Mel Ewo de Oxossi: Odé não leva mel

Postado por: Ebomi at 12:09 6 Comentarios
Conta o iton (lenda/história) o por que o mel éwó de Oxossi e por isso este Orixá não leva mel. Como conta a lenda que o Orixá Oxossi (Ososi) Odé “grande caçador” entrou na mata com seu filho, Logun edé, ensinando-lhe a arte de caçar e manejar o arco e a flecha, Após inúmeras caçadas, Logun edé sentou-se embaixo de uma árvore para descansar.

Nessa árvore pousou um pássaro e Odé preparou sua arma e atirou. Acertou em cheio pássaro e, também, uma colmeia de abelhas. Elas foram cair justamente sobre a cabeça de Logum, que sem ter como se defender foi picado.

Orixa Oxossi - Ode - caçador - Ososi - ibo - inle - fibo - arole - aro -

O Orixá Oxossi vendo o desespero do filho Logum, correu a acudi-lo, sendo mordido várias vezes. Conseguindo fugir, deitou seu filho em folhas frescas e, sem saber o que fazer, pôs-se a chorar. Eis que o Orixá Omulú vendo aquilo, parou e apiedou-se do estado de Logun, pois, a criança estava morrendo.

Omulu tirou de sua capanga água de cana e gengibre, pilou e aplicou sôbre os ferimentos, aliviando as dores. Após isto, fez o mesmo com Oxossi, curando-o completamente.

Qualidades de Oxossi ou Caminhos do Orixá

PORQUE OXOSSI NÃO COME MEL “ÉWÒ”

O Orixá Oxossi então disse-lhe: Senhor dos aflitos, ponho o meu reino a seus pés e toda a minha caça que daqui por diante eu conseguir, comeremos juntos. Omulu/Obaluaiê agradeceu e seguiu seu caminho.

Então Oxossi jurou que nunca mais comeria o mel, pois, o mel o faria lembrar todo o sofrimento seu e de seu filho. Por isso Oxossi não leva mel e Logun é lavado com açucar mascavo e gengibre. Então logo percebemos que utilizar qualquer tipo de oferenda com Oyin (Mel) poderá trazer problemas com este Orixá (quizilas).

Oriki de Oxossi – Reza e Saudção de Odé com tradução


Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

6 comentários:

  1. Eu gostaria de saber qual é o meu santo de cabeça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, olha aqui no site você pesquise sobre (cabala, Meu Odu, qual é o meu Orixá). Sorte axé!

      Excluir
    2. Você tem que ir ao um Ilê ou a uma casa de umbanda , lá o babalorixá vai jogar os búzios pra saber qual é teus orixás. Você nunca descubrirá seus orixás pela internet. Espero ter ajudado!

      Excluir
  2. O que usa no ebo pra a pessoa de oxossi que tem quisila de mel

    ResponderExcluir
  3. Se a pomba gira poe mel num trabalho pra filho de oxóssi.. Pode ou não?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,gostaria de saber porque Oxossi tem èwó com coco, milho e porque inhame vermelho é proibido a todos os iyawos?

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top