OLODUMARE, OLOFIN - Os nomes dos Deuses no Candomble.

Postado por: Ebomi at 13:18 5 Comentarios
olodumare - Olofin - Olorun
Olodumare - Olofin segundo a filosofia religiosa africana, o Criador encontra-se em plano tão superior em relação aos seres humanos e, é de tal forma inexplicável e incompreensível, que inútil seria manter-se um culto específico em sua honra e louvor, já que o Absoluto não pode ser alcançado pelo ser humano em decorrência de suas limitações e imperfeições.

Olorun é o nome mais comumente usado para designar a Divindade Suprema, e esta preferência de uso está ligada à sua aceitação por parte dos islamitas e dos cristãos, que adotaram-no como sinônimo, tanto de Alá, quanto de Jeová.

O termo é fácil de ser analisado e traduzido, uma vez que se compõe de duas palavras apenas: “Ol" de Oni (dono, senhor, chefe) e "Orun" (céu, mundo onde habitam os espíritos mais elevados), formando "Olorun" - Chefe, Proprietário ou Senhor do Céu.

O termo Olodumare:


O termo "Olodumare" propõe uma idéia mais completa e de maior significado filosófico. Desmembrando a palavra, encontramos os seguintes componentes: "Ol”, “Odú" e "Mare", que passamos a analisar separadamente.

O prefixo "Ol" resulta da substituição, pelo "l" das letras "n" e "i" da palavra "Oni" (dono, senhor, chefe), prefixo utilizado, modificado, ou em sua forma original, para designar o domínio de alguém sobre alguma coisa (propriedade, profissão, força, aptidão, etc.). Ex.: 


"Olokun" - Senhor dos Oceanos.


O termo intermediário "Odu", possui diversos significados, dependendo das diferentes entonações na sua pronúncia, que no caso é "ôdu"  e que reunido ao prefixo "ol", resulta em "Olodu", cujo significado é: 


"Aquele que possui o cetro ou a autoridade", ou ainda: "Aquele que é portador de excelentes atributos, que é superior em pureza, grandeza, tamanho e qualidade". 
A última palavra componente "mare" é, por sua vez, o resultado do acoplamento de dois termos "ma" e "re", imperativo que significa: "não prossiga", "não vá". A advertência contida no termo, faz referência à incapacidade do ser humano, inerente à sua própria limitação, de decifrar o supremo e sagrado mistério que envolve a existência da Divindade. 

Olofin


Olofin é também uma das designações da Divindade suprema. Quando em extrema aflição, os nagôs costumam solicitar o auxílio divino, invocando os três nomes: Olorun! Olofin! Olodumare


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

5 comentários:

  1. queria sabem oque significa ''laramaceturie'' pois meu cantor favorito Marcelo Falcao do grupo O RAPPA fala mujito esse nome, dai veio a curiosidade.. desde já agradeço :D

    ResponderExcluir
  2. OLá henrique, olha eu particularmente não sei o que isso significa, mas se tiver alguma ligação com Yoruba lhe falarei, ok. Sorte axé para ti!!!

    ResponderExcluir
  3. olodumare é deus e os orixas sao anjos/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pode ser uma forma de se pensar para ilustrar dentro do cristianismo. Olodumare é o Deus supremo, o mesmo Deus de todos. Orixás são ancestrais que foram divinizados, controlam as forças da natureza. Deidades.

      Excluir
    2. Essa é uma forma de se ilustrar de acordo com o pensamento cristão. Olodumare é o Deus supremo, o mesmo de todas as crenças. Orixás são ancestrais divinizados e controlam forças da natureza. São Deidades.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top