O QUE É SACUDIMENTO? Ebó ou Limpeza?

Postado por: Alberto Ebomi at 17:43 2 Comentarios
Sacudimento, o que é? Ebó tem a ver com o “sacudimento” Ebó ou limpeza? O que realmente é o termo “sacudimento”? “Sacudimento” é um termo da língua portuguesa que quer dizer ritual e sendo feito pela grande maioria dos terreiros, e que faz parte da vida do Orixá.

Se nós o analisarmos melhor veremos que “sacudimento” quer dizer “ebo”, pois se trata de um ritual realmente muito semelhante ao “ebó” praticado.

ebó - sacudimento - limpeza - descarrego - candomblé - umbanda

*Uma profunda e eficaz limpeza espiritual - **muito semelhante a um ebó completo* É um descarrego muito forte e ao mesmo tempo uma reorganização energética. Pode ser feito em pessoas ou ambientes. Costumam conter muitos elementos como ervas, frutas, verduras, flores,
velas, água de mar, rio, chuva ou cachoeira, sementes, comidas dos orixás ebós diversos, axés de procedência animal, etc. É feito pelo Babalorixá ou Yialorixá, após uma consulta ao oráculo de Ifá para saber se há problemas de Odús e quais as energias de Orixás
necessitam ser trabalhadas na pessoa em questão.

Pode ser feito no Ilé (terreiro, casa de santo) ou em ambientes da natureza, principalmente matas com cachoeiras.

Quase sempre é feito em pessoas que estão por demais carregadas e desenergizados, sofrendo com doenças físicas e psíquicas. Antes, durante e após o "sacudimento" alguns preceitos devem ser rigorosamente cumpridos.

Exige uma grande mobilização por parte do Babalorixá de Candomblé  (Yialorixá) e de seus filhos de santo mais preparados. Normalmente é cobrado pelo feito e pelos materiais usados. O que é muito justo, pois demanda tempo, dedicação e gastos financeiros e energéticos.
Os elementos são passados no corpo da pessoa para que haja uma transferência das energias carregadas do corpo e aura da pessoa para esses elementos.

Outros têm a função de após o descarrego, energizar e reorganizar os padrões vibratórios energéticos da pessoa.

As pessoas que são beneficiados por esse trabalho, quando feito por quem sabe e de modo correto, melhoram significativamente em todos os sentidos: libertação de energias de Eguns, feitiços, maldições, pragas, inveja, etc. Mas faça com um Babalorixá ou uma Yialorixá de fato candomblecistas e
não aventureiros que não têm conhecimento, moral e competência e apenas querem tomar o seu dinheiro.

ELEMENTOS MAIS USADOS NOS SACUDIMENTOS


milho amarelo e branco /pipoca/ amido de milho
farinhas diversas em forma de massas e bolinhos
arroz
feijão
canjica
pães
ovos cozidos e crus (galinha, pata, codorna)
aves
peixes
carnes
vísceras - O sacudimento com bifes, fígado e outras vísceras têm como objetivo principal atrair para esses elementos os miasmas, elementares (normalmente vampiros por natureza) e outras formas de "vida astral" que estejam buscando na aura de alguém os princípios que encontrarão mais facilmente nesses elementos que lhes são ofertados e pois que a ele se agregam. Neste caso, quanto mais "frescos", melhor funcionarão].
Sal grosso
carvão vegetal
enxofre
argila - lama - lodo pantanoso
areia de diversas procedências (mar, rio)
terra
água de diversas procedências (mar, rio, cachoeira)
batata
cará
alho
cebola
alface
Comidas dos Santos, principalmente as Iansã, Omolú, Nanã e Exú. ____________

A palavra “ebo” tem a interpretação muito ampla dentro do culto tradicional. No afro-brasileiro “ebo” é aquele em que Exu (Eshu) é ofertado e demais acessórios são oferecidos a este ritual, em que a pessoa está envolvida. No tradicional “ebo” é utilizado nas práticas dos sacerdotes do Orixá, e também de Ifá.
Ele envolve além dos sacrifícios a Exu, outros rituais relativos as outras divindades em questão, que participam das narrativas dos “Ésè Ifá” narrados, quando da apresentação do “Odu” ao consulente.

Mas todo este aspecto está envolvido somente num só “ebo”, que como explicamos se trata do culto tradicional. Por isso “sacudimento” também pode ser chamado de “ebo”, porque também é um ritual semelhante a este último. Para os iorubás o termo de “sacudimento” é desconhecido dentro do seu
culto, e o mesmo nós poderemos ver em outros rituais, os quais são aplicados através de outras formas.

Ebó” quer dizer que na língua portuguesa: que vós cultuais, afirmando assim a prática do culto a ser realizado enfatizando a necessidade do ritual.


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

2 comentários:

  1. Na boa para mim voces não deveria ta mostrado isso pos muitas gente pega daqui certo alguams dessa coisas de fato pega e cada nacoes tem sua forma de trabalho mais de lipeza de egun e ebo sao um poucos diferente mais quase as mesma coisas ai um vem e pega por aqui e atrapalha a vida dos outro meu zelador faleceu agora pouco tempo tava com 19 dia de ter dado meu bori completo ele mi deu o dolugu com a firma de todo os orixa mais ele encomedor uma conta de buzios africanos eu não sei porque ele encomefor para mi e se vou busca ou n mas mo ponto de vista voces n deveria colocar isso em a mostra de ebo e sacudimeto desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo seu ponto de vista, mas está esquecendo de um pequeno fator, todo ebó só pode ser retirado no jogo, na grande maioria dos ebós que vejo por aí em casas de candomblé é (saiu 7 Odi negativo), então faz a receita de bolo do ebó de 7, mas não é assim, tudo que tem no site serve de orientação, mas o que é determinante é o EXÚ do jogo que traz o ebó correto para cada caso. Sorte axé.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top