Mel Ewo de Oxossi: Odé não leva mel

Postado por: Ebomi at 12:09 6 Comentarios
Conta o iton (lenda/história) o por que o mel éwó de Oxossi e por isso este Orixá não leva mel. Como conta a lenda que o Orixá Oxossi (Ososi) Odé “grande caçador” entrou na mata com seu filho, Logun edé, ensinando-lhe a arte de caçar e manejar o arco e a flecha, Após inúmeras caçadas, Logun edé sentou-se embaixo de uma árvore para descansar.

Nessa árvore pousou um pássaro e Odé preparou sua arma e atirou. Acertou em cheio pássaro e, também, uma colmeia de abelhas. Elas foram cair justamente sobre a cabeça de Logum, que sem ter como se defender foi picado.

Orixa Oxossi - Ode - caçador - Ososi - ibo - inle - fibo - arole - aro -

O Orixá Oxossi vendo o desespero do filho Logum, correu a acudi-lo, sendo mordido várias vezes. Conseguindo fugir, deitou seu filho em folhas frescas e, sem saber o que fazer, pôs-se a chorar. Eis que o Orixá Omulú vendo aquilo, parou e apiedou-se do estado de Logun, pois, a criança estava morrendo.

Omulu tirou de sua capanga água de cana e gengibre, pilou e aplicou sôbre os ferimentos, aliviando as dores. Após isto, fez o mesmo com Oxossi, curando-o completamente.

Qualidades de Oxossi ou Caminhos do Orixá

PORQUE OXOSSI NÃO COME MEL “ÉWÒ”

O Orixá Oxossi então disse-lhe: Senhor dos aflitos, ponho o meu reino a seus pés e toda a minha caça que daqui por diante eu conseguir, comeremos juntos. Omulu/Obaluaiê agradeceu e seguiu seu caminho.

Então Oxossi jurou que nunca mais comeria o mel, pois, o mel o faria lembrar todo o sofrimento seu e de seu filho. Por isso Oxossi não leva mel e Logun é lavado com açucar mascavo e gengibre. Então logo percebemos que utilizar qualquer tipo de oferenda com Oyin (Mel) poderá trazer problemas com este Orixá (quizilas).

Oriki de Oxossi – Reza e Saudção de Odé com tradução

6 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Xangô criador do Culto a Egungun

Postado por: Ebomi at 10:16 2 Comentarios
Conta a Lenda que o Orixá Xangô é o fundador do culto aos Eguns (espíritos ancestres),  somente ele tem o poder de controlá-los, como diz um trecho de um Itã (lenda/história), escute no final do texto a Roda de Xangô completa:

Qualidades do Orixá Xangô

xango o criador e fundador do culto a Egungun (os espiritos)

Xangô criador de Culto a Egungun

"Em um dia muito importante, em que os homens estavam prestando culto aos ancestrais, com Xangô a frente, as Iyámi Ajé fizeram roupas iguais as de Egungun, vestiram-na e tentaram assustar os homens que participavam do culto, todos correram mas Xangô não o fez, ficou e as enfrentou desafiando os supostos espíritos.

As Iyámis ficaram furiosas com Xangô e juraram vingança, em um certo momento em que Xangô estava distraído atendendo seus súditos, sua filha brincava alegremente, subiu em um pé de Obi, e foi aí que as Iyámis Ajé atacaram, derrubaram a Adubaiyani filha de Xangô que ele mais adorava.

Xangô ficou desesperado, não conseguia mais governar seu reino que até então era muito próspero, foi até Orunmilá, que lhe disse que Iyami é quem havia matado sua filha, Xangô quiz saber o que poderia fazer para ver sua filha só mais uma vez, e Orunmilá lhe disse para fazer oferendas ao Orixá Iku (Oniborun), o guardião da entrada do mundo dos mortos, assim Xangô fez, seguindo a risca os preceitos de Orunmilá.

A Roda de Xangô completa


Xangô conseguiu rever sua filha e pegou para sí o controle absoluto dos mistérios de Egungun (ancestrais), estando agora sob domínio dos homens este culto e as vestimentas dos Eguns, e se tornando estritamente proibida a participação de mulheres neste culto, caso essa regra seja desrespeitada provocará a ira de Olorun. Xangô, Iku e dos próprios Eguns, este foi o preço que as mulheres tiveram que pagar pela maldade de suas ancestrais."

Xirê Roda de Xangô – Letra e Tradução

2 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Umbanda e seus Aspectos dominantes desse movimento

Postado por: Ebomi at 12:27 0 Comentários
A Umbanda e seus Aspectos Dominantes desse Movimento é dividido em alguns princípios básicos na Umbanda, entre eles estão ritual, cura, magia, entidades (caboclo, Preto velho, Exu e Pomba gira), etc.
A Umbanda e os Aspectos dominantes - preto velho, caboclo, pomba gira, exu, orixa, candomble


1. Ritual, variando pela origem
2. Vestes, em geral brancas
3. Altar com imagens católicas, pretos velho, caboclos
4. Sessões espíritas, formando agrupamentos em pé, em salões ou terreiro
5. Desenvolvimento normal em corrente
6. Bases; africanismo, kardecismo, indianismo, catolicismo, orientalismo.
7. Serviço social constante nos terreiros
8. Finalidade de cura material e espiritual
9. Magia branca
10. Batiza, consagra e casa

O Ritual da Umbanda

A Umbanda não tem, infelizmente, um órgão centralizador, que a nível nacional ou estadual, dite normas e conceitos sobre a religião ou possa coibir os abusos. Por isso cada terreiro segue um ritual próprio, ditado pelo guia chefe do terreiro, o que faz a diferenciação de ritual entre uma casa e outra. Entretanto, a base de todo terreiro tem que seguir o principio básico do bom senso, da honestidade e do desinteresse material, além de pregar, é claro, o ritual básico transmitido através dos anos pelos praticantes.

O mais importante, seria que todos pudessem encontrar em suas diferenças de culto, o que seria o elo mais importante e a ele se unissem. Tal elo é a Caridade!

Não importa se o atabaque toca, ou se o ritmo é de palmas, nem mesmo se não há som. O que importa é a honestidade e o amor com que nos entregamos a nossa religião.

 

Pontos de Umbanda com Letra com 16 vídeos

Se você gostou dos vídeos compartilhe ou inscreva-se Alberto Ebomi  no canal para estar sempre atualizado quando eu postar alguns Pontos, Rezas, Toques de Orixá no meu Canal do Youtube, pois já são quase 9 mil inscritos.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Exu 7 Porteiras – Guardião das sete Portas

Postado por: Ebomi at 21:07 6 Comentarios
O Exú 7 Porteira, também conhecido como Guardião das Sete Porteiras ele tem um papel fundamental na linha de Exús e Pomba Giras, pois ele é o encarregado de guardar tudo o que está fechado por meio de caminhos , portas , chaves , segredos.
 
Pertence a terceira linha negativa da Umbanda , comandada pelo Ogum de Lei . Esse Exú da o poder ao seu Médium , o que invoca para abrir os caminhos das pessoas que o procuram . Exú Chefe de Falange .

exu sete porteiras da umbanda e também do candomblé - pomga gira seu 7 porteiras
 
O sentido é figurado , pois pela condição de confiança que ele faz passar as pessoas que estão junto ao seu protegido , essa faz as vontades do médium , permitindo , autorizando , fazendo , confidenciando.
É muito soturno , fala pouco , porem sempre a verdade , ele sempre diz que fala a verdade para seu consulente , e não fala o que seu consulente quer ouvir , mesmo se a verdade for digamos , ruim para o consulente , também faz as pessoas falarem muito com ele .

Tem a característica de incorporar sempre próximo a uma porta .

Domina as 7 fronteiras , ou seja , ele pode abrir ou fechar suas portas , caminhos , destinos , etc ...
Ele é um dos 7 guardiões que toma conta dos 7 portais astrais , de um mundo para o outro ou de um astral para o outro .

Características desse Exú:
- Bebida : Bebidas finas e marafos .
- Fuma : Charuto .
- Guia : Vermelha e Preta .
- Lugar : Ambientes fechados , na encruzilhada de terra ou mata .
- Vela : Pretas , vermelha e preta .
Canto cantado ao Exú 7 Porteiras

Ponto Para Exú 7 Porteira


Cadê a chave
Do seu 7 Porteiras (2x)
Ele precisa passar
Ele é seu 7 Porteiras (2x)
Cheguei , cheguei pra trabalhar
Cheguei , cheguei pra ajudar .
Eu não como ,eu não bebo,eu não durmo
Enquanto esses filhos não curar (2x)
Vou a brir a porteira
Vou abrir pra ele passar
Seu 7 Porteira é curador
Por isso veio pra nos ajudar . (2x)


Laroyê 7 Porteiras !!!

6 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

O significado dos Pontos Riscados na Umbanda

Postado por: Ebomi at 19:49 3 Comentarios
Entenda o significado dos Pontos Riscados na Umbanda, Exús, Pomba giras, Caboclos etc. Os diversos sinais, alguns originários da Cabala, unidos, expressam uma ideia que identifica as entidades que os riscam, seus campos de atuação, a quem se subordinam. Veremos, adiante os mais comuns e um exemplo, para auxiliar na compreensão do que já dissemos.

os Significados dos Pontos Riscados na Umbanda e diversas formas - exu - pomba gira - caboclo - preto velho - caboclo - boiadeiro

ALGUNS PONTOS RISCADOS

A estrela de cinco pontas significa o conhecimento sobre o bem e o mal.

A flecha é a energia dirigida, a vontade, princípio da vida e da morte.

Cruz é a regeneração pela provação. A transformação.

Meia-lua com ondas é Iemanjá. A alma e a regeneração.

Machado ou balança é Xangô.


Coração é Oxum.

Circulo, muitas vezes delimitando o ponto, é o limite de atuação.

Círculo com ponto (no centro) é o sol, a energia total do  espírito.

Espada é Ogum.

X ou encruzilhada são os resíduos espirituais.

O Triângulo é a sabedoria de Deus.

A cruz de seis pontas é Oxalá.

O duplo raio é Iansã.

A onda com flecha é Yori. A pureza e o conhecimento.

As cruzes, nessa formação, são Xapanã (Omolu). A transformação da matéria.

Espiral é a evolução final.

O traço vertical é a busca ao Criador.

Exemplo:
Um ponto como esse identifica uma entidade cruzada nas linhas de Ogum com Oxóssi. As espadas de Ogum confirmam ser a entidade dessa Linha. 

A flecha mostra as espadas voltadas, dirigidas para os X, ou resíduos espirituais. O círculo delimita a atuação. Em resumo, o ponto significa a força de Ogum dirigida na queima e na destruição dos resíduos espirituais.

3 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top