Quem é OLÓFIN ou OLÓFI?

Postado por: Ebomi at 18:28 0 Comentários
Quem é OLÓFIN ou OLÓFI? Ele é a terceira manifestação de OLODUNMARÉ, do Yorubá Òlófin (dono do palácio). Seu palácio é o céu e sua corte real os Orixás. É ele que está em contato direto como os homens através dos Orixás, é ele quem os dirige e supervisiona seus trabalhos. Nada se consegue sem sua mediação. Vive retirado e poucas vezes baixa ao mundo como energia.

Olorun - olorin - olofi - olodumare - olodunmare - orixas -candanmble - umbanda - deuses - santos - orishas

Olófin é quem repartiu o axé a cada Orixá (sua relação com as energias da natureza) e tem os segredos da criação. Olófin permitiu que Orunmilá baixasse a Terra como profeta utilizando todos os Orixás, e para prevenir da morte apoia os homens em Ozun. Os Babalaôs o recebem em Ifá. Aquele que tenha o seu assentamento, não pode fazer nada sem antes atende-lo. Seu axé e contato direto com os homens estão reservados a poucos sacerdotes.

OLÓFIN


Olófin, este vocábulo que começa com a sílaba Òló que significa extensão, expansão e conclui com a sílaba Fin, que quer dizer “pinta”, “mancha” dentro da imensa extensão ou espaço desse mundo. É por isso que Olófin é o primeiro responsável, ante Olodumaré, por todas as cabeças e coisas que existem nesse mundo e com poder sobre os outros santos ou deidades já conhecidos de nossa religião como, por exemplo: Oduduwá, OLOKUN, ORISHAOKO E YEWÁ.

Olófin é a cabeça direta de todas as coisas que estão em relação direta com Olodunmaré sobre a face da Terra. É por isso que todos os santos têm que contar com a aprovação de OLÓFIN para a realização de todas as coisas e atos da vida.

A imagem ou secretos consagrados a Olófin só podem ter um OMOCOLAGBA, Oluwós que regem em Oruminlá , OBA que é o signo pelo qual está conceituado como OMOCOLAGBA. Essa pessoa necessita saber todos os segredos e preparar-se devidamente em ORIXÁ e depois passar pelo mesmo processo em Orunmilá e então seria quando dita pessoa viria a ser um verdadeiro OMOCOLAGBA.

Pode ter Olófin aquele Oluwó que dentre todos os Babalaôs seja ele o maior em Orunmilá. Então nas mãos desse Oluwó estará OLÓFIN e levará o adjetivo de OGBA no seio dos Oluwós e os Olo-Oshas (Omo Orixás) também. Os ONI Xangô são mais aptos e solicitados a exercerem as funções de OMOCOLAGBA. Nenhum santo pode substituir OLÓFIN em suas funções ante OLODUMARÉ neste mundo.

Pataki de Olófin: História – Iton – Lenda


Quando o mundo só estava habitado pelos Orixás e os homens criados por Oduduwá e Obatalá, estes viajavam do céu para a terra sem nenhum obstáculo. Um dia um casal subiu ao Palácio de Olófin e pediu-lhe o axé para a procriação. Depois de muito pensar, o criador consentiu, mas com uma condição, de que o filho não transpassasse os limites do Layé (Terra). O casal esteve de acordo e assim aceitou.

Meses depois nasceu o filho. Ele foi crescendo aos olhos da vigilância dos pais que toleravam todas as suas malcriações. Um dia as escondidas ele atravessou o espaço e chegou ao Orún (céu) o céu. Ali zombou dos Orixás, fez todo tipo de travessuras e faltou como o respeito com quem o repreendia. Olófin que observava o que acontecia, tomou seu bastão e o lançou com tanta força que Orún (Céu) se separou de Layé pela atmosfera que se estendeu dentre os dois. Desde esse dia os homens perderam a possibilidade de subir ao Palácio do Criador.

No Candomblé pouco se escuta falar sobre Olofin, mas no culto africando e santeria de cuba, é muito importante e comum rogar por ele (rezar).

Cânticos dos Orixás com Letra e tradução de Exú à Oxalá



Cantigas (orin) de todos Orixás com suas respectivas letras e traduções de Exú, Ogum, Oxossi, Obaluaiê (Omolu), Ossain, Oxumarê, Ewá, Nanã, Obá, Yansã, Xangô, Oxum, Logum, Yemanjá, Oxalá.

fonte: Ifanilorun


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top