Oxumarê e suas Qualidades de Orixá

Posted by Alberto Ebomi at 11:31 1 Commentario

Qualidades do Orixá Oxumaré também conhecido como Bessen “O Deus da Cobra”.

Como todos conhece o Orixá Oxumarê (Bessen) representa a cobra que morde seu próprio rabo representando a ligação e a continuidade do mundo material e espiritual (reencarnação). No final do artigo você poderá ver o vídeo do Deus "Vodun" do Jejê com cântico mais sua letra em yoruba.

Oxumarê Orixa do arco iris


Oxumarê também tem suas qualidades (caminhos) que estão relacionados abaixo.


Dan - Corresponde ao nome Jeje de Oxumaré e, no Alakétu, constitui uma qualidade deste último: é a cobra que participou da criação. É uma qualidade benéfica, ligada à chuva, à fertilidade e à abundância; gosta de ovos e de azeite de dendê. Como tipo humano, é generoso e até perdulário.

Dangbé - É um Oxumaré mais velho que seria o pai de Dan; governa os movimentos dos astros. Menos agitado que Dan, possui uma grande intuição e pode ser um adivinho esperto.

Becém - Dono do terreiro do Bogun, veste-se de branco e leva uma espada. Becém é um nobre e generoso guerreiro, um tipo ambicioso, combativo de Oxumaré, menos afectado e menos superficial que Dan. Aido Wedo, também é uma qualidade de Oxumaré conhecida no Bogun.

Azaunodor - É o príncipe de branco que reside no Baobá, relacionado com os antepassados; come frutas e “leva tudo de dois”.

Frekuen - É o lado feminino de Oxumaré, representado pela Serpente mais venenosa. O lado masculino de Oxumaré é geralmente representado pelo Arco-Íris.

O orixá possui ainda vários outros nomes na África como no Brasil, que como acontece com todos os outros Orixás, se referem a cidades, lendas ou cultos específicos de uma determinada região, e com isso ganha suas particularidades e costumes; alguns dessas outros nomes são: Akemin, Botibonan, Besserin, Dakemin, Bafun, Makor, Arrolo, Danbale, Foken, Darrame, Araka, Averecy, Akoledura e Bakilá.

É muitas vezes discutida também a sua natureza andrógina, ou se quisermos, a sua dupla natureza masculina e feminina, mas sobre este tema, vou preferir mais adiante, neste mesmo blog, apresentar um artigo que fala deste aspecto da natureza do Vodun e com isso, procurarei desmistificar umas quantas situações em torno do tema.

Você pode conhecer mais sobre Oxumarê:

 

  1. CANTIGAS DE OXUMARE ORIXAS

     

  2. Comida para Orixa Oxumare ou Bessen – adimu – agrado

     

  3. Orixá Oxumarê - Serpente e o Arco-iris

     

  4. OXUMARÊ / BESSEN / LENDA

     

  5. Oriki de OXUMARÊ (saudação, Louvação, Reza, Invocação)

     

    Xirê do Orixá Oxumarê no Ketu 



Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

Um comentário:

  1. É como diz Aline, da Cidade das Pirâmides: “Entidades são nossas identidades ligadas aos seres da natureza, Orixás e Raios por sintonia de vibração”. www.deolhonomundo.com

    ResponderExcluir

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top