Quem é o Orixá Ewá ou Yewa?

Postado por: Ebomi at 21:25 16 Comentarios

Quem é o Orixá Ewá ou Yewá? Quem é esta santa?

Orixá Ewá também conhecida como Ìyá Wa ou Yewá. Assim como Iemanjá e Oxum, também é uma divindade feminina das águas e, às vezes, associada à fecundidade. É reverenciada como a dona do mundo e dona dos horizontes, tem seu culto particular no Brasil nas casas de santo de Candomblé, não possuindo culto em terreiros de Umbanda. Em algumas lendas aparece como a esposa de Oxumarê e pertencendo a ela a faixa branca do arco-íris, em outras como esposa de Obaluaiê ou Omulu.

Quem é o Orixá Ewá ou Yewá

Ewá é a divindade do rio Yewá. Na Bahia é cultuada somente em três casas antigas, devido à complexidade de seu ritual. As gerações mais novas não captaram conhecimentos necessários para a realização do seu ritual, daí se ver, constantemente, alguém dizer que fez uma obrigação para Ewá, quando na realidade o que foi feito é o que se faz normalmente para Oxum ou Iansã.

O desconhecimento começa com as coisas mais simples como a roupa que veste, as armas e insígnias que segura e os cânticos e danças, isso quando não dizem que Ewá é a mesma coisa que Oxum, Iansã e Iemanjá.

Orixá que protege as virgens e tudo que é inexplorável. Ewá tem o poder da vidência, Sra. Do céu estrelado rainha dos cosmos. Ela está o lugar onde o homem não alcança.

Seu símbolo é o arpão, pode também carregar um ofá dourado, uma espingarda ou uma serpente de metal.

Às vezes, Ewá é considerada a metade mulher de Oxumarê, a faixa branca do arco-íris. Ela é representada também pelo raio do sol, pela neve. As palmeiras com folhas em leque também simbolizam Ewá - exótica, bela, única e múltipla.

Na verdade ela mantém fundamentos em comum com Oxumarê, inclusive dançam juntos, mas não se sabe ao certo se seria a porção feminina, sua esposa ou filha. Quando cultuada na nação Keto, Ewá dança, ilu, hamunha e aguerê, Na cultura jêje, onde suas danças são impressionantes, prefere o bravun e o sató e dança acompanhada de Oxumare, Omolu e Nanã.
Nas festas de Olubajé, Ewá não pode ser esquecida, deve receber seus sacrifícios, e no banquete não pode faltar uma de suas comidas favoritas; banana-da-terra frita em azeite.

 

CARACTERÍSTICAS DO ORIXÁ EWÁ

Cor Carmim

Fio de Contas - coral, amarelo, dourado

Ervas de Ewá:
Arrozinho, baronesa (alga ), golfão.

Símbolo: traz nas mãos um Arpão

Pontos da Natureza Linha do Horizonte.

Flores flores brancas e vermelhas

Metal Ouro, prata e cobre

Saúde problemas respiratórios e intestinais


Dia da Semana Sábado

Elemento Água
Chakra -

Saudação de Ewá: Hihó (Rirró)

Bebida Champanhe

Animais: Sabiá e sertente

Comidas de Ewá: Banana inteira feita em azeite de dendê com farofa do mesmo azeite (milho com coco, batata doce, canjiquinha) (Recebe oferendas em rios e lagos).
Data Comemorativa 13 de dezembro

Sincretismo de Yewá: Nossa Senhora das Neves

Ewó: Incompatibilidades Galinha, Aranha, Teia-de-aranha

O QUE REGE EWÁ


Limpa o ambiente, traz harmonia, alegria e beleza

LENDA DE EWÁ


Porque Ewá Não Aceita Galinha Ewá, certa vez indo para o rio lavar roupa, ao acabar, estendeua para secar. Nesse espaço veio a galinha e ciscou, com os pés, toda sujeira que se encontrava no local, para cima da roupa lavada, tendo Ewá que tornar a lavar. 

Enraivecida, amaldiçoou a galinha, dizendo que daquele dia em diante haveria de ficar com os pés espalmados e que nem ela nem seus filhos haveriam de comê-la, daí, durante os rituais de Ewá, galinha não passar nem pela porta.

Canticos de Ewá no Candomblé – Ketu + letra


Categorias: , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Não irmã! Sobre a parte onde é feito Oxum ou Yansã, acontece quando o orixá não irá mais pegar a cabeça da pessoa devido as quisilas de Yewá. Então outro Orixá será feito, e é muito comum essas pessoas serem feitas desses orixás, mas não é absoluto.

      Excluir
    2. Boa tarde, o que pode fazer Ewá não pegar a cabeça da pessoa?

      Excluir
  2. Fui feiita de yewa qdo tinha sete meses fiz comfirmaçao e a obrigaçao de tres anos hj estou com 32 gostaria de por minhas obrigaçoes em dia.Existe a possibilidade de Yewa nao responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se fizer tudo o que Yewá pedir, muito provavelmente ela irá virar sim. sorte axé!

      Excluir
    2. A palavra yewa QR dizer (a mãe pura)se essa pureza foi feita qnd jovem.entao não importa pra yewa se vc vai dá continuidade ou nao,mas sim q se tiver dela pegar sua cabeça ela vai pegar,pois o q importa pra yewa foi o encanto de ser feito numa criança virgem e pura.

      Excluir
  3. E possivel voce ser dessse orixa e depois mudar? - indo pra iansa ou oxum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O culto a Yewá é bem complicado, no Brasil caso não seja feita deste Orixá, poderia fazer outro, mas no culto deste Orixá você não seria feita, aqui no Brasil temos culturas diferentes em alguns aspectos, mas na regra não se pode fazer um Orixá eu não é seu. sorte axé

      Excluir
    2. Não existe troca de orixá,uma vez q o oráculo ifá determinou q realmente este orisa é seu.vc vai nascer viver crescer e morrer deste orixá.

      Excluir
  4. Yewa só é feita na cabeça de moças virgens?

    ResponderExcluir
  5. não !! ewá segundo os itãs não vira em cabeças de Homens mais em Mulher sem problemas!!! Orixá é energia e fundamento!! ase!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd yewa qnd se aparece em ifá pra cabeça de homens ela entrega este ori pra oxalá.

      Excluir
  6. Dps que perde a virgindade Ewa continua cm vc? Quem assume a cabeça vai ser o seu segundo santo com o q vai assumir a Ewa, mas ela vai ficar cm vc msm assim né? Só q sem ser de cabeça? Ent vc fica com 3 orixás?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro Orixá irá ser feito (iniciado), não terá varios orixás de cabeça, pois só existe apenas 1 dono do Ori.

      Excluir
  7. eu só homem virgem é ja recebi ewa

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top