Ogan-Ogã- São os que tocam os atabaques

Postado por: Ebomi at 14:45 0 Comentários
Atabaque Run
Atabaque Run Pi Atabaque Lé




 Run o Maior                  Run  pi o do meio                       Lé o menor

Os Ogã (Ogan) utilizam o Atabaque para animar a festa no terreiro, o atabaque por sua vez tem um papel muito importante nos terreiros, funcionam como um instrumento mágico. Os Atabaque tem a função de chamar os Orixás ou entidades para o terreiro ou barracão, e depois de invocados os presentes Orixás, são os Atabaques que induzem aos Orixás a dançarem sua danças típicas. Especialmente no Candomblé, os Atabaques são utilizados ou tocados por membros da casa com uma hierarquia denomina Ogã (pessoas que tem a função de tocar o atabaque).

Os atabaques chamados de Run, Pi e lé (como especificado acima), não são  simplesmente tambores comuns que compramos em uma loja de instrumentos musicais.  

Os atabaques passam por uma série de rituais e preparo para que estejam preparados para tocar para os Orixás que são sagrados, e por fim só podem ser utilizados pelos membros designados para esta função.

Ogan ou Ogan


Normalmente estes membro que tem o nome de Ogã, são apontados pelo Orixá em questão ou por um Santo (orixá) da casa. Para que este Ogã seja suspenso (um ato dentro de uma festa no barracão), este membro da casa (futuro Ogan), é apontado por um orixá é levado suspenso, e sentado em uma cadeira o conduzindo aos 4 cantos da casa de santo (Barracão), dali o orixá se propõe a dançar feliz e alegre por ter um Ogã para si.

O Ogã não se resume a só tocar atabaque ou tocar macumba em um xirê de santo, ele tem uma das funções mais importantes dentro da casa de santo, normalmente ele corta para Orixá da casa, ele ajuda nas funções de dentro do Barracão, como um bori, um obi dado a cabeça de um filho de santo, auxilia o pai de santo em todas as funções de rituais de dentro da casa. Os Ogãs tem uma hierarquia maior dentro da casa de santo, por isso ele é considerado e chamado de “Meu Pai Ogã”.

Agora conheça os Ritmos dos Atabaque que são tocados para os Orixás da nação Ketu.


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top