Onde Ogum destruía uma cidade, Ajagunã construía outra maior e mais próspera. Conquistavam para seu povo todos os campos de inhame e todas as riquezas em ouro e escravos.
.
O jovem Oxaguian nao tinha descanso, Lstava sempre provocando novas situações, obrigando todo mundo a trabalhar e progredir.
Onde a paz resultava em calmaria e preguiça ele provocava a discórdia e o movimento, ninguém podia se acomodar na presença de Ajagunã.
Um dia, entre uma batalha e outra, Ajagunã foi à cidade de Ogum em busca de munição. lá chegando, viu que o povo festejava.
Tinham acabado a construção de um palácio novo, que ofereciam para o seu rei Ogum.
A eles perguntou Ajagunã:
"Que fazeis agora que o palácio está feito?". Responderam eles:
"Descansamos de nosso feito. Festejamos".
Disse Ajagunã:
"Vosso rei está em guerra e tardará. Aproveitai o tempo e fazei um trabalho melhor. Um palácio mais belo e resistente, do qual ele haverá de mais se orgulhar".
E tocou a parede do palácio com sua espada eo palácio ruiu.
Ajagunã voltou para a guerra e quando, de outra feita, à cidade retornou, lá estava o palácio refeito, maior, mais imponente, mais bonito.
Ao povo que comemorava com festas a conclusão da nova fortaleza de Ogum, perguntou Oxalá Ajagunã:
Que fazeis agora que o palácio está feito?". Responderam eles:
Descansamos de nosso feito. Festejamos".
Disse Ajagunã:
"Vosso rei está em guerra e tardará.
Aproveitai o tempo e fazei um trabalho melhor.
Um palácio mais belo e resistente, do qual ele haverá de se orgulhar".
E derrubou o palácio de novo. E tantas vezes isso se repetiu que os habitantes daquela cidade se transformaram num povo de grandes construtores e sua engenharia é reconhecida até os dias de hoje.
Porque Oxoguiã não gosta de ver ninguém parado.
O dia da semana de Oxalá no Candomblé é sexta-feira, sua saudação é Epa, Epa babá, suas cores são o branco, Oxalá é também cultuado na Umbanda, tendo Jesus como sincrestismo, suas contas são todas brancas, ou Branca com Azul (Oxaguian).
Quando um zelador morre é feito o axexê ritual funebre e o espirito do morto egum volta para reencarnar no aye terra ou não minha pergunta alberto é com relaçaõ ao filho de santo que tem assentamento ele tem que procurar outro zelador para dara andamento e se for destruido o assentamento na casa ele tem que fazer outro assentamento para orixa?
ResponderExcluirO ritual fúnebre é só para o zelador, os Ibás (assentamentos) dos filhos de santo não são mexidos, mas caso aconteça algo, não há problemas em assentar novamente o Orixá, pois ele é energia (vento), então não se prende absolutamente a nada. Sorte axé!
Excluir