Yemanjá foge para o mar com ajuda de Xangô

Postado por: Ebomi at 22:16 0 Comentários
Conta a lenda que o Orixá Yemanjá foge para o mar com a ajuda de Xangô. Conta-se que ela foi casada com Okere. Como Yemanjá não suportava mais os mals tratos do seu marido “Okere” decidiu então ir embora, então ela resolveu fugir para a casa do pai Olokum

Okere mandou um exército atrás dela mas, quando estava quase sendo alcançada, Yemanjá logo se transformou num rio “Odo Iyá – Mãe do rio” para correr mais depressa. Mais adiante, Okere a alcançou e pediu que voltasse; como Yemanjá não atendeu, ele se transformou numa montanha, barrando sua passagem do rio até as águas do mar. 


Orixá Yemanjá no Candomble

Então Yemanjá pediu ajuda a Xangô; o orixá do fogo juntou muitas nuvens e, com um raio, provocou uma grande chuva, que encheu o rio; com outro raio, partiu a montanha em duas e Yemanjá pôde correr para o mar.

Qualidades, Caminhos do Orixa Yemanja

Saudação de Yemanjá: Odô Iyá – Mãe dos rios
Dia da semana: sábado e de todas yabas (santas mulheres)
Adimu (comida): Dibô

Canticos de Yemanjá no Ketu com letra e tradução



Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top