O que é Exu? e qual a diferença entre Exú Orixá e Exú de umbanda?
Exú orixá é um dos Deuses africanos que representa a dinâmica e o inicio de tudo, este Orixá tem varios nomes só diversificando de região o pais ao qual ele foi ou é cultuado. Veja os mais comuns ao qual este ser é chamado: Eleguá, Elebara, Bara (aquele que habita o corpo), Akesan (exú de ifá), Iangi (exú do inicio da criação), Onan (Exú senhor dos caminhos), Exú Tiriri (aquele que encherga tudo), este são apenas alguns de muitos nomes aos quais este Orixá é conhecido dentro da religião africana e também no Candomblé.
Conta uma das lendas que Exú Yangi fez parte da criação do mundo, tendo como papel de mensageiro de Deus (Olodumare), assim foi ordenado que viesse a terra para saber se ela já poderia ser habitada pelos seres humanos e os Orixás. Chegando aqui não quis mais voltar a Orun (ceú), então percebe-se que logo este orixá novamente foi o primeiro orixá e ser a chegar na terra, por isso ele é o primeiro a ser reverenciado no Culto como: Agrados, Matanças, Primeiro do Xirê (canticos), etc. As Cidades africanas que ele é mais cultuado são: Ekiti, Ketu (onde se tornou rei), Ondo, Inebu, etc.
O que é Exu de Umbanda?
Exú de Umbanda não é Exú Orixá. Por que? Exú na Umbanda são entidades ou espíritos de luz que tem por missão ajudar seus protegidos dando lhes orientação em forma de consultas de adivinhação, pois estes incorporados em seus mediuns respondem com a verdade aquilo que o consulente quer saber com a finalidade de lhe avisar de algum mal ou bem que esteja preste a acontecer, com o intuito de impedir algum mal ou lhe mostrar algum bem em seus caminhos (sua vida).
No Candomblé esses Exús que não são Orixás são conhecidos como Ecuru ou Ekuru (próprios Eguns ancestrais) que no Candomblé já pertencem a outro típico de culto, na Africa existe um culto típico somente para este tipo de espírito (O culto aos Eguns ou Elesé Egum). Então como podem ver
Exú Orixá não se manifesta em Giras de Exú na Umbanda, porém, algumas casas de candomblé cultuam Exús Ekurus (entidades), pois alguns devotos já vieram antes de se iniciar dentro do culto ao Orixá (candomblé) da religião da Umbanda, então ja traziam estas entidades que as vezes não querem deixar de dar suas consultas e orientações aos seus devotos. Casas de Santo como na nação de Angola tem por natureza cultuar essas entidades, mas hoje em dia é muito comum dentro do candomblé assentar estes Exús mo no Ketu, Jeje, Engenho velho, etc. Escute Pontos de Exú na Umbanda no final do artigo.
Esses exús tem nomes e histórias bem diferentes uma das outras. Na Umbanda eles são conhecidos como: Exú tranca rua, Maria Mulambo, Exú Caveira, Exú tiriri, Marabô, Padilha, Zé pelintra, Calunga, Exú mirin, Lodo, Reis das Sete Encruzilhadas, Exú veludo, Toquinho, Pinga fogo, Meia noite, Maria Navalha, etc..
Veja aqui algumas Histórias de Exús de Umbanda:
Olá tudo bem? Estou reenviando meu comentário pois não sei se foi enviada. Gostaria de saber se é verdade que eles fazem maldade e cobram a ajuda que fazem as pessoas por serem "da rua". Desde ja agradeço.
ResponderExcluirLobão, olha irmão isso depende muito de quem for (entidade ou orixá), é verdade que Exú Orixá é bem e mal juntos, ele tem a grande importância de cobrar as coisas, pois o papel de mensageiro dos céus é dele, então ele quem leva os pedidos e traz as graças até você (boa ou ruim). Já o entidade exú de umbanda ele pode fazer o bem e mal também (dependendo do seu pedido), mas lembre-se que a pessoa também tem um anjo da guarda e um guardião.
Excluirna Umbanda Sagrada nao sao feitas matancas de animais e nem sao cobrados pelos conselhos ou trabalhos realizados! recomendo que leia o livro tambores de angola! possui uma linda historia que explica como funcionam os terreiros de umbanda
ExcluirCuidado meu irmao umbandista, pois o exu eh sim um orixa de muita luz na umbanda, na verdade eh o orixa de base, pois sem ele a umbanda ja teria sido extinta por espiritos trevosos a muito tempo! Sem o Exu, a umbanda nao existe. Recomendo ao Autor do Texto o Livro "O Cavalheiro da Estrela Guia", que conta a historia do Exu Meia Noite em incriveis e magnificos detalhes! Boa Leitura e muito axe!
ResponderExcluirExu na Umbanda é "orixa" no sentido da corrente energética, mas NAO SE MANIFESTA. Nao misturemos Umbanda com Candomblé, só faz Umbandomble. Eu sou de Umbanda e Candomblé, mas quando se faz gira de catiços, é catiço, e quando é xirê de orixá, é só orixá. Os exus que se manifestam na Umbanda ou Quimbanda sao entidades espirituais, guias ou guardioes, chame-o como quizer, mas orixas nao sao. Vem da corrente de Mpambu Njila (Nkisi) ou Esu (Orisa) assim como por exemplo Ogum Beiramar que se manifestar na Umbanda é um espiritu que vem na corrente de Nkisi Hoxi Mokumbe ou Orisa Ogun. Sao dois "energias" distintas. Eu respeito muito o culto alheio, mas nao gosto das misturas. As coisas claras, como sao, é melhor.
ResponderExcluirBoa tarde gostaria de saber como sei que as entidades estao junto comigo msm que eu ja sinto a presença de dois deles
ResponderExcluirElas, ou eles estão sempre com você, pois são nossos protetores e guardiões.
Excluir