YEWÁ - Ewá - Orixá do Candomble (Inocência)

Postado por: Ebomi at 03:56 0 Comentários

Lenda do Orixá  EWÁ ou Yewá

Nessa Lenda do Orixá Ewá você pode conhecer um pouco mais sobre esta yaba, pois pouco se sabe sobre o orixá Yewá. Ela também é filha de Nanã, e é vista como horizonte, o encontro do céu com a terra, do céu com o mar. Ewá representa ainda outros horizontes, com a interface onde se tocam a vida e a morte, o dia e a noite, e outros. Assim, todas as transformações, mudanças e adaptações são regidas por ela.

Orixá Ewá - Yewa















Ewá é virgem, bela e iluminada. Apesar desta beleza e do assédio dos orixás masculinos, nunca quis se casar, sendo uma moça quieta e isolada, voltada para o conhecimento dos segredos das transformações.


Nanã, preocupada com sua filha, pediu a Orunmilá que lhe arranjasse um amor, um casamento, mas Ewá desejava viver sozinha, dedicada à sua tarefa de fazer cair a noite no horizonte, puxando o sol com seu arpão. Pediu ajuda ao seu irmão Oxumarê, o arco-íris, que a escondeu no lugar onde ele se acaba, por trás do horizonte, e Nanã não mais pode alcança-la.

Assim, os dois irmãos passaram a viver juntos, para sempre inatingíveis. Ambos regem o inatingível e Ewá também é compreendida como a energia que torna possível o abandono do corpo e a entrada do espírito numa nova dimensão.

No Brasil, poucos candomblés cultuam Ewá,pois dizem que o conhecimento sobre as folhas necessárias ao seu culto foiperdido durante o processo de aculturação dos africanos escravos.

Dia da semana: segunda-feira
Cores: verde-mar e rosa (o tom do rosa é o do cair da tarde).
Símbolo: Arpão com uma serpente enrolada, por sua ligação com Oxumarê.
Comida: batata doce
Saudação de Ewá: Rirró!
Cantiga do Orixá de Ewá ou Yewá 


Acesse aqui para escutar mais cantigas de Ewá


Categorias: , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top