Ekuru (próprios Eguns ancestrais) que no Candomblé já pertencem a outro típico de culto, na Africa existe um culto típico somente para este tipo de espírito (O culto aos Eguns ou Elesé Egum). Então como podem ver 

Exú Orixá não se manifesta em Giras de Exú na Umbanda, porém, algumas casas de candomblé cultuam Exús Ekurus (entidades), pois alguns devotos já vieram antes de se iniciar dentro do culto ao Orixá (candomblé) da religião da Umbanda, então ja traziam estas entidades que as vezes não querem deixar de dar suas consultas e orientações aos seus devotos. Casas de Santo como na nação de Angola tem por natureza cultuar essas entidades, mas hoje em dia é muito comum dentro do candomblé assentar estes Exús mo no Ketu, Jeje, Engenho velho, etc. Escute Pontos de Exú na Umbanda no final do artigo.

Esses exús tem nomes e histórias bem diferentes uma das outras. Na Umbanda eles são conhecidos como: Exú tranca rua, Maria Mulambo, Exú Caveira, Exú tiriri, Marabô, Padilha, Zé pelintra, Calunga, Exú mirin, Lodo, Reis das Sete Encruzilhadas, Exú veludo, Toquinho, Pinga fogo, Meia noite, Maria Navalha, etc..
Veja aqui algumas Histórias de Exús de Umbanda:

EXÚ CAVEIRA

 

Classificação dos Exús e Pomba Giras

 

As Pomba Giras – Sobre Exús

 

POMBA GIRA MARIA MULAMBO

 

Exú Morcego - Sobre e Oferenda

 

Trabalho - Oferenda - Comida - Presente a Pomba Gira Maria Padilha

 

Ze Pilintra no Catimbo- Nome de Malandros

 

Exú Tranca Ruas das Almas

 

MARIA PADILHA - POMBA GIRA

 

As Pomba Giras – Sobre Exús

 

Escute os Pontos de Giras de Exú na Umbanda.


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

7 comentários:

  1. Olá tudo bem? Estou reenviando meu comentário pois não sei se foi enviada. Gostaria de saber se é verdade que eles fazem maldade e cobram a ajuda que fazem as pessoas por serem "da rua". Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lobão, olha irmão isso depende muito de quem for (entidade ou orixá), é verdade que Exú Orixá é bem e mal juntos, ele tem a grande importância de cobrar as coisas, pois o papel de mensageiro dos céus é dele, então ele quem leva os pedidos e traz as graças até você (boa ou ruim). Já o entidade exú de umbanda ele pode fazer o bem e mal também (dependendo do seu pedido), mas lembre-se que a pessoa também tem um anjo da guarda e um guardião.

      Excluir
    2. na Umbanda Sagrada nao sao feitas matancas de animais e nem sao cobrados pelos conselhos ou trabalhos realizados! recomendo que leia o livro tambores de angola! possui uma linda historia que explica como funcionam os terreiros de umbanda

      Excluir
  2. Cuidado meu irmao umbandista, pois o exu eh sim um orixa de muita luz na umbanda, na verdade eh o orixa de base, pois sem ele a umbanda ja teria sido extinta por espiritos trevosos a muito tempo! Sem o Exu, a umbanda nao existe. Recomendo ao Autor do Texto o Livro "O Cavalheiro da Estrela Guia", que conta a historia do Exu Meia Noite em incriveis e magnificos detalhes! Boa Leitura e muito axe!

    ResponderExcluir
  3. Exu na Umbanda é "orixa" no sentido da corrente energética, mas NAO SE MANIFESTA. Nao misturemos Umbanda com Candomblé, só faz Umbandomble. Eu sou de Umbanda e Candomblé, mas quando se faz gira de catiços, é catiço, e quando é xirê de orixá, é só orixá. Os exus que se manifestam na Umbanda ou Quimbanda sao entidades espirituais, guias ou guardioes, chame-o como quizer, mas orixas nao sao. Vem da corrente de Mpambu Njila (Nkisi) ou Esu (Orisa) assim como por exemplo Ogum Beiramar que se manifestar na Umbanda é um espiritu que vem na corrente de Nkisi Hoxi Mokumbe ou Orisa Ogun. Sao dois "energias" distintas. Eu respeito muito o culto alheio, mas nao gosto das misturas. As coisas claras, como sao, é melhor.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde gostaria de saber como sei que as entidades estao junto comigo msm que eu ja sinto a presença de dois deles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas, ou eles estão sempre com você, pois são nossos protetores e guardiões.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top