Qualidades de Oxumarê Orixá

Postado por: Ebomi at 11:31 7 Comentarios
Conheça as Qualidades de Oxumarê, também conhecido como Bessen (o Deus da cobra) e suas cantigas deste Vodun representam o arco-íris.

Como todos conhece o Orixá Oxumarê (Bessen) representa a cobra que morde seu próprio rabo representando a ligação e a continuidade do mundo material e espiritual (reencarnação).

No final do artigo você poderá ver o vídeo do Deus "Vodun" do Jejê com cântico mais sua letra em yoruba.

Qualidades de Oxumarê - Caminhos, tipos - dan - bessen - orisa - candomble - orishaOrixa do arco iris

Qualidades de Oxumaré

também conhecido como Bessen “O Deus da Cobra”.

Dan - Corresponde ao nome Jeje de Oxumaré e, no Alakétu, constitui uma qualidade deste último: é a cobra que participou da criação. É uma qualidade benéfica, ligada à chuva, à fertilidade e à abundância; gosta de ovos e de azeite de dendê. Como tipo humano, é generoso e até perdulário.

Dangbé - É um Oxumaré mais velho que seria o pai de Dan; governa os movimentos dos astros. Menos agitado que Dan, possui uma grande intuição e pode ser um adivinho esperto.

Becém - Dono do terreiro do Bogun, veste-se de branco e leva uma espada. Becém é um nobre e generoso guerreiro, um tipo ambicioso, combativo de Oxumaré, menos afectado e menos superficial que Dan. Aido Wedo, também é uma qualidade de Oxumaré conhecida no Bogun.

Azaunodor - É o príncipe de branco que reside no Baobá, relacionado com os antepassados; come frutas e “leva tudo de dois”.

Frekuen - É o lado feminino de Oxumaré, representado pela Serpente mais venenosa. O lado masculino de Oxumaré é geralmente representado pelo Arco-Íris.

Orixá Oxumarê possui ainda vários outros nomes na África como no Brasil, que como acontece com todos os outros Orixás, se referem a cidades, lendas ou cultos específicos de uma determinada região, e com isso ganha suas particularidades e costumes; alguns dessas outros nomes são: Akemin, Botibonan, Besserin, Dakemin, Bafun, Makor, Arrolo, Danbale, Foken, Darrame, Araka, Averecy, Akoledura e Bakilá.

É muitas vezes discutida também a sua natureza andrógina, ou se quisermos, a sua dupla natureza masculina e feminina, mas sobre este tema, vou preferir mais adiante, neste mesmo blog, apresentar um artigo que fala deste aspecto da natureza do Vodun e com isso, procurarei desmistificar umas quantas situações em torno do tema. você gostou do artigo das qualidades de Oxumarê Orixá, então vai gostar de ler as cantigas, oferenda, lendas e sua sauação.

Xirê do Orixá Oxumarê no Ketu 




Veja os outros Artigos
  1.  CANTIGAS DE OXUMARE ORIXAS

  2. Comida para Orixa Oxumare ou Bessen – adimu – agrado

     

  3. Orixá Oxumarê - Serpente e o Arco-iris

     

  4. OXUMARÊ / BESSEN / LENDA

     

  5. Oriki de OXUMARÊ (saudação, Louvação, Reza, Invocação)


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

7 comentários:

  1. É como diz Aline, da Cidade das Pirâmides: “Entidades são nossas identidades ligadas aos seres da natureza, Orixás e Raios por sintonia de vibração”. www.deolhonomundo.com

    ResponderExcluir
  2. Sonhei que estava bolando com orixá oxumare e me botavam a prova dentro de um posso com redemoinho e a energia era bem forte cheguei acorda com o corpo estrmecendo oque siginifica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonho muito bonito e cheio de fundamentos, mas para ter certeza só indo a um Osode (jogo).

      Excluir
  3. Oxumare tem fundamento com iemanjá?

    ResponderExcluir
  4. Poderia me falar sobre araka , só um pouco rsrsrs?

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top