Nanã tem um Filho com Oxalufã: Lenda

Postado por: Ebomi at 10:46 2 Comentarios
Conta a Lenda que Nanã tem um filho com Oxalufã, ela era considerada grande justiceira. Qualquer problema que ocorresse, todos a procuravam para ser a juíza das causas. Mas sua imparcialidade era duvidosa.

Oxala e nana tem um filho - buruku - oxalufan - oxaguian - ogum - exu - egun

Os homens temiam a justiça de Nanã, pois se dizia que Nanã só castigava os homens e premiava as mulheres. Orixá Nanã Buruku tinha um jardim com um quarto para os Egunguns,  que eram comandados por ela.

Se alguma mulher reclamava do marido, Nanã mandava prendê-lo.
Batia na parede chamando os Egum.
Os Eguns assustavam e puniam o marido. Só depois Nanã o libertava.

Ogum foi reclamar a Ifá sobre o que ocorria.
Segundo Exu, conhecido como bisbilhoteiro, Nanã queria dizimar os homens.
Os orixás reunidos resolveram dar um amor para Nanã para que ela se acalmasse e os deixasse em paz.

Orixá Nanã tem Um filho com Oxalá”


Os orixás enviaram Oxalufã nessa missão. Chegando à casa de Nanã, Oxalufã foi servido com ricos alimentos. Mas o velho pediu-lhe que fizesse um suco de igbins, de caracóis. Oxalufan (mais velho), muito sábio, fez Nanã beber com ele o suco.
Nanã bebeu do omi eró, a água que acalma (ou água do segredo). Assim Nanã foi se acalmando.

Cada dia que passava Nanã se afeiçoava mais a Oxalufã. pouco a pouco Nanã foi cedendo aos pedidos de Oxalá. Mas até então Nanã não havia mostrado a ele seu jardim.

Um dia uma mulher queixosa do marido procurou Nanã, ela, aconselhada por Oxalufã, quis ouvir ambos os cônjuges, não só a mulher, mas também o seu marido. Nanã tinha se acalmado. Mostrou de vez todo o seu reino a Oxalufã. Mostrou também como comandava os eguns. Oxalá observou tudo.

Um dia, quando Nanã se ausentou de casa, Oxalá ou (Obatalá) vestiu-se de mulher e foi ter com os eguns. Com a voz mansa como a da velha, Oshalá ordenou aos eguns que dali em diante eles atenderiam aos pedidos do homem que vivia na casa dela.

Em sua volta Nanã foi surpreendida com a afirmação de Oxalá, que ele também mandaria nos eguns.
Mesmo contrariada, Nanã acatou o dito, pois estava enamorada do velho, queria ter com ele um filho.

Mas Oxalá disse a Nanã que não poderiam ter esse filho, pois ambos tinham o mesmo sangue. Nanã estava inconformada e não aceitou o interdito.



Nanã preparou uma comida contendo um pó mágico e o pó fez com que Osalá adormecesse. Aproveitando-se do sono de Oxalufã,  Nanã deitou-se com ele e engravidou. Quando acordou, Oxalá ficou muito contrariado.

Não podia mais confiar em Nana, pois Nanã se aproveitara do sono de Oxala. E Oxalá teve que abandonar Nanã, e nunca mais retornou.

OLUBAJÉ COMPLETO COM LETRA E TRADUÇÃO



Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

2 comentários:

  1. La historia es muy linda pero corrijan , porque escriben todos los nombres y confunde a los nuevos. Oxalufa Oxala Oshala Osala obatala.

    ResponderExcluir
  2. estou escrito neste site a anos, tenho guardado tudo que recebo, gosto muito, excelente.Gostaria que me respondesse o seguinte fui raspado e cotulado no cambondle, depois abandonei por vários motivos, tem como me recuperar o que já fiz. Nasci dentro da umbanda, fui para S.Paulo, onde fiz o camdomble, durante anos, adoravá o que faziafaz mais de 40 anos, que abondonei, existe possibilidade de voltar novamente ao camdomble...Obrigado

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top