Ogum e suas qualidades ou Caminhos no Candomblé - Orixás

As qualidades de Ogum um Orixá muito amado por todos no Brasil, Candomblé e também conhecido como caminhos



Orixá Ogum - papel de parede

O Orixá Ogum tem TODAS LIGAÇÕES QUE SE ESTABELECEM EM DIFERENTES LUGARES, ESTRADA DE FERRO, CAMINHOS, ETC. AXÉ (FORÇA EMANADA): SENHOR DAS DEFESAS, DAS BATALHAS, DO FERRO, ETC. FERRAMENTAS: ESPADAS E PEÇAS FEITAS EM FERRO.
O dia da semana dele é a terça-feira, sua saudação é Ogunhê e sua comida preferida é o feijão o inhame kará. O animal preferido em seu culto é o cachorro, mas é pouco adotado em casa de axé, pois nossa cultura tem muito afeto a esses tipos de animais.Na Umbanda ele também é cultuado de diversas formas como: Beira mar, 7 espadas de ouro, Ogum de ronda, etc.

Alguns acreditam que Ogum era filho de Iemanjá (leia sua lenda), irmão de Oxóssi (leia a sua lenda) e Exu e também irmão de Oxoguian (leia sua lenda). No final do artigo você poderá escutar os Canticos do Orixá Ogum com a letra em yoruba para seu aprendizado.



OS CAMINHOS DE OGUM:

Ogum Meje ou Meje Meje – É o mais velho de todos, a raiz dos outros, Ogum completo, velho solteirão rabujento.

Ogum Já- é um Ogun, como indica seu nome, particularmente combativo. Amigo do cachorro que lhe é consagrado é como ele um protetor seguro. Mas tem temperamento rabugento, solitário, veste-se de verde escuro e usa contas verdes..Dizem que acompanha Ogúnté.

Ogum Ajaká – é o "verdadeiro Ogum guerreiro", sanguinririo, que em princípio se veste de vermelho. Teria sido rei de Òyó e irmão de Xangó. Ajaká é um tipo particularmente agressivo de Ogum, um militar acostumado a dar ordens e a ser obedecido, seco e voluntarioso, irascível e prepotente.
Ogum Xoroke – usa contas de um azul escuro que se aproxima do roxo do colar de Exu, seu irmão e amigo íntimo. "Xoroke é um Ogum que tende a confundir-se com Exu, agitado, instável, suscetível e manhoso.

Ogun Meme - veste-se igualmente de verde e usa contas verdes, como Ogunjá, mas de uma tonalidade diferente.

Ogum Wori - (Warri, ou wori: Ioruba) – é um Ogum perigoso, dado da feitiçaria, ligado ao Mariwo, aos antepassados.; Tem temperamento difícil, suscetível, autoritário o espírito dogmático.
As Qualidades do Orixá Ogum


Ogum Lebede (Alagbede) – é o Ogum dos ferreiros, marido de Iemanjá Ogunté e pai de Ogum Akoro. Representam um tipo mais velho de Ogum, trabalhadores conscienciosos, severos, que “não brincam em serviço”, ciente de seus deveres como de seus direitos, exigente e rabugento.

Ogum Akoró - é o irmão de Oxóssi, ligado a floresta, qualidade benéfica de Ogum invocada no Padê. Filho de Ogunté, Akoró é um tipo de Ogum jovem e dinâmico, entusiasta, era prendedor, hei-o de iniciativa, protetor seguro, amigo fiel, e muito ligado a mãe.

Ogum Oniré - é o título do filho do Ogum que reinou sobre Iré, o dono de Iré, primeiro filho de Oduduwa. Oniré é um Ogum antigo que desapareceu debaixo da terra. Usa também contas verdes. Guerreiro impulsivo é o cortador de cabeças, ligado à morte e aos antepassados; orgulhoso, muito impaciente, arrebatado, não pensa antes de agir, mas acalma-se rapidamente.

Ogum Olode - é o Ogum dos caçadores, originário de Ketu. Não come galo por ser um animal doméstico. Amigo do mato, dos animais, conhecedor dos caminhos, e é um guia seguro. Seu temperamento solitário assemelha ao de Oxóssi.
Igbo - é outro

Ogum Popo – seria o nome de Ogum quando foi a terra dos jeje, é um tipo fanático.

Leia Lenda do Orixá Ogum em que Ogum mata seu inimigo:
4 comentários:
  1. Olá Ebomi! É adorei seu blog!
    Por favor, eu gostaria de saber quem é Ogun Já!!
    Muito Axé!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Favor acrescentar a história do Orixá Ògunjá um dos mais velhos que veste branco por causa de Oxoguian, que por sua vez pediu-lhe um pedaço de sua veste azulão de Ògun para vestir em agradecimento a ajuda de Ògun, com esta pequena tira azulona misturada a maior parte de branco de Oxoguian, assim Òxoguian usa suas contas azul claro.
    Uma explicação bem rápida.

    Meu motumbá, colofé e mucuiú !!!

    ResponderExcluir
  3. Por favor não confudam Ogun Já,com Ogun Ajá , conhecido como gunajá cultuado no jeje,
    esse sim,tem fundamento com o ajá.

    ResponderExcluir
  4. muito boa pagina amo a aruanda DEUS E OGUN B MAR

    ResponderExcluir

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique avontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão aprocura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Veja nosso canal do Youtube
Escute Cantigas de Candomblé
Sites de Referências.
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Total News - Noticias de qualidade Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

Juntos no Candomblé Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Koragem Macumba GratisMacumba GratisJogos e Dicas Site de Games