Orixá Iroko é a árvore Sagrada

Postado por: Ebomi at 13:58 0 Comentários
O Orixá Iroko é a árvore sagrada, é a CEIBA sagrada, assim como a PALMA, é uma das árvores mais características da África trazidas à CUBA. As CEIBAS são árvores sagradas por excelência. A CEIBA é a árvore onde habitam permanentemente todos os espíritos de nossos ancestrais, os ORIXÁS africanos de todas as nações trazidos a CUBA mediante a escravidão. A CEIBA sagrada é a árvore do mistério.

A CEIBA não se corta e não se queima. Sem fazer oferendas e sacrifícios prévios, sem consultar com o ORUNMILÁ e com os ORIXÁS e sem tomar precauções extraordinárias, nenhuma pessoa se atreverá a derrubar uma dessas imponentes árvores, que são adoradas por todos e que são centenárias em nossos campos.

orixa iroko - iroco - orisha - orisa - arvore sagrada - yroko - santo - angola - ifa

Por tal motivo e respondendo a um instinto religioso milenar que no fundo é comum a todo gênero humano, uma árvore de tais proporções e de beleza tão solene e majestosa, aparece como a materialização de alguma poderosa divindade. Esta divindade da CEIBA, se impõe sensivelmente.

“A CEIBA é um ORIXÁ: IROKO”. É a PURÍSSIMA concepção. Nela está AREMU e YEMMU. Para muitos OLORIXÁS antigos, a CEIBA é o assentamento de IROKO, quem está ali presente e de puríssima concepção que vem à CEIBA e tem nesta sua morada.

Para outros, IROKO é a mesma CEIBA. A CEIBA é de OGUN e de ORIXAOKO, de ÓBBA NANI e de XANGÔ, de AGANJÚ. A CEIBA se chamará IROKO quando esta estiver consagrada. Os negros de ascendência YORUBÁ chamam a CEIBA das seguintes formas:

ARAGBÁ, IROKO, ELUWERE, ASABÁ (IGI ARAGBÁ, IGI OLORUN – Árvore de DEUS).

Orixá Iroko a árvore Sagrada

 

Os negros de ascendência CONGA ou ANGOLA (BANTU) chamam a CEIBA de:
NICUNIA – CASA SAMBIÉ (Árvore de DEUS), NICUNIA LEMBAN, NICUNIA MABUNGU, ÑANGUE, GUNDU (MAMA FUMBE), NARIBE, SANDA, FIAMENFUMBA e FUMBE (espírito), MAMA FUMBE.

IROKO, que é uma espécie de CAOBÁ africana, árvore ao que alguns YORUBÁS chamavam ARAGBÁS e outros GOGO, é uma árvore imensa, muito venerada em toda COSTA da GUINEA na atual NIGÉRIA, ÁFRICA.

A CEIBA ou IROKO, é conhecida tanto por este nome, como pelo nome de ARAGBÁ.
Em CUBA a CEIBA é “OBABURO”, uma árvore da ÁFRICA, onde se realizam festas. IROKO é do ORIXÁ “ODUDUWÁ”, que vive acima, na copa da CEIBA. IROKO é o tronco de “OLÓFIN”, é a madeira mais sagrada e misteriosa.

Mas IROKO ou IROKE (LOKO se chama em DAHOMEY), é uma espécie de CAOBÁ africana a que os YORUBÁS puros de OYÓ adoravam. É um ORIXÁ o dono da CEIBA e a este se designa correntemente com o nome de “IROKO”, um ORIXÁ que vive na CEIBA e uma irmã que se chama “ONDO”.

IROKO dança com um lindo bastão todo revestido de colares de contas adornadas com contas rosas e brancas. Este ORIXÁ que se adora na CEIBA pertence a rama (família) de “NANÁ BURUKU” e de “AYANU” (AZOWANO – YORUBÁ e ARARÁ respectivamente).

Para outros a CEIBA pertence não a “ABANLÁ” (caminho de OBATALÁ) e sim a AGANJÚ (o braço forte), mas todos estão de acordo quanto a questão de todos os ORIXÁS irem à CEIBA).
AGANJÚ SOLA”, “XANGÔ”, “NANÁ”, todos são adorados na CEIBA e a “AWURU MAGALA” (HEVIOSO), considerado o “XANGÔ” dos ARARÁS (DAHOMEY).

Uma irmã de “OYÁ”, AYAÓ, muito delicada, que é representada por um receptáculo de barro com dois caracóis (búzios) adornados de nácar, vive ao pé de IROKO e se alimenta também das oferendas e sacrifícios que se oferece a ele.

A CEIBA, mãe de todas as “NGANGAS”, dá sombra a todo mundo, ampara a quem o implora. Sem “SANDO-NARIBE” não há NGANGA. Além de todas essas energias que vão descansar em sua sombra, de todos os ORIXÁS, NPUNGUS, INKISIS ou NICITAS e FUMBIS, há na CEIBA um VODUN poderoso chamado “BOKU” (Arará-Dahomey), a quem encontramos na PALMA REAL.

“IROKO”, “BOKU” e “LOKO”, são ORIXÁS que radicam na CEIBA. À sombra sagrada de IROKO não se cruza nem se pisa sem se escusar previamente e sem solicitar respeitosamente sua permissão, seu consentimento. Quanto mais importante seja uma pessoa na Terra, quanto mais elevada seja sua hierarquia, ao desencarnar, irá seu espírito até a CEIBA. Os espíritos mais ilustres, as maiores cabeças (MOANA-MUTAMBA), se abrigam nela e ainda mais, ancestrais da antiga GUINEA, os ancestrais dos avós desconhecidos que se abrigam em seus galhos vigorosos.

IROKO é o ponto de reunião das almas. Todos os espíritos se encontram em IROKO antes de irem para ARA ONU (mundo dos espíritos).

É na CEIBA onde se faz promessas a “AGOME”, a “OYÁ” e “OBALUFON” (caminho de OBATALÁ). Estas promessas que com verdadeira devoção cumprem os BABALAWÓS, verdadeiros intérpretes das divindades, podem aconselhar a outras pessoas que também os procuram.
Pode-se também fazer promessas e oferendas a YEMANJÁ, a OXUM e a OBATALÁ, cujas cores respectivas são o azul, amarelo e o branco.


Que a bênção dessa grande árvore alcance a todos!
Maferefun IROKO! Axé! – Ifá nilorun


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top