PROTEÇÃO DE EXÚ E POMBA GIRA – PARA O CARNAVAL

Postado por: Ebomi at 13:27 0 Comentários
Vamos nos cuidar para o carnaval, pois como sabemos na religião os Exús e Pomba Giras (Povo de rua da Umbanda)  ficam soltos nesse feriado festivo. Então estarei ensinado algo simples, mas bem eficiente de Como ter a proteção de Exú e Pomba Gira para o Carnaval. Essa oferenda serve para qualquer fim e poderá estar utilizando-o de diversas maneiras, e também poderá estar presenteando para Bara Exú Orixá.

Proteção de exu e pomba gira

ITENS PARA A PROTEÇÃO DE EXÚ – TRABALHO

- 1 kg de farinha de mandioca crua – FARINHA DE MESA
- 1 ovo
– cachaça
– carvão
– dendê
– mel
–açúcar (pode ser cristal)
– vinho
- 7 velas brancas (não precisa ser de 7 dias)


Como preparar o Agrado para Exús e Pomba Giras para obter proteção e permissão para curtir o carnaval sem problemas com brigas, mortes, acidentes, etc ao povo de rua.


Você irá dividir esse 1 kg de farinha em 7 partes para fazer 7 padês com cada elemento citado a cima, sendo que a quantidade de cada 1 deles é bem pouca, não havendo necessidade de exagerar na quantidade.

Misture bem os elementos com suas porções e ponha cada padê (comida típica de Exús) em um pedaço de papel de presente (pode ser 20 x 20) e embrulhe cada 1 separadamente.

Importante: o padê de ovo de ser só com a clara do ovo e você deverá tirar o embrião do mesmo, pois é Ewó (quisila) de Exú.

Não deixe que o padê (a mistura) empelote (faça bolinhas).

ONDE ENTREGAR OS PRESENTES DE EXÚ E POMBA GIRA


Vá até 1 encrizilhada, chegando lá você deve abrir o primeiro embrulho (presente) e acender 1 vela branca e pedir a Exú Rei das 7 Encruzilhadas, Tranca Rua das Almas, Maria Padilha, Pomba Gira Maria Mulambo que está dando um presente para que Exú traga também um presente para você em forma de proteção, dinheiro, sorte, saúde, amor, casamento, namoro, caminhos abertos e tudo aquilo que você quiser pedir. 

Obs: você pode estar citando o nome do seu protetor (um Exú que você carrega).

Agora faça a mesma coisa com os outros padê e tenha fé, respeito, limites e cuidado, pois o carnaval é uma fase bem crítica espiritual. 


Um Bom Carnaval a todos e a proteção dos Orixás e Exús para todos nós!

PONTOS DE EXÚ PARA LOUVAR O TRABALHO


0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Yemanjá foge para o mar com ajuda de Xangô

Postado por: Ebomi at 22:16 0 Comentários
Conta a lenda que o Orixá Yemanjá foge para o mar com a ajuda de Xangô. Conta-se que ela foi casada com Okere. Como Yemanjá não suportava mais os mals tratos do seu marido “Okere” decidiu então ir embora, então ela resolveu fugir para a casa do pai Olokum

Okere mandou um exército atrás dela mas, quando estava quase sendo alcançada, Yemanjá logo se transformou num rio “Odo Iyá – Mãe do rio” para correr mais depressa. Mais adiante, Okere a alcançou e pediu que voltasse; como Yemanjá não atendeu, ele se transformou numa montanha, barrando sua passagem do rio até as águas do mar. 


Orixá Yemanjá no Candomble

Então Yemanjá pediu ajuda a Xangô; o orixá do fogo juntou muitas nuvens e, com um raio, provocou uma grande chuva, que encheu o rio; com outro raio, partiu a montanha em duas e Yemanjá pôde correr para o mar.

Qualidades, Caminhos do Orixa Yemanja

Saudação de Yemanjá: Odô Iyá – Mãe dos rios
Dia da semana: sábado e de todas yabas (santas mulheres)
Adimu (comida): Dibô

Canticos de Yemanjá no Ketu com letra e tradução


0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Exú Meia Noite e sua Sabedoria: Umbanda

Postado por: Ebomi at 20:57 9 Comentarios
Eu quero compartilhar um pouco com você (orientação espiritual) e nessas Palavras do Exú Meia Noite e a sua tamanha sabedoria “lindas palavras” que quero que você devoto tenha a reflexão e veja se isso não vale para  você de uma certa forma?

Esse texto indefere sua nação Umbanda ou Candomblé (culto ao orixá), pois quem acha que um Exú só serve pra fazer Magia Negra “Exú é mau? e tomar conta do seu devoto a qualquer preço, então leia o texto que é o que você realmente precisa para dar amplitude a sua vida espiritual e progresso a sua vida material.

exu meia noite

Consulta com Exú e Pomba Gira deveria ser sempre assim:

Boa noite, vocês estão aqui para ouvir e eu vou agradecer a quem escutar. Quando se vai em algum lugar, se deve levar alguma coisa boa. O que se recebe em qualquer lugar corresponde ao que você leva a ele.

Gosto do trabalho aqui... hehe, só chegam perto de mim santinhos... Ihahahahahaha!
Dizendo para minha banda que nada fizeram para merecer da vida o que tem vivido e que Exu dê jeito de abrir o caminho. Para esses dou a minha melhor gargalhada!

São seres de dupla medida: uma para si outra para as coisas que os contrariam. São seres medrosos que esquecem que deles mesmos depende as decisões e consequências.

Muitos vêm até a minha banda querendo isso ou aquilo e nada de realmente bom e perene nos trazem.
Trazem lamúrias, trazem queixas, trazem pedidos. Mas dificilmente nos trazem aceitação, renovação, dedicação ou gratidão verdadeiras.

Muitos nos oferecem coisas perecíveis e passageiras para que possamos dar jeito de ajeitar suas vidas, camuflar as falhas que cometeram ou para satisfazer caprichos tratando a banda como mercenários a seu serviço. Pensam que o céu é para eles e para Exu só as podridões.

Dizem respeitar a banda porque querem nossos favores. Dizem respeitar a banda apenas porque tem medo do que a banda possa fazer.

Dizem respeitar a banda, mas ao menor embaraço começam a debandar e caçar outros que façam por eles o que eles mesmos não tem a ousadia de fazer. Dizem respeitar a banda e nos tratam como empregados a soldo de marafo e outras coisas. São seres que não sabe bem o que querem e exigem que Exu saiba. Exu sabe e por isso Exu faz! Porque quem sabe faz, e o que não sabe fazer, pede.

Trocamos, sim. Porque são ingratos e petulantes e pensam que o que vale nada, nada vale! São seres que querem por mágica que a banda dê jeito de melhorar suas vidas. Sem que nada tenham que melhorar em si mesmos.

Querem resguardo, pedem guarida para se manter pomposos e orgulhosos nos caminhos tortos que gostam de andar. Cheios de empáfia e sem a menor vontade de fazer algo por alguém. E nem tem vergonha de vir pedir para a banda fazer o que eles mesmos não fazem! São seres que acreditam que podem comparar Exu com umas porcarias que para nós nem tem muito valor. Por serem ovelhas que só querem o sustento de suas vontades. Seguem ao primeiro sanar qualquer necessidade. Achando mesmo que como são assim, Exu também, tem que ser.

Sem nem pestanejar entregam qualquer coisa que a banda quiser desde que consigam o que desejam sem para isso ter que se esforçar. Por isso tem muito rabo de encruza por aí a se fartar. Achando que o céu é perto, nenhum nem o outro quer se consertar.

São seres que dizem Laroiê sem fé e sem razão e Mojubá sem disso ter qualquer convicção. Para esses, meus ganchos são afiados.

Pedem proteção da banda para continuar os desmandos e com isso pensam poder continuar sem rumo ou comando abusando da liberdade que tem. Achando que cobrir um erro com outro vai fazer o acerto. Querem que Exu sempre fortaleça aquilo que não é conquista deles. Batem no chão e no peito dizendo: Eu tenho Exu! Será que nos têm mesmo ou somos nós que os temos?

Então, já que vem visitar minha banda trate de trazer o melhor que tiver. Não é marafo, não é charuto e muito menos sangue de piá! É ao menos a vergonha na cara, de vir para se melhorar. Se vier pedir demanda, demanda vai levar. Não aquela que pedir, mas aquela que eu mandar. Porque se seu coração é negro não sou eu que vou te clarear. Iahahahahahahaaaa!

Ganhei uma nova estrela e um potente cajado e garanto que não foi por ter ocorrido das lutas ou abandonado meu comando.

Então se vem até a minha banda, traga algo que preste, porque posso até facilitar alguns trajetos, mas, não vou desonrar minha jura a quem em mim confiou para manter o equilíbrio da minha banda.

Boa noite que já vou me retirar e no meu reino vou te esperar. Pense bem quando vier aqui me procurar, tenho pressa, ando rápido e posso muitas coisas estar fazendo. Então não gaste meu tempo com bobagens que você mesmo pode resolver.

Ajo rápido, ando longe mas não gosto de falação. Guarda bem o meu conselho. Respeite a si próprio e num vai ter do que reclamar. Se quer o respeito da minha banda, seja você o primeiro a se respeitar.
Salve o Grande! Porque é o Grande que mais pode! Salve a Minha Banda!

Agradeço a quem ouviu e agradeço mais a quem me escutou. Boa noite!

Essas sábias palavras servem para todo o tipo de gente, principalmente aqueles que pensam que Exu não é entidade e sim um amigo que lhe resolve tudo, que lhe dá o homem ou a mulher que deseja. E não é bem assim que as coisas funcionam, Exu é uma entidade que deve e muito ser respeitada. Eles não são nossos amigos de escola ou do trabalho que conversamos como se não fossem entidades. São entidades poderosas que podem virar tua vida de cabeça para baixo através das menores das brisas.

Bem... cada um reflita sobre si e veja se estas palavras não tem razão em muitas coisas!!!

Salve a Vossa Banda
Laroyê Exu,
Exu é Mojubá!!!


E você gostou do texto? Tenho certeza que estes conselhos do Exú Meia noite servirão para alguém que você conhece, então compartilhe por email, facebook, etc, pois nossa religião precisa de cultura e sabedoria, já o resto tenho certeza que Exú, Orixá, Pomba Gira, Caboclos, Boiadeiros, Preto Velho não irão nos deixar faltar. Sorte axé a todos vocês irmãos!

9 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Não quebre uma promessa ao Orixá: Iroko

Postado por: Ebomi at 20:48 0 Comentários

A PROMESSA FEITA À IROKÔ

Conta um iton (lenda) do Orixá Iroko que havia uma vendedora de Obi e Orobô que todos os dias, ao ir para o mercado, passava por um grande pé de Iroco e lhe deixava uma oferenda, pedindo que ajudasse a engravidar, assim mais tarde, teria alguém para ajudá-la com a mercadoria que carregava na cabeça num pesado balaio e, também companhia na velhice.

iroko

Prometia a Iroco um bode, galos, obis, orobos e uma série de oferendas da predileção do Orixá sagrado da Arvore. A mulher concebeu e deu a luz a uma filha, esquecendo-se da promessa no mesmo instante. Ao ir para o mercado, escolhia outro caminho, esquivando-se de passar perto de Iroco, com medo que o Orixá cobrasse a promessa.

A menina cresceu, forte e sadia e, um dia a mulher teve necessidade de passar, com a filha, perto de Iroko. Não tinha outro jeito se não por ali. Saudou a arvore, sem se deter, e seguiu seu caminho, com o balaio na cabeça.

A criança parou junto a quem lhe tinha dado a vida (sem de nada saber), achando Iroco belo e majestoso. Apanhou uma folha caída no chão e não se deu conta que a mãe seguia em frente, andando mais depressa que de costume, quase correndo. Quando a mulher percebeu que tinha caminhado ligeiro demais, já estava muito afastada da menina.

Olhando para trás. Viu a arvore bailando com a criança e falando da promessa abandonada. As enormes raízes abriram um buraco na terra, suficientemente grande para tragar a menina, propriedade do orixá.

"Quem prometer, que cumpra".

O culto a Iroko é um dos mais populares na terra yorubá e as relações com esta divindade quase sempre se baseiam na troca: um pedido feito, quando atendido, sempre deve ser pago pois não se deve correr o risco de desagradar Iroko, pois ele costuma perseguir aqueles que lhe devem.

Essa Lenda tem o ensinamento de que não importa o que foi pedido “o que é tratado não sai caro”, lembre-se de sempre que o Orixá lhe pedir alguma coisa por mais simples que pareça não deixe de pagar ou atender o que seu Orixá pediu.

CÂNTICOS DO ORIXÁ OMOLU COM LETRA E TRADUÇÃO


0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Os Orixas que você não conhece no Candomblé e Umbanda

Postado por: Ebomi at 08:42 0 Comentários
Veja sobre os Orixás que você não conhece, pois seu culto não fui difundido no Brasil, porém em algumas casa e cultos em particular fora do Candomblé e Umbanda você houve falar nas suas reverências no Mojubá (saudação aos Orixás). Eu vou citar o nome de alguns dos Irunmolés e relacionar o que representam e poderá ver a importância dos mesmos.

Os orixás que você não conhece

- Abatá: é o Orixá dos pântanos. É simbolizado na natureza pela boa.

- Agganá: chuva Irunmole.

- Agba Lode: É Irunmole do espaço infinito.

- Aña: A música percussão Irunmole, habita a fundação ou tambores Bata.

- Egbe: Este regras Orisha sobre as marés, aquedutos e jarros de água.

- Elusú: Irunmole areia.

- Esi: O orixá para proteção.

- Fride: É música corda Irunmole.

- Ikoko: O Orixá de todas as plantas aquáticas.

- Irawo: É Irunmole das estrelas.

- Olona: O Orixá dos lagos.

- Olosa: O Orixá das lacunas.

- Onírawó: É os cometas Irunmole.

- Osará: O Orixá de quedas e cascatas de água.

- Oxupá: Esse orixá é citado em diversos OROS (rezas dentro do culto) e Representar a lua.

- Poolo: É ventos que sompram sons músicais Irunmole.

- Abita: Ele é um Orixá. É uma fundação composta por três alboranes: ABTA, Ara UNLA, Tentaorun e Ikoko. Representa a existência do mal e do seu vasto poder.

E você já conhecia alguns desses Orixás Irunmolés?


XIRE DO ORIXÁ OMOLU/ OBALUAIÊ EM KETU

]

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Magia com Cigano ou Oxumarê PARA PROSPERIDADE

Postado por: Ebomi at 11:57 1 Commentario
Esse feitiço (Magia) é para você pedir prosperidade a sua vida que nunca é demais, pois a prosperidade abrange tudo, saúde, amor, dinheiro, progresso no geral com a ajuda dos Ciganos e também para o Orixá Oxumarê.

Você deve Fazer uma farofa de mel sem levar ao fogo, ele também dentro do Candomblé é conhecido como padê (uma comida típica de Exú).

mAGIA PARA PROSPERIDADE CIGANA

Os ingredientes da Magia

Então você deve colocar:
- três ovos de codorna crus
- três folhinhas de louro
- três cravos-da-Índia
- ao lado da farofa, sete moedas
- um cacho de uvas vermelhas.

Como preparar esta Simpatia

Voce deve por o bilhete dentro do prato ou embaixo das moedas que deverão ficar em frente a ele e logo em seguida ponha a farofa que deve ficar em um pote de barro.
Atenção no Trabalho: Antes de despachar a oferenda, deve deixar queimar as velas amarelas até o fim, caso ocorra de apagar as chamas das velas você poderá estar acendondo novamente sem problemas.

Depois coloque tudo dentro de uma sacolinha (não amarre nem dé nó), inclusive a cera das velas e tente deixar em frente a porta de um banco Comercial (a preferência é aquele que você conhece que tenha bastante movimento) quando ele estiver fechado.

Esta Oferenda, simpatia, feitiço, trabalho ou até mesmo macumba você pode fazer para os Ciganos, ou para Oxumarê, mas se fizer para este Orixá, tem que colocar também um pratinho com bananas fritas e não esqueça de louvas este orixá com Canticos e Rezas.

CÂNTICO DE OXUMARÊ NO CANDOMBLÉ KETU

1 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Como Oxum Conseguiu O Segredo Do Jogo De Búzios

Postado por: Ebomi at 19:21 0 Comentários
Essa lenda conta como Oxum conseguiu o Segredo do Jogo de Búzios (meridilogun), Orixá Oxum queria saber o segredo do jogo de búzios que pertencia a Exú e este não queria lhe revelar. Oxum foi procurá-lo. Ao chegar perto do reino de Exú, este desconfiado perguntou-lhe o que queria por ali, que ela deveria embora e que ele não a ensinaria nada. Ela então o desafia a descobrir o que tem entre os dedos. Exú se abaixa para ver melhor e ela sopra sobre seus olhos um pó mágico que ao cair nos olhos de Exú o cega e arde muito. O Orixá Exú gritava de dor e dizia;


jogo_de_buzios é do Orixá Oxum

- Eu não enxergo nada, cadê meus búzios?
Oxum fingindo preocupação, respondia:
- Búzios? Quantos são eles?
- Dezesseis, respondeu Exú, esfregando os olhos.
- Ah! Achei um, é grande!
- É Okanran, me dê ele.
- Achei outro, é menorzinho!
- É Eta-Ogundá, passa pra cá...

Orixá Oxum e o Jogo de buzios

E assim foi até que ela soube todos os segredos do jogo de búzios, Ifá o Orixá da adivinhação, pela coragem e inteligência da Oxum, resolveu-lhe dar também o poder do jogo e dividí-lo  com Exú.
Conta-nos outra lenda, que para aprender os segredos e mistérios da arte da adivinhação, Oxum, foi procurar Exú. Exú, muito matreiro, falou à Oxum que lhe ensinaria os segredos da adivinhação, mas para tanto, ficaria Oxum sobre os domínios de Exú durante sete anos, passando, lavando e arrumando a casa do mesmo, em troca ele a ensinaria.
Por que se mata bode para Exú?
E, assim foi feito, durante sete anos Oxum foi aprendendo a arte da adivinhação que Exú lhe ensinará e conseqüentemente, cumprindo seu acordo de ajudar nos afazeres domésticos na casa de Exú.

Findando os sete anos, Oxum e Exú, tinham se apegado bastante pela convivência em comum, e Oxum resolveu ficar em companhia desse Orixá. Em um belo dia, Orixá Xangô que passava pelas propriedades de Exú, avistou aquela linda donzela que penteava seus lindos cabelos a margem de um rio e de pronto agrado, foi declarar sua grande admiração para com Oxum.

Foi-se a tal ponto que Xangô, viu-se completamente apaixonado por aquela linda mulher, e perguntou se não gostaria de morar em sua companhia em seu lindo castelo na cidade de Oyó.
Oxum rejeitou o convite, pois lhe fazia muito bem a companhia de Exú. Xangô então irritado e contrariado, seqüestrou Oxum e levou-a em sua companhia, aprisionando-a na masmorra de seu castelo.

Exú, logo de imediato sentiu a falta de sua companheira e saiu a procurar, por todas as regiões, pelos quatro cantos do mundo sua doce pupila de anos de convivência.

Chegando nas terras de Xangô, Exú foi surpreendido por um canto triste e melancólico que vinha da direção do palácio do Rei de Oyó, da mais alta torre. Lá estava Oxum, triste e a chorar por sua prisão e permanência na cidade do Rei.

Exú, esperto e matreiro, procurou a ajuda de Orumilá, que de pronto agrado lhe cedeu uma poção de transformação para Oxum desvencilhar-se dos domínios de Xangô. Exú, através da magia pode fazer chegar as mãos de sua companheira a tal poção. Oxum tomou de um só gole a poção mágica e transformou-se em uma linda pomba dourada, que voou e pode então retornar em companhia de Exú para sua morada, e foi assim que Orixá Oxum conseguiu o jogo de buzios.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top