Iansã Onira – Oiá Onira

Posted by Alberto Ebomi at 12:51 13 Comentarios
A "Iansã Onira" é uma Iansã (Oiá Orixá) com algumas características diferentes do padrão do Orixá Yansã, como por exemplo o fato de ela se dar muito bem com Oxum, e até mesmo as cores Próprias - como são suas mais clarinhas e suaves, com tons de azul e rosa, coral e amarelo muitas vezes, diferente das cores fortes de Iansã como o vermelho. Nem por isso ela deixa de ser uma guerreira, e de ser agressiva e violenta.

Na verdade Onira orixá é um "independente". Acho que foi no Brasil que se ligou uma Iansã Onira, exatamente por ela ser guerreira também, e por ela ter os Eguns ligação com. Mas é uma mãe da água doce, como Oxum, daí a sua identificação com ela. Segundo a lenda, foi quem ensinou Oxum Onira um lutar.

 

Em Cuba, chega-se a associar um Onira Ogum.

ONIRA é uma ninfa das águas doces e seu culto aqui no Brasil é confundido com o culto de OYA (IANSÃ), por ser uma grande guerreira, também é saudada como a IANSA, pois existe uma afinidade entre as duas divindades, mas seus cultos não chegaram um fundirem-se. Seu culto na África era totalmente diferente.

Tem ligação com o culto um Egun, por sua ligação e laços de amizade com OYA. Também tem laços de amizade com OSUN, pois foi ONIRA quem ensinou OXUN OPARA (oxum que caminha com Oyá) um guerrear. É uma Òrìsà muito perigosa por sua ligação e caminhos com OSO Oya Onira.

Yansã Onira" - é uma qualidade de Iansã (Oyá)

Yansã Onira" -, é uma qualidade de Yansã (Oyá), guerreira, mas que é uma ninfa das águas doces, com ligação direta com o culto dos Eguns (almas). É a dona do "atori", uma pequena vara usada no culto de Oxalá para chamar os mortos na intenção de fazê-los participar da cerimônia. A função do "atori" é a de, assim que ao ser tocada batida no chão, que se faça o poder de fazer reinar a paz no local ou na vida de alguém e trazer-lhe abundância.

O "atori" também tem a força de mandar chover regularmente para trazer a prosperidade."Yansã Onira" deu a Oxaguiã o "atori" e seu poder de exercê-lo, além de ter lhe ensinado o fundamento e como usá-lo.
Em anos regidos por Oxaguiã, é preciso agradar muito a essa qualidade de Yansã para que ela permita que, através dela, Oxaguiã traga a paz e a abundância."Yansã Onira" é a mãe de criação de "Logun-Edé Apanan". Por isso, toda oferenda para essa orixá, deverá também ser oferecido um agrado a essa qualidade do orixá Logun-Edé."Yansã Onira" reina no mundo dos mortos e tem ligação direta com Obaluaiê e Ogum, sendo que sua ligação maior é com "Oxum Opará", que recebeu dessa qualidade de Yansã os ensinamentos para lutar e ser guerreira.

Foi "Yansã Onira" que ensinou "Oxum Opará" a lutar."Oxum Opará" ser tornou então, companheira inseparável de "Yansã Onira", comendo juntas no bambuzal ou nos rios e tendo aprendido os fundamentos dos Eguns.

Sendo assim, essa qualidade de Oxum, também tem relação direta com os Eguns (almas). Quando "Yansã Onira" e "Oxum Opará" se juntam, se tornam muito perigosas pois têm em dobro a força e a sabedoria dos guerreiros GUIÁN, Ogun e OBALÚWÀIYÉ. Veste o coral e amarelo, contas iguais.

O Xirê em Ketu de Yansã no Candomblé



Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

13 comentários:

  1. preciso muito de ajuda ou vou ficar louco,sera que existe um babalorixa ou uma yalorixa competente para esclarecer algumas duvidas que tenho sobre meu orixa,sou de onira,mas quem e onira?qual o runco de onira?ela e oxum ou iansa?responde na hora que esta louvando oxum ou iansa

    ResponderExcluir
  2. Olá lessa tudo bem? Olha querida não deve se preocupar com isso. Você pode sim louvar Onira com a saudação de Oxum também, mas Onira é Yansã!

    As pessoas custumam aqui no brasil se confundir muito com o assunto de qualidades, isso não é tão importante como pensam.

    É por que Onira se confundi muito com Oxum por causa que são parecidas, mas não é o mesmo orixá.
    também não está errado quando louvar Onira como (Eparrei, Oraeieio!!!).

    Onira é o entardecer quando o sol já se pôs mas ainda é dia e as nuvens estão bem rosas... é uma iansã de água, calma na maioria das vezes, porém muito inconstante, pois não devemos esquecer que ela é Iansã (o vento) que pode ser calmo como agressivo.

    Espero ter ajudado querida, isso é um simples resumo deste lindo orixá. Dica Você pode estar utilizando sim ervas de oxum para cultivar o Ibá Orixá e também misturar Ervas de Oya (iansã) com ervas de oxum para equilibrar o lado quente e frio deste orixá.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, gostaria de saber se sou mesmo de Inhasã Onira, como me disseram e como me recolheram... como posso confirmar isso???Podem me responder ou perguntar mais alguma coisa se preciso forpara confirmar? erikajatoba@gmail.com
    Obrigada,
    Erika

    ResponderExcluir
  4. Minha benção pai Ebomi!!! Que minha mãe Iansã Onira lhe abençoe e lhe cubra de amor e saúde!!! E assim continue divulgando e nos ensinando através desse site! Aśè!!! _/\_ Ekedji Cel

    ResponderExcluir
  5. Boa noite vi que a ekedj. Aí em cima também é de onira a maioria das pessoas que são de onira são ekedj?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De forma alguma Gislene, o Orixá não determina qual é o caminho da pessoa dentro da religião, isto é, a pessoa pode ser de Oyá rodante ou Ekeji. Sorte axé!

      Excluir
  6. Sou filha de onira graças a ela fui bem estruida e criada por um babalorixa maravilhoso deixo aqui minhas bençao a todos que e de bençao..motumba axe.

    ResponderExcluir
  7. Sou filha de onira graças a ela fui bem estruida e criada por um babalorixa maravilhoso deixo aqui minhas bençao a todos que e de bençao..motumba axe.

    ResponderExcluir
  8. Ola me chamo elizandra sou filha de onira pela primeira vez que busco conhecimento sobre essa qualidade eu sabia que onira era mais doce e calma diferente da bale... mas sempre me coloquei na posiçao da bale

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Meus irmãos, primeiramente motumba a todos. Gostaria de conhecer pessoalmente a pessoa que inventou está grande e absurda mentira a respeito da passagem de Oyá cujo o título é Onira... Onira é um dos titulos de Oyá,A senhora oya recebeu este título por ter reinado em Irá, sua terra natal e inclusive foi onde ela deixou Xango na sua ida para a cidade de Koso. A Senhora de Ira, quando Oyá foi rainha, quando ela estava com Xango, seu marido.muitos idiotas dizem que Onira, tope,etc... Não são oya porque a maioria desses ignorantes vê Oyá apenas como a mãe dos mortos, como Igbale e esquecem que ela teve seus títulos de nobreza. Enfim, Èpá Hèi Iyá Mèsán Orun!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, a questão não é que seja mentira, não se analisa o Orixá por uma só passagem, pois na África as culturas, dialetos, crenças, filosofias mudavam muito de cidade para cidade. Muitos estudiosos tentam pegar materiais (relatos escritos), para retirar alguma conclusão (síntese) do Orixá em questão, mas é difícil. Tem cultura que considera Onira como um Orixá em específico, e outra Oyá como cultura distinta, mas sabemos que são as mesmas, já as Oyá gbale, em algumas culturas são consideradas Filhos de Yansã, claro que esses estudos são muito complexos. A intenção do site é apenas em divulgar cultura, não propriamente desenvolver a linha de raciocínio lógico do que é verdade ou mentira sobre o Orixá fulano de tal. Mas você também está correto nos seus argumentos. sorte axé!

      Excluir

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top