Ebó – Significado Completo

Postado por: Ebomi at 15:30 86 Comentarios
ebós, o que significa Qual o significado de um ebó? Dando seguimento em meu trabalho em ensinar o pouco que sei dentro do culto religioso ao Orixá (candomblé ou Umbanda), trago hoje de uma forma bem explicativa e cultural o significado de um Ebó, já que boa parte dos espíritas acham que ébo é a simples ação (macumba) de se retirar algum negativo (mal) de uma pessoa. O termo ebó  tem pelo menos 2 significados práticos. O primeiro quando é usado para denominar um processo de limpeza, chamado também de sacudimento por muitos.

O segundo quando é usado genericamente para o ato de fazer uma oferenda e as vezes para a oferenda em si, não importando se esta oferenda é uma comida ou sangue.  

A palavra ebó – significa sacrifício e devemos entender isso de uma forma ampla e não somente o que requer sangue. O ebó uma oferenda a ser feita para os ancestrais ou orixá (òrìà) em agradecimento por bênção recebidas ou na intenção de resolver problemas ou obstáculos, abrir portas e oportunidades. Os itens normalmente se compõe de itens comestíveis como frutas frescas, água, bebidas destiladas, mel e azeite. Além disso o ebó (ẹbọ) pode conter outros itens como dinheiro, roupas, búzios e ervas. Alguns tipos de ebó são colocados dentro de casa e outros devem ser colocados no tempo. Ebó , é assim uma oferta ritual, um forte elemento e o motivo final do processo de consulta ao oráculo. Ele tem uma função central no processo de consulta. O ritual de oferta consiste de uma liturgia elaborada com objetivo de apresentar uma comida e bebida através dos quais o homem manipulará e usará para intermediar com as divindades em seu próprio benefício.

O relacionamento entre os seres humanos e as divindades é expressado e obtido através da execução de rituais e liturgias, e isso ocorre em qualquer religião sendo essa, a ritualização, a base da necessidade e existência das religiões uma vez que a sua razão é a ligação entre o homem e o divino.

A colocação ou citação do oráculo como parte do processo de um ebó é intencional, em se tratando de Candomblé ou de Ifá, não existe sentido em se estabelecer a necessidade de se fazer um ebó  sem que o oráculo esteja envolvido. Estamos tratando de uma processo de transmissão, equilíbrio e reposição de axé  através de orixá e com a interferência de um “operador” qualificado o sacerdote, dessa forma a necessidade disso, a composição, local, etc. tem que ter sido definido através do oráculo, é assim que as coisas funcionam, isso não é Umbanda. Os rituais e liturgias conectam o mundo físico ao mundo espiritual de forma a trazer harmonia e equilíbrio para o nosso dia a dia.

A realização das liturgia e rituais através do ebó re-ordena e corrige o relacionamento entre a divindade e o homem trazendo o equilíbrio que se deseja. Segundo Abímbọ́lá, todo conflito no cosmo Yorùbá pode ser eventualmente resolvido através do uso do ebó. O sacrifício é a rama que traz a solução e tranquilidade ao universo e que ordena os problemas do dia a dia.  

Quatro coisas são importantes para a eficácia de um ebó .


  - A primeira é o correto uso de cada elemento ritual que é especificado para o odù que foi revelado na consulta ao oráculo. - Segundo isto tem que ter objetivo e propósitos reais e sinceros. - Terceiro, tem que ser espiritualmente tratado por sacerdotes.  - Quarto, existe a necessidade de existir uma integração entre o sacerdote, o consulente e as forças espirituais que serão movimentadas para se obter o resultado desejado. Mais ainda, quando este relacionamento é próximo, as ervas, se forem necessárias, irão curar de fato. Algumas vezes o ebó  não virá na forma de uma oferenda física, mas sim através de regras de comportamento e proibições. Por exemplo, não frequentando alguns lugares, não consumindo determinado tipo de alimento, não fazendo determinado tipo de tarefa ou comportamento, adotando uma rotina de rezas, etc.. Uma parte muito importante de um ebó (ẹbọ) é se determinar a quantidade de tempo que ele vai ficar exposto e o local onde será colocado depois.

Alguns Odú podem permitir colocar seu ebó (limpeza) em uma lixeira, mas normalmente algum lugar da natureza poderá ser a melhor escolha. Esta definição é parte do processo do oráculo. Mas em relação a seu significado o mais importante é entender que o ebó é mais do que um conjunto de itens físicos. Ele é parte de um sistema de forças e energia que é movimentado no momento em que se inicia a consulta ao oráculo, quando Olódùmarè se utilizará de Orunmilá e de seus ministros, os orixá  e ancestrais, para poder mudar ou corrigir uma determinada situação, e neste processo, exu é o elemento transportador de energia, ou axé. Assim todo o conjunto espiritual que compõe os fundamentos da religião se movimentam através de uma simples consulta a Ifá, ou seja, um jogo de búzios. Não podemos entender o significado de um ebó (ẹbọ) se não compreendermos este sistema metafísico que está envolvido e suas diversas engrenagens.

Abaixo coloco um vídeo apropriado para aqueles que nunca viram um ebó sendo feito, no caso é um ebó de limpeza para retirar negatividade.
Ebó de Araiê, trabalho que é feito para despachar negatividades da parte de Egun e de Exú.
A antigamente apelidada como (limpeza de corpo) feito para desobstruir todos os caminhos da vida tanto financeiro, profissional ou amoroso.

Cada terreiro ou Ilê faz de maneira diferente dependendo da nação.



Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

86 comentários:

  1. estou com uma duvida: hj se completa 9 dias que passei por um ebó de limpeza pra tirar egum e maria mulambo na denominação ANGOLA, inclusive estou na diéta que me foi impósta a 17 dias a cumprir. A duvida é que além destes 17 dias tambem só posso usar roupas clara, restritas de alguns alimentos e por fim tenho que usar 2 contraegum 1 em cada braço e mas 3 guias no pescoço ( rosa,branca e verde)...Isto é assim mesmo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã(o), sobre o resguardo isso fica a cargo da cultura da casa, isso também pode mudar de cultura para cultura, e de ebó para ebó, então caso você tenha alguma dúvida sobre o tempo e as restrições procure alguém que seja da casa para te esclarecer. Tudo bem que eu ache que 17 dias de resguardo pode ser um pouco elevado para um Ebó, mesmo assim não faça nada que vá de contra o que lhe foi determinado (tabú, ewó, restrições). Sorte axé irmã!

      Excluir
    2. alberto meu futuro zelador queria te perguntar sobre esta afirmação que o rapaz falou sobre o trabalho que ele fez para tirar a pomba gira maria mulambo?? isto existe?? como assim tirar a maria mulambo é uma pomba gira maravilhosa pelo que sempre soube antes de falar tem que pedir agô para ela pois so aceitou este nome pela humildade dela e quando vem é a um consulente é para tirar o mulambo da pessoa e torna la nobre com ela é !!! mas me responde meu querido amigo como assim tirar maria mulambo ?? isto existe ??? beijos e muitos abraços te adoro de coração espero um dia poder conhece lo !!!

      Excluir
    3. meu querido e futuro baba alberto ((rss)) queria lhe perguntar mais uma coisa entre tantas dúvidas que tenho pois amo minha religião . Queria saber se é verdade que o primeiro ebó sempre quem precisa fazer é o babalorisá pois contera rezas e muito asé dele para tranmitar este trabalho coisa que o filho hainda esta em processo de aprendizagem é verdade mesmo que o primeiro ebó quem faz é o pai??? beijos e muito abraço meu futuro baba rss

      Excluir
    4. Olá irmã tudo bem?! me desculpa demorar a responder, mas é que estava com Dengue. Olha sobre tirar a Pomba Gira não é interessante, pois ela faz parte dos Eguns Xebô (espíritos bons). que tem o papel de nos proteger. As vezes as pessoas apanham, são cobradas por Exú e acham que a solução é retirar a Entidade, sendo que esta foi designada para nos acompanhar, junto com outros Eguns protetores, inclusive o Macho. Sorte axé irmã!

      Excluir
  2. Oi meu pai de santo disse que eu preciso fazer un ebo , meus caminhos estao confusos e estou com um egun ele disse que preciso ficar 3 dias na casa acho que de resguardo isso ta certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, olha isso vai depender do que mais tem para se fazer, pois ebó não retém o filho dias na casa, apenas em obrigações adicionais, então se certifique que realmente é só o Ebó de descarrego (saraieieô). Sorte axé!

      Excluir
  3. Uma pessoa pôde passar seu próprio ebo ja iniciada na religião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivonete, isso vai depender do Ebó, mas existe várias formas de você se limpar pessoalmente. Sorte axé!

      Excluir
    2. Como poderia fazer isso??? Essa limpeza eu mesma fazendo?

      Excluir
  4. Quando a pessoa vai fazer um ebó,ela tem um relacionamento , ela não pode tocar ,beijar a pessoa com quem se relaciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante o processo nunca, agora depois, isto irá depender de cada cultura (candomblé, Ifá, Nações) irmã. Sorte axé!

      Excluir
    2. Boa noite. Esta também é minha dúvida. Qual o tempo de duração desse processo?

      Excluir
  5. BOA NOITE AMIGOS.FIZ ESSE BANHO ME SINTO TAO BEM.AGORA É ESPERA QUE MEUS CAMINHOS ABRIREM..AXÉ TODOS.

    ResponderExcluir
  6. Olá caros amigos e irmãos de fé. Sou Cleber de Xangô.
    Uma dúvida tenho estudado alguns pontos sobre ebó.
    Minha dúvida. Ebó é uma oferenda ou sacrifício que fazemos em pedido ou agradecimento ao orixá entregando em algum ponto de força (natureza), ou é um "banho"? Passasse os elementos no corpo da pessoa e depois despacha-se?

    ResponderExcluir
  7. Irmão EBÓ é um termo utilizado, não significa apenas limpeza, os elementos são passados no corpo para troca de energia (dependendo o que está se fazendo). Nos encaminhamos para que se conclua o ritual e alguém o receba (Exú) e leve a oferenda até os céus para que possa trazer de volta o Axé.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde. Estou com uma dúvida. Fui em um terrero e candomblé e o Zelador da casa me disse em consulta que preciso fazer um sacudimento. Antes disso tinha ido em um templo de Ifa que em atendimento disse que preciso fazer um ebo. Posso fazer os dois trabalhos? Um complementa o outro. São coisas diferente. Por favor preciso muito de ajuda estou passando por momentos de muita turbulência. Preciso s uma orientação urgente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã não desmerecendo o jogo de búzios, mas se no templo de Ifá lhe disse que precisa fazer um Ebó, faça, espere os 16 dias de Ifá, e se tudo ocorrer bem, não há necessidade de fazer o Ebó no Candomblé.

      Excluir
  9. Olá minha mãe foi em uma casa de umbanda e o pai de SANTO disse que fizeram uma macumba pra ela com o exu 7 Almas... como fazer para espantar essa entidade??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um jogo para Exú poder apontar o melhor Ebó para se fazer, pois sem ele não haverá sucesso no que se faz.

      Excluir
  10. Fizeram magia negra ao meu marido,ele saiu de casa.fiz consulta de oráculo e aconselharam fazer um ebo.Tire minhs dúvida.O ebo resolve este problema.

    ResponderExcluir
  11. Ola, fiz um ebó para limpeza comum. O pai de santo me falou de umas estrições, como por exemplo que nao podia estar em lugares com bebidas durante 3 dias... Só que, no mesmo dia que fiz o ebó, fui buscar minha filha de noite numa festinha Julina e fiquei um pouco no ambiente.... Estou morrendo de medo, oque pode acontecer cmg ?????
    Levaria uma surra do santo? Como seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã se é apenas isso, pode ficar despreocupada, pois não tem problema. sorte axé!

      Excluir
  12. Por favor,quanto tempo um ebó p abrir caminhos demora p começar a fazer efeito ? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso dependerá do jogo realizado em que foi pedido e permitido o Ebó para essa finalidade.

      Excluir
  13. Olá, joguei búzios, sou umbandista e foi me dito que preciso fazer um Ebó para a Exu, um Ebó para quebrar feitiço e um agrado para Oxum.

    Foi me dito que na Umbanda não há meios de quebrar o que está me derrubando.

    Gostaria de saber até quando isso é verdade, pois foi dito aqui mesmo que há outras maneiras de chegar no mesmo resultado.

    Muito obrigado!

    Axé e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão(a), é fato que você só conseguirá esse tipo de ebó (oferenda) lá, pois o Exú do jogo trás a mensagem do que é aceito pelos orixás, no caso o ebó que lhe foi determinado, na Umbanda você conseguirá autorização do próprio exú para tal finalidade, talvez em outro jogo de búzios, em uma casa de Axé (nação), ou Culto a Orunmilá. sorte axé!

      Excluir
  14. Fiz um ebó escondido do meu marido....pai de santo me informou , nada de carne vermelha, feijão, arroz, roupa escura....mas no dia seguinte meu marido querendo fazer amor, tentei enrolar ele e não consegui.....e agora? Meu ebó perdeu efeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. retorne ao zelador que fez o ebó, e ele irá tomar as providências em relação a isso, mas só o jogo poderá determinar.

      Excluir
  15. Olá. Joguei buzios esses dias e o pai disse que tenho que fazer um ebo de 9 pra quebra de feitiço e cortar pra um exu que me guardará. Oque quer dizer ebo de 9? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caminho do Odu 9, provavelmente (Ossá) foi quem lhe deu um caminho de ebó para tirar as feitiçarias. sorte axé

      Excluir
  16. Sou médium ,mas fizeram-me magia negra bastante poderosa.e então tive que iniciar o ébo.sera de 3 sessões.a primeira foi na sexta e ainda me dói o corpo. Fui fechada para que nada entre e apenas para que sàia.nessa sessão o pai de santo me proibiu de tomar café,usar roupa preta e comer sopa 3 vezes ao dia.estou a fazer tudo direitinho.agora estou com algumas dúvidas me disseram que por eu ter mediunidade depois de tratada irei ter que trabalhar.sexta será a 2 sessão e para a outra sexta irei passar por uma roda de fogo e que aí irei ficar mal.irei ficar de cama. Agora pergunto o pai de santo que falou comigo vê tudo que faço? Estas dores são normais? Eu irei ter o meu próprio pai de Santo? Ainda vou sofrer mais? Sinto-me cansada com dores de corpo de cabeça.se eu não trabalhar depois será perigoso.? A minha alma foi entregue a algum pai? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, eu acho que você precisa de uma orientação espiritual para definir alguns aspectos, e claro se certificar de que esses trabalhos realmente são necessários e se surtiram efeito. Me adicione no facebook: https://www.facebook.com/JuntosnoCandomble

      Excluir
  17. Seu Alberto, meu marido me abandonou gravida, e depois descobri que ele tinha uma amante... meu bebe tem 4 meses já e praticamente não temos mais quase contato... consultando um pai de santo ele informou que foi feito uma amarração à ele e fazem 3 meses que ele está fazendo axes e trabalhos pra quebrar a amarração e desde o início o pai de santo me disse que viu que ele vai voltar sim pra nossa família... como estou desesperada pois cada vez mais meu marido se afasta de mim, o pai de santo disse q terá que fazer um ebo pra mim... minha dúvida... se desde o início o pai de santo ( que é de extrema confiança) viu que ele volta, independente das circunstâncias, realmente Acontece? E com o Ebó, a situação será resolvida mais rapidamente? Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Seu Alberto, meu marido me abandonou gravida, e depois descobri que ele tinha uma amante... meu bebe tem 4 meses já e praticamente não temos mais quase contato... consultando um pai de santo ele informou que foi feito uma amarração à ele e fazem 3 meses que ele está fazendo axes e trabalhos pra quebrar a amarração e desde o início o pai de santo me disse que viu que ele vai voltar sim pra nossa família... como estou desesperada pois cada vez mais meu marido se afasta de mim, o pai de santo disse q terá que fazer um ebo pra mim... minha dúvida... se desde o início o pai de santo ( que é de extrema confiança) viu que ele volta, independente das circunstâncias, realmente Acontece? E com o Ebó, a situação será resolvida mais rapidamente? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, olha não estou falando que seja o casa, mas as vezes tem supostos pais de santo que se aproveitam dessa situação para ludibriar as pessoas, procure um jogo de Ifá para se certificar que realmente é este o caso. sorte axé.

      Excluir
  19. Boa noite!!
    Fiz um ebo p abrr caminho, tomei banho c ervas e fiz um agrado p 7 saias. Isso ira abrir meus caminhos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza irá ajudar muito, e desculpe pela demora pra responder.

      Excluir
  20. Boa noite!Pai sou iniciante no axé....Pai meu namorado mudou do dia pra noite,meu pai jogou pra me e disse que eu tenho coisa feita do meu antigo casamento é que minha felicidade está em meu nsmorado,solicitou um ebo,ele disse que esses feitos passado empede minha felicidade será que depois do ebo meu namorado volta a ser como antes,ele diz que me ama mas está confuso e nunca se afasta de vez de me.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã peço que se certifique que realmente é isso que está ocorrendo, procure um jogo de Ifá com um babalawo. sorte axé!

      Excluir
  21. Boa noite, estou iniciando no candomblé e uma entidade do meu pai de santo me disse o nome de duas entidades que supostamente me acompanha e pediu para que eu fizesse um corte para essas entidades. E eu gostaria de saber oque pode vir a acontecer depois desse corte já que ainda nao rodei e nem abriram jogo pra confirmar as entidades. Corro algum tipo de risco se esse corte for feito para as entidades errada?
    Desde ja obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmão isso é visto e confirmado no jogo, é claro que deve acreditar em seu zelador, cajo depois disso ocorra alguma dúvida, procure outra orientação.

      Excluir
    2. Boa Noite! Fui em um terreiro e a pomba gira 7 saias disse q eu precisava fazer um Ebo pro amor , pois venho passabdo por tribulações no casamento. Logo em seguida o pai da casa jogou os buzios e neles Segundo o pai era necessario fazer dois ebos 9 e 10 e que minha sogra mais uma ex do meu marido tinham feito um trabalho para nos afastar e para que eu nós dois nao prosperemos e que eu nao arrume emprego.Poderia me dizer o q seriam a numeração desses Ebos e pra que servem?

      Excluir
  22. Olá por gentileza uma dúvida, o ebó pode ser feito sem a pessoa esta presente? O meu marido não acredita, e foi informado que preciso levar uma peça de roupa dele (suja no caso usada) para fazer o ebo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso irá depender muito do tipo de ebó (comida, limpeza, oferenda, etc..), isso só vendo qual é realmente o caso do seu marico, isto só pode ser determinado pelo oráculo (jogo).

      Excluir
  23. fiz um ebó exu posso fumar maconha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fazendo isso só está alimentando o lado negativo do próprio odu (caminho) de exú, não deverá esperar boas coisas. Juízo.

      Excluir
  24. Boa noite. Estou em uma situação bem turbulenta. Minha ex sogra e meu ex sogra fizeram um ebo em mim e no meu ex esposo juntos. Me colocaram de Costa para ele... grudados um de Costa para o outro. Fizeram o ebo. E estou vivendo agora um inferno... mas já me falarm que isso tem haver com oq estou passando. Isso realmente foi algo ruim que fizeram para mim? Nesse mesmo dia eu passei muito mal e até hj estou passando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila me desculpe a demora, olha a coisa mais correta a se fazer é procurar um bom jogo para se certificar se isso é verdade, caso seja, o jogo lhe orientará a fazer algum ebó para se livrar desse mal. Sorte axé.

      Excluir
  25. Olá, boa noite! O ebó é para pessoas que são do candomblé ou pessoas que não são iniciadas e que simpatizam muito podem fazer? Uma mãe de santo que eu confio muito e que foi minha professora na faculdade jogou búzios pra mim como forma de ensinar sobre o candomblé. Meu pai e minha mãe são Xangô e Iemanjá, tenho apenas isso de conhecimento mas sinto uma feição enorme pela casa dela. Como faço para pedir um ebó a ela? Ela que vê a necessidade? Estou passando por uma depressão há 4 anos devido a duas pessoas muito ruins que cruzaram o meu caminho e a influência de muita energia negativa de todos lados. Todas as áreas da minha vida estão ruindo e não estou vendo muita expectativa na vida. Queria limpar por completo tudo que me afeta pois sei que sou uma pessoa muito boa e tou destinada a coisas grandes, mas não sei como dar o primeiro passo para reverter todas essas coisas ruins. Como devo fazer?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Bom dia.Poderia me explicar o que é um ebo de regresso?é pra exu?

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde !
    Fiz um e boa e tenho que cumprir preceito de 9 dias, sei que não posso ter relações sexuais durante o preceito e beijar na boca também é proibido ?

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde, quanto tempo um ebó para separar um casal leva para dar resultado , ouvi falar que são 21 dias é verdade ? Ou leva mais tempo?

    ResponderExcluir
  29. Boa noite fiz alguns ebos que o pai de santo me disse que eram necessários para limpeza a 4 dias e tinha algumas restrições posteriores como não comer determinados alimentos eu vim me propiciando o tempo todo só que agora por descuido meu filho pequeno me trouxe 2 mini empadinhas e sem me lembrar comi e eu não podia comer frango,isso me trará consequências ruins?

    ResponderExcluir
  30. Bom tarde gostaria de saber na cartas deu caminho financeiro fechado ela me pediu procura terreiro para eu fazer ebó abrir caminhos . posso fazer em casa?

    ResponderExcluir
  31. BOA TARDE!
    EU FIZ UM EBÔ A UM MÊS ATRAS E NO DIA DO OCORRIDO EU FIZ TUDO CERTINHO COMO MANDA O FIGURINO.
    POREM NO OUTRO DIA EU BEIJEI O MEU COMPANHEIRO E COM 7 DIAS DEPOIS NOS TIVEMOS RELAÇÃO.
    POR A CASSO EXISTE ALGUMA POSSIBILIDADE DO TRABALHO TER DADO ERRADO POR CONTA DO BEIJO.
    ESPERO ANSIOSA A SUA RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  32. Oi Boa tarde!! Eu tirei um ebo .porque estava com feitiço. A ex mulher do meu ex namorado mandou muita coisa pra gente separar. Enfim após separação eu tirei ebo. Mas já faz 1 mês e 2 dias e n vejo nada. Diferente, isso assim msm. Porque a nossa separação foi devido muita macumba. Eu tirei ebo e por ele n acredita foi tirado na foto. Dele queria saber. Se pode ser tirado na foto. E demora qto tempo efeito. Porque sinceramente n vi nada. Foi tirado tido negativo. Colocado pisitivo

    ResponderExcluir
  33. Olá! O ebó é capaz de fazer com que a pessoa amada fique com vc?

    ResponderExcluir
  34. Bom dia o meu nome é Claudio,me disseram que eu tenho Iansã como orixá principal(joguei os buzios)é que ela tem uma pomba gira e não um Exu ,e que isso interfere nos meus relacionamentos com as mulheres (isso explicou muita coisa na minha vida )e que tenho que fazer um trabalho para tirar a pomba gira e botar um Exu de frente isso é comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no Candomblé falam muito sobre isso, mas na minha cultura em particular eu não concordo muito bem, mas respondendo sua pergunta, existe sim.

      Excluir
  35. bom dia meu nome e Cláudio eu fiz um ebo e no terceiro dia eu cortei o cabelo o pai de Santo nao me falou que não podia e agora ,será que perdi tudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que não, mas isso depende muito do tipo de ebó, para saber peça ele que olhe o jogo e pronto.

      Excluir
  36. E normal depois da limpeza de Exu sentir calafrios cansada sem disposição ainda não acabou o resguardo de 9dias tô no terceiro aínda e normal?

    ResponderExcluir
  37. irmão não se toma ebo para tirar pombo-gira e nem exu dos caminho da vida de ninguem,se toma ebo para dar caminho ao lado negativo deste exu ou pombo-gira e posicionar essa entidade para o seu lado positivoe nao se pode esqueçer de presentiar esse exu.pois e e e sempre sera dos seus caminhos de luta e preperidade

    ResponderExcluir
  38. Olá boa noite .. fiz um ebó de limpeza cumprir todos os resguardos faz mas de dois meses isso .. eu estou livre das demandas ,feitiços ,atrasos de vidas e etc. ?! E outra fizeram coisas pra me separar do meu ex ,nesse caso era necessário fazer algo pra ele tbm ou através da minha limpeza foi resolvido ?! Mas eu não tenho mas contato com ele devido as porcarias que fizeram .. estou livre de tudo que me mandaram? O jogo ainda pode mostrar que tem FEITIÇOS ou não

    ResponderExcluir
  39. Olá. Perguntei a um pai de santo da ubanda sobre uma limpeza espiritual para tirar energias negativas. Ele disse que teria que tirar as cartas para ver o que esta se passando e o que fszer. Se for o caso, será feito um ebó .Eu queria saber se nas cartas da realmente pra saber porque me sizem que é nós Búzios.

    ResponderExcluir
  40. Estou passando por um problema de saúde, insuficiência crônica renal e gostaria de saber se existe algum tipo de ebó p me ajudar na montagem nhã cura. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora, mas é precido procurar uma casa de Ifá, pois para saber qual é o Ebó especifico para sua situação.

      Excluir
  41. Oi estou pra fazer um ebo , minha esposa esta com algo e me falaram que eh bom pra quebrar o feitiço q foi feito
    O feitiço era pra e caiu na minha esposa , agora não sei se funciona o ebo devido ela não acredita muito nessas coisas. Com o Ebó consigo desfazer o que foi feito ?

    ResponderExcluir
  42. Olá, me ajude por favor.
    Fui submetido a um ebó no último dia 27/11. Na parada, me foi pedido um frango branco, que consequentemente foi sacrificado.
    Então, já no ritual, houve um momento que foi preciso abrir a boca/bico do frango e que eu precisava falar bem baixinho o que "o problema que me incomodava.. ". Só que falei tão baixo, mas tão baixo, e com a voz falhando, que não sei "fui ouvido" ou compreendido ou se foi o suficiente para o meu problema parar pra dentro da boca do frango e assim ele, frango, junto do meu "problema", ser sacrificado.
    OU, bastava mesmo as minhas intenções ali? Porque sinceramente, concentração e intenção não faltou ali.
    Me respondendo, desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão um conselho que eu posso lhe dar é que procure uma casa de Ifá, pois muitos sacerdotes fazem o que conhecem, mas isso não significa que eles façam errado, apenas fazem as coisas dentro de suas limitações religiosas, então procure uma casa de Ifá com a Rama afro cubana, pois tenho certeza que lá você irá encontrar respostas, e nunca ficará preso a um achismo de se faltou fé no que disse, pois ao meu ver isso não é motivo para o trabalho (cerimônia) não ter dado certo. sorte axé.

      Excluir
    2. Infelizmente, apenas o jogo pode determinar o que há ou caso exista algo ainda.

      Excluir
  43. Tenho passado por problemas de relacionamentos em geral, irritada por pouca coisa, relacionamento amoroso conturbado, devido meu namorado ser médium sensitivo e não se prpteger eu acabo sofrendo as influências também... Nós buzios, descobri que Oyá e Iemanjá Ogunté estão brigando pela minha cabeça... E que a entidade que me acompanha e feminina, mas não foi possível ver qual era essa entidade.
    A mãe de santo recebeu instrucoes para realizar um Ebó de limpeza, oferecendo um galo a Exu sexta a noite, e realizando o Ebó na segunda.
    E possível que mesmo após o Ebó realizado e o resguardo feito corretamente, esse relacionamento não de certo, devido ao fato dele ser medium e estar desprotegido?

    ResponderExcluir
  44. Olá a todos! Eu estou tão animado! Agradeço ao Dr. Akhere por trazer de volta o meu ex-marido e trouxe muita alegria para mim hoje! Akheretemple@yahoo.com ou whatsapp ele +38972751056 é certamente o melhor conjurador de feitiços on-line, se você precisar de seu ex-amante de volta rápido! E o resultado dele é garantia de 100%

    ResponderExcluir
  45. Tudo graças ao grande Padre edede por me ajudar a restaurar meu casamento quando eu ensinei que toda a esperança estava perdida. Este Padre me ajudou, e meu relacionamento agora é perfeito. Contato para qualquer trabalho espiritual @ (ededetemple@gmail.com) Seu parceiro definitivamente vai te amar ou whatsapp @ +38972751056

    ResponderExcluir
  46. O que acontece depois de um ebo para Oxalá abrir caminhos.

    ResponderExcluir
  47. Olá gostaria de fazer uma pergunta?
    O Ebó pode ser feito em casa um homem e uma mulher?

    ResponderExcluir
  48. Ebó em casa pode ser feito um homem e uma mulher?

    ResponderExcluir
  49. Fui numa asa de pai de santo e ele fez ebo pra mim e meu marido. Fez tambem umas oferendas que foi preciso. Pagamos 7mil reais? É normal ser caro assim?

    ResponderExcluir
  50. Fui numa asa de pai de santo e ele fez ebo pra mim e meu marido. Fez tambem umas oferendas que foi preciso. Pagamos 7mil reais? É normal ser caro assim?

    ResponderExcluir
  51. Ola tudo bom? Eu iniciei o processo de restricao pois fiz um ebó e me deram 7 dias pra nao usar preto e vermelho entre outras coisas. So que ontem eu dormi com um shorts preto, oq acontece? Pois nao podia usar o preto, to desesperado

    ResponderExcluir
  52. Olá, fiz um ebó para tirar magia e abrir caminhos. Agora estou com fortes dores de cabeça. É normal sentir isso? Faz parte da limpeza?

    ResponderExcluir
  53. Ola gostaria de saber se a limpeza de egum tira feitiços e magias feitas

    ResponderExcluir
  54. Ola gostaria de saber se a limpeza de egum tira feitiços e magias feitas

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top