Orixá Oyá é dividida em nove partes: Iyamesan

Posted by Alberto Ebomi at 15:35 0 Comments
Conta a lenda (iton) que o Orixá Oyá (Iyamesan) antes de tornar-se a esposa do Orixá Xangô, Oiá vivia com o senhor da guerra, Ogum.

Ela vivia com o ferreiro e ajudava-o em seu ofício, principalmente manejando o fole para ativar o fogo na forja. Certa vez Ogum presenteou Oiá com uma varinha de ferro, que deveria ser usada num momento de guerra.

A varinha tinha o poder de dividir em sete partes os homens e em nove partes as mulheres. Ogum dividiu esse poder com a mulher.

Orixá Oyá é dividida em nove partes: Oiá, Yansã, bale, candomblé, umbanda, ketu

Na mesma aldeia morava Xangô. Xangô sempre ia à oficina de Ogum apreciar seu trabalho e em várias oportunidades arriscava olhar para sua bela mulher. Xangô impressionava-se com Oyá por sua majestade e elegância.

Um dia os dois fugiram para longe de Ogum, que saiu enciumado e furioso em busca dos fugitivos.

Quando Ogum os encontrou, houve uma luta de gigantes. Depois de lutar com Xangô, Ogum aproximou-se de Oiá e a tocou com a sua varinha.

E nesse mesmo tempo Orisà Oyá tocou Ogum também.

Foi quando o encanto aconteceu:

Ogum dividiu-se em sete partes, recebendo o nome de Ogun e Oyá (Yansã) foi dividida em nove partes, sendo conhecida por Iansã, "Iyámesan", a mãe transformou-se em nove.

“Orixá Oyá é dividida em nove partes: Iyamesan”


Mais sobre Orixá Oyá/Yansã:


- Reza em Yoruba com tradução e vídeo de Oyá

 

- Yansã-Oyá e os Chifres utilizados no culto ao Orixá

 

- As Características Dos Filhos De Yansã

- Iansã Onira – Oiá Onira


XIRÊ DE YANSÃ COM TRADUÇÃO



Categorias:

Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

0 comentários:

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top