Obaluaiê salva o filho do Orixá Oxalá

Posted by Alberto Ebomi at 17:10 0 Comments
Conta a lenda (pataki) que em uma  terra chamada MINA POPO Oxalá mandou seu filho ensinar sua religião, mas antes de partir, este não foi consultar-se com ORUNMILÁ. Ao chegar ali teve grandes dificuldades e por saber o que deveria de fazer para vencê-las, teve que ir se refugiar num pântano e ali se encontrou com ELEGUÁ que mandou seu recado para OBATALÁ, aconselhando-o que fosse consultar com IFÁ.

OBATALÁ foi consultar-se com IFÁ e este lhe mandou fazer sacrifícios, mas o que ele fez foi somente KOFIBORI e deu comida a Oxum.

oxala obaluaie - Osala - obatala - oxalufan - olofin - orunmila - omolu - jagun - candomble - umbanda - lenda - historia

>> Oriki de Oxalá – Reza do Orixá Obatalá – Vídeo <<


Quando OBATALÁ chegou à terra MINA POPO, viu ali que o que se fazia era EPÓ (azeite de dendê) e todo tipo de gorduras de odores fortes que ele não podia suportar, por isso teve que ir dali e regressou à casa de ORUNMILÁ que lhe fez alguns sacrifícios.

Quando o Orixá Funfun foi colocar as oferendas no lugar marcado, encontrou-se com um velho que perguntou o que ele fazia ali e o que estava acontecendo com ele que estava em tão más condições.

OBATALÁ lhe contou o relacionado com seu filho e o velho, que era AZOWANO (Obaluaiê) lhe disse: Ele está em minha casa. Ele estava perdido e estava em apuros e o Orixá Exú o encontrou e o levou para minha casa e depois avisou a você. Espere-me aqui que vou trazê-lo.

Quando AZOWANO partiu em busca do filho de Oxalá, se encontrou com ELEGUÁ e seguiram juntos e resgataram o filho de OBATALÁ, pois seus inimigos já o haviam tomado, porém eles tomaram-no de volta e o levaram a Osala.

OBATALÁ, muito emocionado disse a AZOWANO: O que você deseja que eu possa lhe dar por haver salvado meu filho? E AZOWANO (Omolu) lhe pediu que ele lhe desse EPÓ, VINHO SECO e AWADÓ. Então ele deu condições para que ele tivesse tudo isso e para que nunca mais lhe faltasse e ELEGUÁ (Eshu) lhe deu OTI (cachaça) para que tampouco lhe faltasse também.

Xirê no Candomblé de Omolu (completo)


O olubajé, reza, letra, tradução, os toques do banquete do Rei. Axé ô!
Ifá Ni L’Órun


Categorias: ,

Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

0 comentários:

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top