IANSÃ - Oyá - Oyà Gbale - Orixá do candomble - Santa Guerreira.

IANSÃ - Oyá - Oyà Gbale - Orixá do Candomblé

"Santa Guerreira"


Iansã é a força dos ventos, dos furacões, das brisas que acalmam, das coisas que passam como o vento, dos amores efêmeros, sensuais, das tempestades, que assolam a existência, mas não duram para sempre. Iansã ajudava Ogum na forja dos metais, soprando o fogo com o fole para aviva-lo mais e mais, e assim fabricarem mais ferramentas para trabalhar o mundo e armas para as guerras de que ambos tanto gostavam.

Cantiga de Iansã



Por seu temperamento livre e guerreiro, Iansã era uma companheira perfeita para Ogum. Diz o mito que Iansã não podia ter filhos, por isso adotou Logun-Edé, filho abandonado por Oxum, e o criou durante algum tempo.

Orixá Iansã: A deusa das Paixões
Diz o mito, também, que o Orixá Iansã era tão linda que, para fugir ao assédio masculino vestia-se com uma pele de búfalo, e saía para a guerra. Que era amiga tão leal que foi ela a primeira a realizar uma cerimônia de encaminhamento da alma de um amigo caçador ao orum (céu). Iansã não parava jamais.

Um dia em que o Orixá Xangô foi visitar seu irmão Ogum e encomendar-lhe armas para a guerra, Iansã (também conhecida como Oyá) apaixonou-se por Xangô, e partiu para viver com ele, deixando Logun-Edé com Ogum, que terminaria de cria-lo.

A partir de então, tornou-se uma das três esposas de Xangô e com ele reina e luta, enviando seus ventos para limpar o mundo e anunciando a chegada dos raios e trovões de seu amado.

Carecteristicas de Iansã ou Oyá:


Dia da semana: quarta-feira
Cores: vermelho, rosa, marron.
Símbolo: Eruxin (rabo de cavalo, signo de poder ioruba) e Obé (espada).
Número: 9
Comida: acarajé
Saudação: Eparrei, Oyá!
Folha: para-raio, peregun, macassá.
Odu regente: Ossá -
leia sobre este Odu que rege também Iansã Ossá

Leia e conheça também mais sobre Yansã:

Oriki de Iansã ou Oya

As folhas (ervas) de Iansã

Cantigas de Iansã

Cantico de Yansã com Letra e tradução

11 comentários:
  1. BOM QUERIA PARABENIZAR PELO BLOG, ACHEI MARAVILHOSO. E QUERIA FAZER UMA PERGUNTA
    PQ TANTO NO CANDOMBLÉ QUANTO NA UMBANDA A COR PREDOMINANTE NAS VESTIMENTAS É O BRANCO?

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  2. QUERIA SABER TAMBÉM MAIS SOBRE O DIALETO YORUBÁ
    TANTO A ESCRITA QUANTO A PRONÚNCIA

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  3. Olha eu vou responder dentro da minha cultura, dizem o branco na africa é sinal de luto, mas o branco é sagrado e retrai (impede) o negativo de se aproximar ou fazer mau, o branco também é a cor do Odu Ofun "pai ou mãe dos Odu" (Odu dos orixas funfun e dono do branco. O africano tem a fisofia de tudo que está branco, fresco, calmo, está positivo, por isso que quando vamos fazer algo em relação ao santo dizemos: Omi tun, Onan tun, balé tun (ou tuntun = fresco, calmo, brando, tradução:
    água fresca, Caminho fresco, tudo fresco, que tem como significado acalmar tudo, diz ifá que se o caminho está fresco a pessoa irá caminhar sem problemas, diz se a sua porta de casa está fresca, não irá entrar problema em sua casa. espero que eu tenha ajudado com esse pequeno resumo em relação ao branco utilizado em religiões espiritas, mas sobre um livro de yoruba para você já ter uma idéia, da uma olhada na pagina principal que tem alguns livros de yoruba, eu tenho e gostei bastante!!!!

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  4. gostaria de poder imprimir cantigas do xire
    do axe oxumare

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  5. adorei muito tudo aki e maravilhoso

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  6. Obrigado Dofona..., é isso que me faz continuar, logo estarei publicando algo novo, um pouco de minha cultura própria.

    Sorte Axé para ti!!!

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  7. Boa tarde. Estou adorando o site de vocês. Muito esclarecedor. Estou lendo de tudo um pouco. Continuem sempre assim. Muito AXÉ para todos.

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  8. gostei mais falto cantigas de ogun cade

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  9. esta muito esclaresedor gostei muito mais falta cantiga de ogun

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  10. MUITO, MAIS MUITO OBRIGADA MESMO POR ESSE BLOG TÃO MARAVILHOSO QUE VC NOS DEU DE PRESENTE TODO AXÉ E MUITO SUCESSO A VC E SUA EQUIPE QUE MINHA MÃE OYA LHES CUBRAM DE BENÇÃOS E LUZ

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  11. Muito obrigado pela linda reza de oyá

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