Obatalá provoca a inveja e é feito em mil pedaços

Postado por: Ebomi at 23:52 0 Comentários
Conta lenda que o Orixá Obatalá (Oxalá) provoca a inveja e é feito em mil  pedaços, pois como conta o iton,  Obatalá foi ao mercado e comprou um escravo. Pôs o escravo trabalhando em sua terra. O escravo trabalhou duro e a terra floresceu (prosperou).

Oxala - obatala - orisha - orinxala - oxaguian - oxalufan - orisa - candomble - umbanda - culto - africa

Então Orisha Obatalá ficou muito feliz. Todos ficaram com inveja da plantação de Obatalá. Um dia Obatalá estava caminhando por suas terras quando 0 escravo, subornado pelos invejosos, rolou uma imensa pedra sobre ele e o esmagou. A pedra esmagou Obatalá e seu corpo foi feito em mil pedaços.

Olorum viu tudo isso e, descontente, mandou Exu recolher os mil pedaços de Oxalá. Exu recolheu de Obatalá todos os pedaços que encontrou, mas não pôde encontrar todas as partes. Levou o que pôde a Olorum e Olorum juntou os pedaços e de novo deu vida a Oxalá.

Mas Exu não pôde de fato encontrar todas as partes, pois muitas delas se perderam longe, muito longe. Por isso, dizem.

Obatalá está espalhado pelo inundo inteiro. Obatalá está em todo lugar.


Mais lendas e fundamentos sobre Oxalá







Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top