Orixá Otin aprende a caçar com Oxóssi

Postado por: Ebomi at 11:12 0 Comentários
Essa lenda (iton) conta que o Orixá Otin aprende a caçar com Orixá Odé (Oxossi), e conta história que Otim era um rapaz cheio de segredos misteriosos e arredio, vivia escondido no palácio. Não tinha amigos, nem amores, nem mesmo uma ocupação que o alegrasse para a vida Ninguém no palácio deixava Otim em paz, convidando-o para festas, obrigando-o a conhecer gente que não lhe  interessava.

Um dia Otim montou em seu cavalo e fugiu.

ottin - otim - otin - Orixá filha de Oxossi

Deixou para trás tudo o que era seu e embrenhou-se na mata que cercava a cidade, pensando que ali poderia, finalmente, viver solitário, como era seu desejo.
Mas Orixá Otim fora um filho mimado e nunca tinha tido que trabalhar para viver.

Otin aprende a caçar com Oxóssi


Logo descobriu que estava sozinho, sim, como sempre desejara estar, mas que tinha fome e não sabia como preparar comida e muito menos como obter o que comer.

Otim estava cansado, faminto e sedento.
Deitou-se junto a um tronco, dormiu e sonhou.

ottin - otim - otin - Orixá filha de Oxossi

Sonhou que um caçador mandava que fizesse um ebó, oferecendo suas roupas e sua faca, tudo o que ele tinha para defender-se na floresta.

Otin acordou assustado e fez o que lhe fora recomendado. Tirou suas roupas e as depositou junto com a faca sob uma densa moita de arbustos à beira dum riacho.

Tudo o que Otim sempre escondera agora estava à mostra, as, por alguma razão, ele não se envergonhou de seu corpo de donzela, o segredo que o fazia tão infeliz e solitário.Arco e flexa - Ofá do caçador Odé e Otim
Foi neste exato momento que surgiu da mata o caçador, Era Oxóssi, com seu ofá, carregando preás recém-caçados.

Oxossí tomou a faca do ebó ' e com ela abriu os animais.
Com as peles cobriu Otim.
Com as carnes o alimentou.
Nunca perguntou nada a Otim.

O novo habitante da floresta passou a acompanhar o caçador e com ele foi aprendendo a arte de caçar.
Como sentir no ar a presença da caça, como preparar uma tocaia, ali ficando imóvel e atento por horas a fio, como escolher a flecha certa para cada animal, como decidir o momento do disparo, como abrir o animal e separar a pele, as carnes, o resto, como acondicionar e cozinhar a presa.

E assim por diante. Quando Otim já era um caçador completo, partiu em busca de seus próprios caminhos. Mas até hoje eles às vezes se juntam para caçar. Quando passa um bando de odés pelas cidades, carregando seus ofás, suas peles e seus bichos abatidos, há quem reconheça, entre eles, as figuras de Otim e de Oxóssi. piá até mesmo quem confunda os dois,  tomando um pelo outro, Mas só Oxóssi conhece o segredo de Otin.

Xirê de Oxossi – Cânticos dos Orixás com letra


Ogan Kill d'Oxossi (parabéns)

Fonte: "mitologia dos Orixás" - Reginaldo Prandi


Categorias: , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top