Oxum se relaciona com Exú para aprender o jogo de búzios

Posted by Alberto Ebomi at 12:58 0 Comments
Conta o Iton (lenda de Orixá) que Oxum se relaciona com Exú para aprender o jogo de búzios, o senhor Obatalá, o Senhor do Pano Branco, aprendeu com Orunmilá a arte da adivinhação.  Aprendeu o oráculo dos obis e dos búzios. A adivinhação com o opelê, contudo, Orunmilá jamais ensinou para ninguém.

Oxum - exu - obatala - xango - religião - candomblé - umbanda - jogo de buzios - Oxun - oshum

Só os babalaôs podem jogar com o opelê, a cadeia de Ifá. Mas muitas pessoas queriam aprender com Obatalá a arte de ler o destino nos búzios.

Obatalá dizia que seu conhecimento era resultado da confiança que Orunmilá depositara nele e portanto negava-se a passar adiante essa arte. Entre os que queriam tal conhecimento estava Oxum, a bonita esposa de Xangô. Oxum pediu muitas vezes para Obatalá ensinar-lhe o conhecimento do Ifá.

Mesmo estando muito atraído pela bela Oxum, Obatalá (Oxalá) recusou-se a ensiná-la. Um dia Obatalá saiu da cidade e foi banhar-se num rio próximo. F Deixou sua roupa sobre a moita e foi para a água. Enquanto Obatalá se banhava, Exu, sempre atento às chances de desarrumar as coisas, já aproximou-se da margem do rio.
Ele viu as roupas brancas sobre o arbusto t e as reconheceu como sendo de Obatalá. Pondo as mãos em concha sobre a boca,  gritou zombeteiro:
"O Senhor do Pano Branco ainda é senhor quando está sem a roupa.”
Exú pegou as roupas de Obatalá e foi-se embora Foi dançando alegre e feliz com sua brincadeira. Quando Obatalá saiu da água, viu-se sem as suas imaculadas vestes brancas.

Como faria para voltar para a cidade assim?

Se aquela situação era humilhante para qualquer um que dirá para Obatalá?
Obatalá andando nu?
Obatalá ficou ali angustiado, sem saber o que fazer.
Oxum, que vinha andando pela trilha em direção ao rio viu Obatalá naquele estado e logo perguntou-lhe o que havia acontecido. Ele contou tudo.

Oxum lhe disse então que iria até Eshu para trazer as roupas de volta.
Obatalá avisou que ninguém conseguia lidar com Esú, mas Oxum insistiu que era capaz de dobrar o espertalhão. Em troca, porém, ela exigiu os conhecimentos da adivinhação. Ele negou e ela insistiu.
Oxum mostrou que ele não tinha saída.
Como Obatalá ia andar nu por aí?
Que vergonha! Que falta de decoro! Um rei nu?
Obatalá concordou. Fizeram o trato.
Oxum então foi à procura de Exu e finalmente o encontrou numa encruzilhada, comendo seus ebós.

“Oxum se relaciona com Exú para aprender o jogo de búzios”


Quando ele a viu, ficou endoidecido por sua beleza e, porque Exu é como é, tentou imediatamente ter relações sexuais com ela. Oxum rejeitou Exu e exigiu as roupas que ele roubara. Exu só pensava em deitar-se com Oxum nâo queria discutir nenhuma outra coisa, Até que finalmente eles fizeram um acordo.

Oxum deitou-se com Exú e em troca recebeu as roupas furtadas.

Voltou para a margem do rio, onde a esperava Obatalá. Obatalá recebeu as roupas e as vestiu.
Então voltou para a cidade e, honrando sua palavra, ensinou Oxum a jogar búzios e obis.
Desde então Oxum tem também o segredo do oráculo do jogo de Merindilogun.


Categorias: ,

Compartilhe

Siga por Email

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Nunca'iremos compartilhar o seu endereço de e-mail.

0 comentários:

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique a vontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão a procura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Religião
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

back to top