O que é Oxala ? Oxalá é Jesus ?
Dentro da Religião do Candomblé muitos se confundem sobre o que é orixá Oxalá. E o sincretismo diz que Oxala é Jesus. A imagem de Jesus Cristo é figura obrigatoriamente em lugar de honra em todos os Centros, Terreiros ou Tendas de Umbanda, em local elevado, geralmente destacada com iluminação intencionalmente preparada, de modo a conformar uma espécie de aura de luz difusa à sua volta.
Homenageia-se Oxalá na representação daquele que foi o "filho direto de Deus entre os homens"; entretanto, permanece, no íntimo desse sincretismo, a herança da tradição africana: "Jesus foi um enviado; foi carne, nasceu, viveu e morreu entre os homens"; Oxalá coexistiu com a formação do mundo; Oxalá já era antes de que Jesus o fosse, mas Oxalá o Orixá masculino, de origem Ioruba (nagô) bastante cultuado no Brasil, onde costuma ser considerado a divindade mais importante do panteão africano. Na África é cultuado com o nome de Obatalá.
Quando porém os negros vieram para cá, como mão-de-obra escrava na agricultura, trouxeram consigo, além do nome do Orixá, uma outra forma de a ele se referirem, Orixalá, que significa, orixá dos orixás. Numa versão contraída, o nome que se acabou popularizando, é OXALÁ e também conhecido como Obatalá (o pai de todos)
Oxalá, assim como Jesus, proporciona aos filhos a melhor forma de praticar a caridade, isto é, dando com a direita para, com a esquerda, receberem na eternidade e assim poderem trilhar o caminho da luz que os conduzirá ao seu Divino Mestre. Em algumas casas de Candombé acreditam que Jesus quando vivo foi Oxala mais novo Oxaguian, e logo apos a morte e ressureição foi considerado Oxalá mais velho Oxalufan.
Leia também mais Sobre Oxalá:
0 comentários:
Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.