Ogum e suas qualidades ou Caminhos no Candomblé - Orixás

Postado por: Ebomi at 23:12 43 Comentarios

As qualidades de Ogum um Orixá muito amado por todos no Brasil, Candomblé e também conhecido como caminhos



Orixá Ogum - papel de parede

O Orixá Ogum tem TODAS LIGAÇÕES QUE SE ESTABELECEM EM DIFERENTES LUGARES, ESTRADA DE FERRO, CAMINHOS, ETC. AXÉ (FORÇA EMANADA): SENHOR DAS DEFESAS, DAS BATALHAS, DO FERRO, ETC. FERRAMENTAS: ESPADAS E PEÇAS FEITAS EM FERRO.
O dia da semana dele é a terça-feira, sua saudação é Ogunhê e sua comida preferida é o feijão o inhame kará. O animal preferido em seu culto é o cachorro, mas é pouco adotado em casa de axé, pois nossa cultura tem muito afeto a esses tipos de animais.Na Umbanda ele também é cultuado de diversas formas como: Beira mar, 7 espadas de ouro, Ogum de ronda, etc.

Alguns acreditam que Ogum era filho de Iemanjá (leia sua lenda), irmão de Oxóssi (leia a sua lenda) e Exu e também irmão de Oxoguian (leia sua lenda). No final do artigo você poderá escutar os Canticos do Orixá Ogum com a letra em yoruba para seu aprendizado.



OS CAMINHOS DE OGUM:

Ogum Meje ou Meje Meje – É o mais velho de todos, a raiz dos outros, Ogum completo, velho solteirão rabujento.

Ogum Já- é um Ogun, como indica seu nome, particularmente combativo. Amigo do cachorro que lhe é consagrado é como ele um protetor seguro. Mas tem temperamento rabugento, solitário, veste-se de verde escuro e usa contas verdes..Dizem que acompanha Ogúnté.

Ogum Ajaká – é o "verdadeiro Ogum guerreiro", sanguinririo, que em princípio se veste de vermelho. Teria sido rei de Òyó e irmão de Xangó. Ajaká é um tipo particularmente agressivo de Ogum, um militar acostumado a dar ordens e a ser obedecido, seco e voluntarioso, irascível e prepotente.
Ogum Xoroke – usa contas de um azul escuro que se aproxima do roxo do colar de Exu, seu irmão e amigo íntimo. "Xoroke é um Ogum que tende a confundir-se com Exu, agitado, instável, suscetível e manhoso.

Ogun Meme - veste-se igualmente de verde e usa contas verdes, como Ogunjá, mas de uma tonalidade diferente.

Ogum Wori - (Warri, ou wori: Ioruba) – é um Ogum perigoso, dado da feitiçaria, ligado ao Mariwo, aos antepassados.; Tem temperamento difícil, suscetível, autoritário o espírito dogmático.
As Qualidades do Orixá Ogum


Ogum Lebede (Alagbede) – é o Ogum dos ferreiros, marido de Iemanjá Ogunté e pai de Ogum Akoro. Representam um tipo mais velho de Ogum, trabalhadores conscienciosos, severos, que “não brincam em serviço”, ciente de seus deveres como de seus direitos, exigente e rabugento.

Ogum Akoró - é o irmão de Oxóssi, ligado a floresta, qualidade benéfica de Ogum invocada no Padê. Filho de Ogunté, Akoró é um tipo de Ogum jovem e dinâmico, entusiasta, era prendedor, hei-o de iniciativa, protetor seguro, amigo fiel, e muito ligado a mãe.

Ogum Oniré - é o título do filho do Ogum que reinou sobre Iré, o dono de Iré, primeiro filho de Oduduwa. Oniré é um Ogum antigo que desapareceu debaixo da terra. Usa também contas verdes. Guerreiro impulsivo é o cortador de cabeças, ligado à morte e aos antepassados; orgulhoso, muito impaciente, arrebatado, não pensa antes de agir, mas acalma-se rapidamente.

Ogum Olode - é o Ogum dos caçadores, originário de Ketu. Não come galo por ser um animal doméstico. Amigo do mato, dos animais, conhecedor dos caminhos, e é um guia seguro. Seu temperamento solitário assemelha ao de Oxóssi.
Igbo - é outro

Ogum Popo – seria o nome de Ogum quando foi a terra dos jeje, é um tipo fanático.

Leia Lenda do Orixá Ogum em que Ogum mata seu inimigo:


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

43 comentários:

  1. Olá Ebomi! É adorei seu blog!
    Por favor, eu gostaria de saber quem é Ogun Já!!
    Muito Axé!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Favor acrescentar a história do Orixá Ògunjá um dos mais velhos que veste branco por causa de Oxoguian, que por sua vez pediu-lhe um pedaço de sua veste azulão de Ògun para vestir em agradecimento a ajuda de Ògun, com esta pequena tira azulona misturada a maior parte de branco de Oxoguian, assim Òxoguian usa suas contas azul claro.
    Uma explicação bem rápida.

    Meu motumbá, colofé e mucuiú !!!

    ResponderExcluir
  3. Por favor não confudam Ogun Já,com Ogun Ajá , conhecido como gunajá cultuado no jeje,
    esse sim,tem fundamento com o ajá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém pode falar sobre Ogun ikola pfb

      Excluir
    2. POR FAVOR ALGUÉM PODERIA FALAR SOBRE OGUN IKOLA, DENTRO DE JEJE MAHI!
      MEU KOLOFE A TODOS

      Excluir
  4. muito boa pagina amo a aruanda DEUS E OGUN B MAR

    ResponderExcluir
  5. Olá, poderia me informar mais sobre o Ogun Ajakà?? Gostei do seu blog

    ResponderExcluir
  6. Bom dia alguem poderia me dizer algo sobre Ogun Ikola, e se conhecem este caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ògún Ikola - É um ÒGÚN solitário que tem ligação com XOROQUE e Oxalá.. Come ÌGBÍN e veste-se de verde escuro ou vermelho. Adora galos vermelhos e bode de chifres grandes. É um Ogun que come junto com Osaguian, com Yemanjá Ogunte e Jagun. É o Ogun que é evocado quando se faz as curas.

      Excluir
  7. Boa tarde!
    Ogum Alabegde tem alguma ligação com Oxum????
    Tem dourado no Igbá!?
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria Ogum Waris que tem haver com ouro (dourado)

      Excluir
    2. ogum alagbede é ferreiro e oxum morou com ele sendo assim tem ligaçao com ele mas metal dourado nos seus assentamentos nunca vi.

      Excluir
  8. Boa tarde, parabéns pelo blog, super didático, recomendo! Mas não esqueçam de Ogum Aires meu papai...rss' Kolofé!

    ResponderExcluir
  9. Motumba ha todos Parabéns pelas pastagens e tudo muito perfeito e bem explicado,mas sera que alguem poderia me esclarecer se tem uma qualidade de ogum que come com obaluae ou vice e versa e qual o nome? me desculpem des de ja se falei algo errado e porque deu esses orixas no meu jogo e me falaram dessa forma des de ja obrigada. ..

    ResponderExcluir
  10. Parabéns muito completo! Gostaria de saber mais sobre meu pai ogum akoro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado e axé irmã, Ogum Akaro foi onde Orixá Ogun se tornou o rei e senhor de Akoro, mas eu vou publicar algo mais explicativo sobre.

      Excluir
  11. por favor Alberto Ebomi me tira uma duvida?? Ogum Olode e o mesmo Odé?

    ResponderExcluir
  12. por favor qual o ogum que é fanatico pela cor vermelha !! eu tb tenho iansa tb !!!

    ResponderExcluir
  13. Olá motumba... Gostaria de saber se tem e qual seria o caminho de ogum que veste prata ouvir um amigo falando que o pai de santo dele falou que o ogum desse meu amigo veste prata...

    ResponderExcluir
  14. Boa noite! Gostaria de saber se existe qualidade de Ogum ( kojadê) Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,gostaria de saber um pouco sobre Iemanjá Sabá e se exite Ogun que caminha com Oxóssi(come)obrigado muito boa pag desde já agradeço

    ResponderExcluir
  16. Motumbá,Motumba Axé Mukuiu ,Mukuiu NZamb,É o título de Ogum filho de Oniré, quando passou a reinar em Ire, Oni = senhor, Ire = aldeia., o dono de Iré, primeiro filho de Odúduwà. Oniré é um Ogum antigo que desapareceu debaixo da terra. Usa também contas verdes. O ṣeun baba mi

    Guerreiro impulsivo é o cortador de cabeças, ligado à morte e aos antepassados; orgulhoso, muito impaciente, arrebatado, não pensa antes de agir, mas acalma-se rapidamente.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, é possível Ogum já se fixar em alguém, manter uma relação duradoura?

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, é possível alguém que seja "Ogum Já" manter uma relação duradoura? se possível, qual o melhor caminho para conseguir manter uma relação com alguém assim?

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber sobre ogum onirè, pois ele tem fundamento com oxossí.

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber sobre a qualidade de Ogum.Saber sobre Ogum Massá . Desde já agradeço!axé e linda página!

    ResponderExcluir
  21. Assentamentos de ogun meje é na rua ou dentro de casa

    ResponderExcluir
  22. Oi tenho uma duvida.
    Assentamento de ogun meje é feito na rua ou dentro do templo

    ResponderExcluir
  23. Sabe me responder sobre o ogum tode é uma qualidade que come cm oxossi não sei se tem ligação cm ogum akoro que vc cita e que também cm cm oxossi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Ogum eu não conheço, mas todo ogum tem haver com Oxossi, pois os mesmos são irmãos e passaram a viver juntos para prosperar.

      Excluir
  24. Qual a diferença de orymeji e Mege !!! Meu Motumba .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite .. não existe Ori meji isso é invenção, pois ninguém tem duas cabeças.. existe orixá com forte ligação com outros ... E na dúvida do zelador ele invente essa lenda . Procure um Babalawo que ele irá te explicar .. não acredite em histórias sem lógica

      Excluir
    2. Olá irmão(a), culturas como o Candomblé acreditam que existam Orixá Meji (2 orixás na mesma cabeça), entretanto em regra de fato é que exista apenas o dono da cabeça, podendo ser apenas 1, aquele que foi direcionado para caminhar junto ao seu ori em sua trajetória espiritual (destino. Sobre o Meje (Meji), acredito que esteja falando de Ogum, são coisas completamente diferentes.

      Excluir
  25. Bom dia! A bença! Eu gostaria de saber sobre Ogum Oranima? Saiu no meu jogo!É o mesmo que Ogum Oniré?

    ResponderExcluir
  26. Bom dia! A bença! Eu gostaria de saber sobre Ogum Oranima? Saiu no meu jogo!É o mesmo que Ogum Oniré?

    ResponderExcluir
  27. Gente boa noite ... Oogun assim se pronuncia foi um único orixá.. que ganhou títulos por onde passou , irmão de Osiremabò (o verdadeiro nome de Oxalá) e não filho como muitos falam... filho de Odudua ... teve várias mulheres.. então não existe qualidades apenas títulos... meu cordial Kolonfè

    ResponderExcluir
  28. Alguém já ouviu falar do Ogum do tempo queria saber mais sobre ele

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top