Um dia, Ogum lançou-se contra a cidade de lrê, cujo povo o odiava muito. Ogum destruiu tudo, cortou a cabeça do rei de lrê e a colocou num saco para dá-lá a seu pai. Alguns conselheiros de Odudua souberam do presente que Ogum trazia para o rei seu pai.
Os conselheiros disseram a Oduduwa que Ogum desejava a morte do próprio pai para usurpar-lhe a coroa. Todos sabem que nenhum rei deve ver a cabeça decapitada de outro rei.
O Orixá Ogum não conhecia esse tabu.
Odudua imediatamente enviou uma delegação para encontrar Ogun fora dos portões da cidade. Após muitas explicações, então Ogum concordou em entregar a cabeça do rei da Cidade de lrê aos mensageiros de Odudua. O perigo havia acabado.
Ogum fora encontrado antes de chegar ao palácio de seu pai. Como Odudua queria recompensar o seu filho mais querido, presenteou Ogum com o reino de lrê e com todos os prisioneiros e as riquezas conquistadas naquela guerra. Assim Ogum tornou-se o Onirê, o rei de lrê.
gente sou filhio de logunede nao sou iniciado se deus quiser vou me iniciar em outubro sou muito novo inexperiente tem varias coisas que numca entendo
ResponderExcluir