Oyá transforma-se em bufálo e Ogum encanta-se com ela

Posted by Alberto Ebomi at 13:53 0 Comments
Contas-se que Orixá Oyá (Yansã)  transforma-se num búfalo, quando Ogum caçava na floresta quando avistou um búfalo e Ficou na espreita, pronto para abater a fera.

Qual foi sua surpresa ao ver que, de repente, de sob a pele do búfalo saiu uma mulher linda era Oiá. E não se deu conta de estar sendo observada.

ogum iansa e bufalo - candomblé - lenda - umbanda - história - exu - pomba gira

Ela escondeu a pele de búfalo e caminhou para o mercado da cidade. Tendo visto tudo, Ogum aproveitou e roubou a pele. Ogum escondeu a pele de Oiá num quarto de sua casa.
Depois foi ao mercado ao encontro da bela mulher,  Estonteado por sua beleza, Ogum cortejou Oiá.

Pediu-a em casamento. Ela não respondeu e seguiu para a floresta.

Mas lá chegando não encontrou a pele.  Voltou ao mercado e encontrou Ogum. Ele esperava por ela, mas fingiu nada saber.  Negou haver roubado o que quer que fosse de Iansã. De novo, apaixonado, pediu Oiá em casamento,
, astuta, concordou em se casar e foi viver com Ogum em sua casa, mas fez as suas exigências: ninguém na casa poderia referir-se a ela fazendo qualquer alusão a seu lado animal.

Nem se poderia usar a casca do dendê para fazer  nem rolar o pilão pelo chão da casa.
Ogum ouviu seus apelos e expôs aos familiares as condições para todos conviverem em paz com sua nova esposa.  A vida no lar entrou na rotina.
Oyá teve nove filhos e por isso era chamada Iansã, a mãe dos nove Mas nunca deixou de procurar a pele de búfalo.

As outras mulheres de Ogum cada vez mais sentiam-se enciumadas. Quando Ogun saía para caçar e cultivar o campo, elas planejavam uma forma de descobrir o segredo da origem de Iansã. Assim, uma delas embriagou Ogum e este lhe revelou o mistério.

E na ausência de Ogum, as mulheres passam a cantarolar coisas, Coisas que sugeriam o esconderijo da pele de Oiá e coisas que aludiam ao seu lado animal. Um dia, estando sozinha em casa, Yansã procurou em cada quarto, até que encontrou sua pele.

Ela vestiu a pele e esperou que as mulheres retornassem. E então saiu bufando, dando chifradas em todas, abrindo-lhes 1 barriga Somente seus nove filhos foram poupados. E eles, desesperados, clamavam por sua benevolência. O búfalo acalmou-se, os consolou e depois partiu.

Antes, porém, deixou com os filhos o seu par de chifres. Num momento de perigo ou de necessidade, seus filhos deveriam esfregar um dos  chifres no outro.

E lansã, estivesse onde estivesse, viria rápida como um raio em seu socorro. Eparrei!!!!



Xirê de Candomblé em Ketu: Com tradução



Categorias: ,

Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

0 comentários:

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top