Exu Orixá ajuda um homem a trapacear

Postado por: Ebomi at 20:45 0 Comentários
Conta a Lenda que Exú Orixá ajuda um homem a trapacear, havia um homem que falava horrores de tudo e de todos. Um dia o rei tomou ciência desse seu hábito e o intimou a depor.

Diante do rei, o homem não só confirmou todas as coisas que vivia a dizer como também acrescentou mais um desaforo: se o rei quisesse ver do que ele era capaz, que mandasse plantar em duas covas sete inhames assados e, dentro de doze dias, os inhames brotariam e dariam folhas.
Tudo isso deveria ser feito na presença de todos.

Exú orixá

Todos estavam ansiosos em presenciar o prodígio e o rei marcou a data para o desafio.
O homem, então, para se safar daquela situação difícil, procurou um adivinho, que o aconselhou a fazer um Ebó.

Tudo pronto, veio Exu e ambos combinaram a estratégia para o caso. Foram juntos para o local onde estavam plantados os inhames. Quando estavam próximos de lá, Exú Orixá, que ia na frente, chamou a atenção dos guardas para uma coisa jamais vista: todos, de fato, viram bois trepados no telhado de um curral.

Enquanto isso, o homem pôde mudar os inhames assados, trocando-os por inhames que brotavam, sem que nenhum guarda visse o que ele fazia.

Assim, sua promessa pareceu estar cumprida diante do pois que os guardas atestaram que os inhames assados haviam brotado sem a interferência de ninguém.
Por isso, o homem foi gratificado pelo rei e por todos, tornando-se muito rico.

Mais sobre Exú Orixá

Oriki de Exú Orixá (reza, saudação)

 



Este Oriki do Orixá Exú é utilizado para saudar este Orixá nas horas de suas obrigações, oferendas, pedidos, agrados e etc.


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top