Obatalá provoca a inveja e é feito em mil pedaços

Posted by Alberto Ebomi at 23:52 0 Comments
Conta lenda que o Orixá Obatalá (Oxalá) provoca a inveja e é feito em mil  pedaços, pois como conta o iton,  Obatalá foi ao mercado e comprou um escravo. Pôs o escravo trabalhando em sua terra. O escravo trabalhou duro e a terra floresceu (prosperou).

Oxala - obatala - orisha - orinxala - oxaguian - oxalufan - orisa - candomble - umbanda - culto - africa

Então Orisha Obatalá ficou muito feliz. Todos ficaram com inveja da plantação de Obatalá. Um dia Obatalá estava caminhando por suas terras quando 0 escravo, subornado pelos invejosos, rolou uma imensa pedra sobre ele e o esmagou. A pedra esmagou Obatalá e seu corpo foi feito em mil pedaços.

Olorum viu tudo isso e, descontente, mandou Exu recolher os mil pedaços de Oxalá. Exu recolheu de Obatalá todos os pedaços que encontrou, mas não pôde encontrar todas as partes. Levou o que pôde a Olorum e Olorum juntou os pedaços e de novo deu vida a Oxalá.

Mas Exu não pôde de fato encontrar todas as partes, pois muitas delas se perderam longe, muito longe. Por isso, dizem.

Obatalá está espalhado pelo inundo inteiro. Obatalá está em todo lugar.


Mais lendas e fundamentos sobre Oxalá







Categorias:

Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

0 comentários:

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top