Orixá Ogum torna-se rei de Irê: A lenda

Posted by Alberto Ebomi at 17:17 1 Commentario
Conta a lenda (iton) como o Orixá Ogum torna-se rei de lrê, quando o Orixá Oduduwá reinava a cidade de Ifé, mandou seu filho Ogum guerrear e conquistar os reinos vizinhos. Ogum destruiu muitas cidades e trouxe para Ifé muitos escravos e riquezas, aumentando de maneira fabulosa o império de seu pai.

Orixá Ogum rei da cidade de Irê - Orisha - candomblé - umbanda - toque - lenda - história - african - orisa - orixas - ketu - gege - angola

Um dia, Ogum lançou-se contra a cidade de lrê, cujo povo o odiava muito. Ogum destruiu tudo, cortou a cabeça do rei de lrê e a colocou num saco para dá-lá a seu pai. Alguns conselheiros de Odudua souberam do presente que Ogum trazia para o rei seu pai.

Os conselheiros disseram a Oduduwa que Ogum desejava a morte do próprio pai para usurpar-lhe a coroa. Todos sabem que nenhum rei deve ver a cabeça decapitada de outro rei.

O Orixá Ogum não conhecia esse tabu.
Odudua imediatamente enviou uma delegação para encontrar Ogun fora dos portões da cidade. Após muitas explicações, então Ogum concordou em entregar a cabeça do rei da Cidade de lrê aos mensageiros de Odudua. O perigo havia acabado.

Ogum fora encontrado antes de chegar ao palácio de seu pai. Como Odudua queria recompensar o seu filho mais querido, presenteou Ogum com o reino de lrê e com todos os prisioneiros e as riquezas conquistadas naquela guerra. Assim Ogum tornou-se o Onirê, o rei de lrê.

CONHEÇA MAIS SOBRE OGUM:







Xirê do Orixá Ogum em Ketu: Letra e Tradução para Português



Categorias:

Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

Um comentário:

  1. gente sou filhio de logunede nao sou iniciado se deus quiser vou me iniciar em outubro sou muito novo inexperiente tem varias coisas que numca entendo

    ResponderExcluir

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top