Como Oxumarê Serve À Oxum e Xangô?

Postado por: Ebomi at 09:53 0 Comentários
Como o Orixá Oxumarê serve à Oxum e Xangô? Conta a lenda (iton) que o Orixá Oxumarê passou a servir ao Orixá Oxum e Xangô (o rei de Oyó) e quando Xangô e Oxun quiseram se casar, perceberam que seria difícil viverem juntos, pois a casa de Oxum era no fundo do rio e Xangô morava por cima das nuvens. então, resolveram arranjar um criado que facilitasse a comunicação entre os dois.

Orixá Oxumarê, Osumare, bessen, vodum, dan, candomble, gege, jeje

Falaram com Oxumarê (Bessen), que aceitou servir de mensageiro entre eles. só que, durante a metade do ano em que é o arco- íris, Oxumarê levava as águas de Oxum para o céu; não chovia e a terra ficava seca.

Por isso, Oxumarê resolveu que, nos seis meses em que fosse cobra, deixaria o serviço. nesse período, xangô precisa descer até Oxum, e então acontecem os temporais da estação das chuvas. Então é assim que Orixá Oxumarê serve a Oxum e Xangô. Este Orixá é muito respeitado e adimirado dentro do culto ao Orixá (Candomblé ), mas é um Vodum típico da Nação Jejê.

Conheça mais sobre este Orixá:


ORAÇÃO AO PAI OXUMARÉ


Oxumarê se tornou rico ao fazer Ebó: Lenda


Oxumarê: Quem é este Orixá?


Oxumarê e suas Qualidades de Orixá


As Ervas do Orixá Oxumarê: Ewê – folhas


Comida para Orixa Oxumare



Cantigas de Oxumarê



Compartilhe o vídeo e se inscreva no Canal do Alberto Ebomi (CANAL) e diga não a intolerância religiosa!


Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top