Yansã a senhora das Paixões e das Conquistas

Postado por: Ebomi at 17:10 1 Commentario

Essa lenda conta que Yansã (senhora das paixões e dos ventos) percorreu vários reinos para conquistar seus poderes e ao longo dessa jornada ela se relacionou com vários Orixás e ela tinha a paixão de Ogum (orixá do ferro), Oxaguian (o comedor de inhamê) , Exú (o mensageiro) , Oxossi (o caçador) e Logun-Edé (filho de Oxossi).

Yansa a senhora das paixões e das conquistas
Gostou da foto? Então compartilhe esse papel de parede de Yansã

A história de Yansã Conta as suas Conquistas

Em Ifé, terra do Orixá Ogum, foi a grande paixão do guerreiro. Aprendeu com ele a arte da guerra e ganhou o direito do manuseio da espada.
    
Em Oxogbô, terra de Oxaguian, aprendeu e recebeu o direito de usar o escudo para se proteger nas suas lutas.
    
Yansã se Deparou com Orixá Exú nas estradas, com ele se relacionou e aprendeu os mistérios do fogo e da magia.
     
No reino de Oxossi, seduziu o deus da caça, aprendendo a caçar, tirar a pele do búfalo e se transformar naquele animal (com a ajuda da magia aprendida com Exú).
    
Seduziu o jovem Logun-Edé e com ele aprendeu a arte de pesca, pois este era um legítimo caçador das águas.
    
Iansã partiu, então, para o reino de Obaluaiê, pois queria descobrir seus mistérios e até mesmo conhecer seu rosto, mas nada conseguiu pela sedução.
    
Porém, Obaluaiê resolveu ensinar-lhe a tratar dos mortos. De início, Iansã relutou, mas seu desejo de aprender foi mais forte e aprendeu a conviver com os Eguns e controlá-los.
    
Logo ela partiu, então, para Oyó, reino de Xangô (Deus do Trovão e senhor das avalanches, e lá acreditava que teria o mais vaidoso dos reis, e aprenderia a viver ricamente. Mas, ao chegar ao reino do deus do trovão, yansã aprendeu muito mais, aprendeu a amar verdadeiramente e com uma paixão violenta, pois Xangô dividiu com ela os poderes do raio e deu a ela o seu coração.

Video do Cantico de Oyá



Gostou da História de Yansã? Então compartilhe com seu amigos e irmãos santo!


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

Um comentário:

  1. Essa madrugada escutei minha sogra falando sozinha ela dizia q a paixão bateu muito nela e que quando ela não assumia está apaixonada ela apanhava muito que paixão sumia e aparecia ela tem ido em terreiro nao tenho nada contra mas fiquei com medo pq parecia que ela estava falando com alguém e isso me deixou mito assustada,queria que alguém me explicasse oq é esse guia chamado paixão

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top