Xangô o Orixá respresenta o poder

Postado por: Ebomi at 10:13 0 Comentários
O orixá Xangô, em seu avatar Ayrá é a força representada pelo som do trovão, e no avatar Aganju, é a terra firme, Sángó, Shangô como é conhecido em outras culturas.

É um Santo que representa o poder em todas as suas dimensões: da riqueza, da sedução, da justiça, da força física, da inteligência. È irmão de Ogum, por parte de mãe, e também de Oxossi, sendo um filho mais caseiro e próximo de Yemonjá.

É um Santo que representa o poder em todas as suas dimensões,: A riqueza, da sedução, da justiça, da força física, da inteligência.

È irmão de Ogun, por parte de mãe, e também de Oxossi, sendo um filho mais caseiro e próximo de Yemonjá.
  • Xangô Aganju

Xangô Aganju, a terra firme, apaixonou-se por sua mãe Yemonjá, o mar, perseguindo-a por longo tempo até que ela, cansada, caiu e Aganju a possuiu. Deste incesto nasceram outros orishás, filhos de Yemonjá e Aganju, entre eles os vunges.

Orixá Xangô - shango - sango - chango

Xangô era extremamente mulherengo e competitivo, tendo roubado as mulheres favoritas dos dois irmãos, às quais seduziu com sua beleza, inteligência e poder, pois ele reinou sobre todas as terras.
Teve como esposas Oxun, a deusa do amor e da beleza, roubada de Oxossi, o deus das matas, e Iansã, a sensual deusa dos ventos e tempestades, roubada do irmão Ogun, o deus da guerra.

Ele manteve sempre três esposas, sendo a terceira delas a poderosa Oba, guerreira forte, a única a enfrentar Ogum numa luta física (embora, perdendo a luta). Senhora dos segredos da cozinha, aos quais ele não resistiu, embora Obá não fosse uma mulher bonita.

Em suas lutas Xangô conta sempre com a vidência e magia da deusa dos rios, Oxum , com a coragem e impetuosidade de Iansã e com a força bruta de Obá.

Xangô mora num palácio nos céus, onde prepara as chuvas para sua mãe Yemonjá. Tem poderes secretos, possuí machado bipene é o portador de sua justiça. O barulho dos trovões é o machado de Shangô caindo do céu para fazer justiça.

Características de Xango

  • Dia da semana: quarta-feira
  • Cores: vermelho e branco
  • Símbolo: ODÉ (machado de dois cortes)
  • Comida: Amalá (quiabo moído)
  • Saudação: Kaô Kabiecilê, Xangô!Folha: ori pepê, louro, saião
  • Odu regente: Ejilaxegborá
Veja mais sobre este Santo:
Deixe um comentário,  comente sobre este santo.


Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top