Quem é o Orixá Ewá ou Yewa?

Posted by Alberto Ebomi at 21:25 5 Comentarios

Quem é o Orixá Ewá ou Yewá? Quem é esta santa?

Orixá Ewá também conhecida como Ìyá Wa ou Yewá. Assim como Iemanjá e Oxum, também é uma divindade feminina das águas e, às vezes, associada à fecundidade. É reverenciada como a dona do mundo e dona dos horizontes, tem seu culto particular no Brasil nas casas de santo de Candomblé, não possuindo culto em terreiros de Umbanda. Em algumas lendas aparece como a esposa de Oxumarê e pertencendo a ela a faixa branca do arco-íris, em outras como esposa de Obaluaiê ou Omulu.

Quem é o Orixá Ewá ou Yewá

Ewá é a divindade do rio Yewá. Na Bahia é cultuada somente em três casas antigas, devido à complexidade de seu ritual. As gerações mais novas não captaram conhecimentos necessários para a realização do seu ritual, daí se ver, constantemente, alguém dizer que fez uma obrigação para Ewá, quando na realidade o que foi feito é o que se faz normalmente para Oxum ou Iansã.

O desconhecimento começa com as coisas mais simples como a roupa que veste, as armas e insígnias que segura e os cânticos e danças, isso quando não dizem que Ewá é a mesma coisa que Oxum, Iansã e Iemanjá.

Orixá que protege as virgens e tudo que é inexplorável. Ewá tem o poder da vidência, Sra. Do céu estrelado rainha dos cosmos. Ela está o lugar onde o homem não alcança.

Seu símbolo é o arpão, pode também carregar um ofá dourado, uma espingarda ou uma serpente de metal.

Às vezes, Ewá é considerada a metade mulher de Oxumarê, a faixa branca do arco-íris. Ela é representada também pelo raio do sol, pela neve. As palmeiras com folhas em leque também simbolizam Ewá - exótica, bela, única e múltipla.

Na verdade ela mantém fundamentos em comum com Oxumarê, inclusive dançam juntos, mas não se sabe ao certo se seria a porção feminina, sua esposa ou filha. Quando cultuada na nação Keto, Ewá dança, ilu, hamunha e aguerê, Na cultura jêje, onde suas danças são impressionantes, prefere o bravun e o sató e dança acompanhada de Oxumare, Omolu e Nanã.
Nas festas de Olubajé, Ewá não pode ser esquecida, deve receber seus sacrifícios, e no banquete não pode faltar uma de suas comidas favoritas; banana-da-terra frita em azeite.

 

CARACTERÍSTICAS DO ORIXÁ EWÁ

Cor Carmim

Fio de Contas - coral, amarelo, dourado

Ervas de Ewá:
Arrozinho, baronesa (alga ), golfão.

Símbolo: traz nas mãos um Arpão

Pontos da Natureza Linha do Horizonte.

Flores flores brancas e vermelhas

Metal Ouro, prata e cobre

Saúde problemas respiratórios e intestinais


Dia da Semana Sábado

Elemento Água
Chakra -

Saudação de Ewá: Hihó (Rirró)

Bebida Champanhe

Animais: Sabiá e sertente

Comidas de Ewá: Banana inteira feita em azeite de dendê com farofa do mesmo azeite (milho com coco, batata doce, canjiquinha) (Recebe oferendas em rios e lagos).
Data Comemorativa 13 de dezembro

Sincretismo de Yewá: Nossa Senhora das Neves

Ewó: Incompatibilidades Galinha, Aranha, Teia-de-aranha

O QUE REGE EWÁ


Limpa o ambiente, traz harmonia, alegria e beleza

LENDA DE EWÁ


Porque Ewá Não Aceita Galinha Ewá, certa vez indo para o rio lavar roupa, ao acabar, estendeua para secar. Nesse espaço veio a galinha e ciscou, com os pés, toda sujeira que se encontrava no local, para cima da roupa lavada, tendo Ewá que tornar a lavar. 

Enraivecida, amaldiçoou a galinha, dizendo que daquele dia em diante haveria de ficar com os pés espalmados e que nem ela nem seus filhos haveriam de comê-la, daí, durante os rituais de Ewá, galinha não passar nem pela porta.

Canticos de Ewá no Candomblé – Ketu + letra


Categorias: , ,

Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Não irmã! Sobre a parte onde é feito Oxum ou Yansã, acontece quando o orixá não irá mais pegar a cabeça da pessoa devido as quisilas de Yewá. Então outro Orixá será feito, e é muito comum essas pessoas serem feitas desses orixás, mas não é absoluto.

      Excluir
  2. Fui feiita de yewa qdo tinha sete meses fiz comfirmaçao e a obrigaçao de tres anos hj estou com 32 gostaria de por minhas obrigaçoes em dia.Existe a possibilidade de Yewa nao responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se fizer tudo o que Yewá pedir, muito provavelmente ela irá virar sim. sorte axé!

      Excluir

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top