Nada pode ser alcançado sem sua mediação, ele vive aposentado e raramente desce ao mundo como energia. Olofin é quem distribuiu o Axé para cada Orixá (sua relação com as energias da natureza) e tem os segredos da criação.
Olofin permitiu que ele descesse à terra para Orunla (Orunmila) como um profeta, ele pode usar todos os orixás, mas para evitar a morte ele usa Osun. É recebido em Ifá. Aquele que estabeleceu sua fundação não pode fazer nada sem primeiro atender a ele. Seu ashe e contato direto com os homens é reservado para pouquíssimos sacerdotes.
Patakies de Olofin: Lenda
Quando o mundo só era habitado pelos orixás e pelos homens criados por Obatalá, eles viajavam do Céu para a Terra sem nenhum obstáculo. Um dia, um casal subiu ao palácio de Olofin para pedir a ascensão da procriação, depois de muito pensar que o criador concordou, mas com a condição de que a criança não ultrapassasse os limites de ayé, a Terra. O casamento concordou. Meses depois, a criança nasceu, que estava crescendo sob a supervisão de pais que toleravam todos os seus sentimentos ruins.
Um dia ele caminhou secretamente pelo país e chegou ao espaço de Orun, o Paraíso. Lá ele zombou dos orixás, fez todo tipo de malícia e não respeitou os que o repreendiam. Olofin, observando o que estava acontecendo, pegou sua equipe e lançou-a com tanta força que Orun foi separado de Layé (terra) pela atmosfera que se espalhava entre eles. A partir desse dia, os homens perderam a possibilidade de subir ao palácio do Criador (Deus).
eu gostei mais eu queria saber os nome do orixa, e como joga os busio
ResponderExcluir