Obaluaiê tem as feridas transformadas em pipoca por Yansã

Posted by Alberto Ebomi at 11:33 0 Comments
Conta a lenda que o Orixá Omolu Obaluaiê tem as feridas curadas e transformadas em pipoca por Yansã e se tornou muito bonito e respeitado pelos Orixás e no culto Lesé Orixá.

Chegando de viagem à aldeia onde, nascera, Obaluaê viu que estava acontecendo uma festa com a presença de todos os orixás.

obaluae - Omolu - sapata - ajunsun - xapana - Obaluayiê - Orixá - Candomblé - Umbanda

Obaluaê não podia entrar na festa, devido à sua medonha aparência.Então ficou espreitando pelas frestas do terreiro.

O Orixá Ogum, ao perceber a angústia do orixá,  cobriu-o com uma roupa de palha que ocultava sua cabeça e convidou-o a entrar e aproveitar a alegria dos festejos.
Apesar de envergonhado, Obaluaê entrou, mas ninguém se aproximava dele. Iansã tudo acompanhava com o rabo do olho.

Ela compreendia a triste situação de Omulu e dele se compadecia, Iansã esperou que ele estivesse bem no centro do barracão.

O xirê estava animado. Os orixás dançavam alegremente com suas ekejis. Yansã chegou então bem perto dele e soprou suas roupas de mariô, levantando as palhas que cobriam sua pestilência.

Obaluaê tem as feridas transformadas em pipoca por Yansã


Nesse momento de encanto e ventania, as feridas de Obaluaiê (Omolu) pularam para o alto, transformadas numa chuva de pipocas, que se espalharam brancas pelo barracão.

Obaluaiê, o deus das doenças, transformou-se num jovem, num jovem belo e encantador.

Orixá Obaluaê e Iansã Igbalé tornaram-se grandes amigos e reinaram juntos sobre o mundo dos espíritos (Eggun), partilhando o poder único de abrir e interromper as demandas dos mortos sobre os homens.

No candomblé tem sua ritmo próprio (toque) o Opanijé, sua saudação é Atotô (silêncio!!), seu dia da semana é segunda-feira, suas contas (colar) preto com branco, entre outras cores.

Mais sobre o Orixá Omolu / Obaluaiê





 


Olubajé Completo de Omolu com letra e Tradução




O Olubajé está completo com os Ritmos, rezas e todo Xirê de Omolu em uma playlist. Sorte axé a todos irmãos!


Categorias:

Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

0 comentários:

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top