O Jogo de Búzios ou Merindilogun

Posted by Alberto Ebomi at 13:49 23 Comentarios
jogo de buzios O Jogo de Búzios ou Merindilogun, tornou-se no Brasil, o sistema oracular mais amplamente aceito e difundido. Raros são os indivíduos residentes em nossa terra que nunca tenha recorrido aos seus serviços quer seja por simples curiosidade, que seja por real necessidade.

A preferência do brasileiro por este sistema verifica-se, provavelmente pela inexistência de Babalawo no Brasil, o que torna absolutamente impossível o acesso aos dois processos adivinhatórios anteriormente descritos, enquanto que os búzios podem ser jogados por qualquer um que seja iniciado no culto dos Orixás, independente de cargo, grau ou hierarquia.

Quem Fala no jogo de Buzios?


É Exú quem através dos búzios, intermedia a comunicação entre os homens e os habitantes dos mundos espirituais, levando os pedidos e trazendo os conselhos e orientações, os recados e as exigências.

Uma outra vantagem que o jogo de búzios apresenta sobre os outros sistemas oraculares existentes em nossa terra é o fato de não somente diagnosticar o problema, como também apresentar a solução através de um procedimento mágico denominado ebó.

Tradicionalmente o Jogo de Buzios é praticado e várias formas (maneiras de se jogar buzios), método muito conhecido e respeitado é o sistema dos Odu de Ifá. Os Odu de Ifá são divididos em duas categorias distintas, a saber:

Os Odu Meji (duplo ou repetidos duas vezes). São em números de dezesseis e compõem a base do sistema, sendo por isto conhecido também como Odu Principais.

Os Omo Odu ou Amolu, resultado da combinação dos 16 Meji entre si, o que proporciona a possibilidade de surgimento de 240 figuras compostas ou combinadas que somadas aos dezesseis principais totalizam o numero de 256 figuras oraculares.

Conheça os 16 Meji Odu Ifá


Categorias: ,

Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

23 comentários:

  1. gostaria de saber quem ralmente e meu pai de cabeça ja jogei oxalagian, oxumare logunede fiquei em duvida qual

    ResponderExcluir
  2. desculpe a demora para responder, pois o aviso de email de comentários está falhando as vezes, mas vamos lá, olha realmente é bem difícil e complicado ver orixá no jogo de buzios, Porque: algumas filosofias de Ifá diz que Buzios (meridilogun) não pode ver orixá, mas pela filosofia do candomblé o jogo de buzios realmente só pode confirmar o orixá quando o filho de santo estiver fazendo o orixá, até lá eu não diria com tanta certeza qual é orixá de nenhuma pessoa. Os pais de santo sabem disso, que a pessoa pode ser aparentemente de um orixá a vida toda, e chegar na hora de sua feitura de Cabeça (rapar o santo) o verdadeiro se aprensetar, então aconselho você a entrar em uma casa de santo, e se estiver continuar e ter bastante atenção em relação a isso, pois se fizer o santo errado, o proprietário (dono verdadeiro da cabeça) irá reclamar com certeza seus direitos, mas se tiver mais alguma dúvida é só falar

    ResponderExcluir
  3. Boa noite ou Bom dia. Gostaria de saber como posso pedir a Oxalá e Xango, para me guiarem para uma casa onde posso fazer o meu Santo, gostaria de ir para uma casa cujo o babalorixa fosse de confiança e boa intule e bom ao ponto de fazer o santo correto e as coisas do meu santo, além de ter axé para fazer o meu santo. pode me orientar uma forma de pedir a esses dois orixás cujo estão muito presentes em minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão acredito que seja melhor você pedir a Bara Exú (Orixá), que lhe guie para algum lugar melhor, pois este sim está muito mais ativo em nosso plano, claro que não lhe impede de reforçar o pedido.

      Talvez peça ajuda a alguém que jogue búzios para perguntar a Exu o que ele quer e quem o orixá precisa para tudo isso, pois eu poderia lhe dar diversas coisas para estar fazendo, mas como isso é algum importante e delicado, acredito que seja melhor estar confirmando tudo isso.
      Mas as vezes teremos que bater cabeça mesmo. Sorte axé!

      Excluir
  4. Não sabia onde postar minha duvida, então vou postar aqui.
    Fui desenvolvido num terreiro de Umbanda, fui batizado, tenho meus guias.
    No início desse ano meu antigo terreiro fechou e entrei pra um terreiro que toca Candomblé e Umbanda.
    E sou lá talvez o único caso de pessoa que é rodante na Umbanda, mas não sente nada no Candomblé.
    Isso é normal? É comum casos de pessoas que pessoas rodantes na Umbanda, mas que não sentem nada no Candomblé?
    Até de ogan já me chamaram no Candomblé por eu não virar no santo, ai acabo ajudando em outras coisas. Esses dias por exemplo numa obrigação, acabei ficando responsável por ajudar nas coisas que envolviam os bichos.
    Existe isso de ser rodante na Umbanda e ogan no Candomblé?
    Enfim, é uma duvida que me atormenta.
    Obrigado desde já,

    ResponderExcluir
  5. Olha sua pergunta é bem interessante, vamos por partes.

    Você agora é de Candomblé e já virava (recebia) na Umbanda, então não pode ser Ogan. O Orixá certamente irá lhe pegar na hora certa, agora se sua casa fala que você por não receber Orixá é Ogan.... Ai eu não sei... Na minha cultura você nunca seria um Ogan.

    Se você sente dúvida quanto aos procedimentos de sua casa não custa nada da uma olhada em outro jogo de búzios, para ter certeza do que pode estar acontecendo.

    Outro ponto é que um Abian (não iniciado) não tem Obrigação nenhuma de virar com Orixá antes da feitura. (também pode ser isso).

    O que eu peço é que tenha paciência, estude, faça perguntas a quem possa responder, pois ficar com certos tipos de dúvida não é legal.

    Amigo eu te desejo muita sorte nesse seu novo caminho e o Orixá é um encanto que pode te contaminar de axé a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  6. nasci no dia 09/01/1969ás 14;05 na cabala carrego dois7,8 no lado esquerdo e 10 nos pés,mas toda casa q chego diz q sou de oyá pq,minha placenta é 5 dizem q sou herdeira,q tenho q dar continuidade mas ñ tenho vontade acha q nem cabeça p isso,oq eu faço detalhe sou rodante mas o santo ñ me pega,me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marron olha eu entendo seu problema, mas contudo você deve atentar para o seguinte conselho referente ao aceitar seu caminho espiritual:

      Você ajoelha e aceita seu destino (como amor e fé)
      você ajoelha e não aceita seu destino (o destino irá forçar você aceita-lo)

      Quando nós concordamos em reencarnar um orixá grande (semi Deus) nos conta qual irá ser seu destino e como irá se comportar neste caminho, mas mesmo assim aceitamos e precisamos de força e orientação até que possamos entender de verdade qual é realmente a direção a ser tomada.

      Sobre não virar com Orixá, isso é com tempo e o tempo dele não é igual ao nosso. Espero que encontre o sua direção e claro que a ajuda e orientação dos orixás. Eu fiz sua Cabala:

      As pessoas nascidas sob este signo são perseverantes, duras e inflexíveis. A busca constante de auxilio para seus problemas, em nada muda a atitude das pessoas em relação a elas.
      Não crêem em nada nem em ninguém, mas podem facilmente ser levadas por superstições tolas que nem sempre são aceitas pelos demais.

      Dotados de muita inteligência e excelente memória, assimilam com facilidade tudo o que se proponham a aprender, negando-se entretanto, a transmitir seus conhecimentos, preferindo antes, usá-los como instrumento de manipulação de tantos quantos deles dependerem.
      No amor, são desconfiados, mas muito zelosos do objetivo de seus sentimentos.

      Excluir
  7. Boa Noite,

    Sou umbandista, e estou com muita duvida referente o meu santo de cabeça, já jogaram os búzios para mim, e o pai de santo falou que sou de Oya e logun, porem antes de jogar os búzios eu recebia ''Oxum'', hoje Oya toma com mais frequência meu ori, porem sinto muita dor de cabeça e uma forte tristeza se não cantam para Oxum, e como se ela falasse para mim por que tocaram para Oya e não tocaram para mim, fora que também recebo ''Ogum, Yemanja e ate Omolu'', estou muito confuso com tudo isso, e já me falaram ate que eu tenho espinha de pai de santo, e que tenho uma missão espiritual....

    Me ajudem por favor, nasci em 20/06/1985 as 12:00 hs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, olha cara você realmente tem caminhos sim tanto para Yansã quanto para Oxum, mas para melhor definir o seu caminho espiritual só procurando um jogo de búzios. Agora para ter certeza quanto a confirmação do seu Orixá, infelizmente só um feitura de santo, pois só na iniciação para haver confirmação do dono do seu Ori (Orixá da cabeça). Sorte axé irmão!

      Excluir
  8. Eu tenho uma dúvida, minha namorada jogou búzios cartas por mais de uma vez e até disse que conversou com entidades e me disse que eu a trai e estou mentindo pra ela porem isso não é vdd eu ja conversei con ela já disse todo qur podia eu realmente não estou mentindo nem escondendo nada dela mas como no jogo mostrou ela não acredita em mim estou desesperado pois iriamos nós casar e por conta disso estamos nós separando, o que pode ta acontecendo? Pq no jogo mostrou algo que não aconteceu?? Lembrando que eu não tenho motivos pra mentir aqui, estou realmente num beco sem saida agradeço muito se puder me ajudar?? Somos do candomblé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo caso não consiga esclarecer seu problema com a sua namorada, peça pra ela para falar comigo, pois infelizmente confiamos em pessoas para jogar que acabam por dizer coisas que podem prejudicar outras diretamente. Eu mesmo já fui vítima disso, pois se uma mulher vem até um jogo de buzios (pessoas não confiáveis) é claro que o normal é que um Homem seja infiel, eu em particular não tenho a coragem de falar uma coisa que não tenho certeza, e muito menos inventar algo. Me desculpe pela demora e caso ela queira ou você podemos dialogar pelo facebook para maiores esclarecimentos. sorte axé!

      Excluir
  9. Eu tenho uma dúvida, minha namorada jogou tanto búzios quanto cartas por mais de uma vez e até já conversou con entidades e me disse que eu a trai e estou mentindo pra ela, mas eu mão fiz isso nem estou mentindo, já conversei com ela já falei tudo que podia mas ela não acredita em mim pq o jogo continua confirmando pra ela. Estou desesperado pq iamos nós casar e por conta disso estamos nos separando. Eu não sei o que fazer lembrando que eu não tenho motivos pra mentir aqui. Agradeço se poderem me ajudar não sei mais o que fazer. Somos do candomblé

    ResponderExcluir
  10. eu sou feita no Sabto filha de Iemanjá Ogunté com oxossi e xango na consulta que fiz pela data do nacimento deu iançã , faz muitos anos que estou afastada, mas fiz a obrigação de 1 anos , meu Pai de Santo faleceu não fiz nada , devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, este calculo é para os orixás ancestral (heranças de família). O orixá de cabeça só pode ser confirmado dentro de uma obrigação. Caso você sinta dúvida sobre isso procure um bom jogo de búzios. Sorte axé!

      Excluir
  11. Jogando búzios é possível descobrir traição e detalhes da suposta traição? Com quem foi e detalhes do ato?gostaria de saber pois minha noiva jogou e disse q a trai e ainda disse como e com quem. E possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, é possível sim, mas isso é mais o próprio médium que está jogando, o jogo de búzios em si não é para isso. Ele fala de traição amorosa, mais nomes, detalhes, etc, está mais direcionado a visão do executor do jogo. sorte axé!

      Excluir
  12. sou nascido em 01/10/2000 qual e meu orixa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, aqui mesmo no site, procure por Cabala, ou qual é o meu orixá. Sorte axé!

      Excluir
  13. Olá, eu sou cristã mas tenho muito interesse na Umbanda. Ultimamente tenho procurado muito sobre os jogos de Búzio, entretanto, não tenho encontrado uma resposta sobre como realmente funciona o jogo.
    Como funcionam as conchas? Elas abrem sozinhas ou o próprio pai-de-santo as abre?
    As miçangas já tem de ficar dentro do tabuleiro ou só após o Orixá responder?
    Obrigada desde já! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, os búzios são abertos pela pessoa, agora sobre as regras dos elementos, não é algo que se pode estar falando abertamente para os não iniciados na religião, pois nós temos nossos preceitos de jura em não falar os fundamentos da religião. Se você quer aprender a jogar búzios, precisa procurar uma casa de santo de candomblé e entrar para casa de santo.

      Excluir
  14. Oi boa tarde gostaria de saber como sei quem Carrego,quem e dono da minha cabeça etc,fui em uma consulta com Zé pilitra e ele me Falou que tem uma Padilha da estrada como sabe mais profundo?pela data de nascimento da pra saber 29/05/1991 as 19:15 da noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina é mais aconselhável que procure um jogo, pois irá ter certeza dos seus protetores. Sorte axé!

      Excluir

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top