Ogum e Oxum

Ogum e OxumOgum e Oxum são dois orixás distintos por natureza, mas é muito comum dentro do culto sobre os Orixás encotrarmos pessoas (filhos de Orixás) com uma cabeça de Oxum com Ogum. Ogum é o fogo, ferro, adureza custuma-se se dizer que Ogum é aquele ou aquilo que é imaliável (que não se pode dobrar), já sobre Oxum é totalmente diferente, pois Oxum é água, doce, calma, delicada maliável, atraente, protetora dos filhos (totalmente adversa de Ogum).

Sobre Orixás

Como no Candomblé é comum no culto a pessoa possuir um Juntó (carrego, aquele que vem junto ou atrás) as pessoas podem ser do orixá Ogum com Oxum ou mesmo Oxum e Ogum (como pai e mãe), no culto ao orixá a obrigação do carrego de santo de uma pessoa é de que ela tem que possuir um pai e uma mãe (Ogum com Oxum) ou vice versa. Então se uma pessoa possui este dois orixás é bem provável de que a pessoa possa ter um temperamento duplo (calmo e nervoso).

Vamos ver um sobre os dois Orixás: OGUM e OXUM

 

 

Sobre os Filhos de Oxum

Os omo (filho) de Oxum adoram espelhos, jóias , ouro, são impecáveis no trajar, as pessoas de Oxum são vaidosas, elegantes, sensuais, adoram perfumes, jóias caras, roupas bonitas, tudo que se relaciona com a beleza. Adoram se exibir publicamente sem primeiro cuidar da vestimenta, do cabelo e, as mulheres, da pintura.

 O texto Completo sobre os Filhos de Oxum

 

Sobre os Filhos de Ogum

Como já foi dito antes é fácil reconhecer um filho de Ogum, pois sua ira acompanhou seus filhos, mas isso é um lado negativo dos Ogum. Um trabalho que exija rotina, tornará um filho de Ogum um desajustado e amargo. Custumam ter um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto.

Sobre Filhos de Ogum – Completo

12 comentários:
  1. Sou de oxum e xango gostaria de saber um pouco mais . Principalmente a respeito da qualidade. de minha oxum(oxum mabe). voces estao de parabens...

    ResponderExcluir
  2. Sou de oxum com ogum e não sou muktl vaidosa. .como vejo algumas oxum..;) porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, olha na grande maioria das vezes que rege nossa personalidade é o ODU (arquétipo, personalidade, caminhos).

      Não se preocupe com isso, claro que as pessoas trarão algo daquele santo ao qual pertence, mas não significa que trará todas as características do Orixá.

      Outra, Ogum era vaidoso sim, claro sem exageros, mas tinha muito de suas particularidades.

      Excluir
  3. Parabéns pelo site. O mesmo é de fácil entendimento e contém muita coisa boa!

    Sou filho de Ogum e Oxum Opará.. (Ou seria apenas Opará?) A qualidade de Ogum eu não sei, mas suspeito que seja Xoroquê tanto pela personalidade positiva e 'negativa'.

    Frequento umbanda faz pouco tempo, minha namorada que me apresentou (ela é filha de Yemanjá e Oxum) e nos passes, consultas e cartas sempre ouço dizer que "a minha guerra já está ganha" não que eu não acredite nos orixás e guias que me ajudaram de alguma forma mas, fazendo uma auto análise, a minha guerra tá é muito longe de ser ganha, sou jovem ainda, com 26 anos mas ultimamente, estou me sentindo "empacado" "caminhando em círculos". Estou há 4 meses sem trabalho (para melhorar) e tem horas que 'sinto' que é para eu aprender algo com tudo isso.. Mas, aprender o que? ficar parado me irrita e sem $$, fica difícil de fazer algo. Daí vêm o estresse e eu acabo descontando em quem não merece.

    E quando pergunto sobre esta fase que estou passando para o guia, o mesmo diz que é para eu esperar mais um pouco.. O fato é que já esperei muito... Sei que tudo tem um motivo, e eu queria saber o motivo pelo qual fui "colocado pra escanteio" rsrs

    Na opinião de vocês, o que poderia ser? trabalho ou algo do tipo em mim, não tem, que o guia (Sr Tiriri) falou que não tem nada. Então, o que poderia ser? será que devo tomar algum banho? velas para o meu orixá eu acendo mas faz são 4 meses, e eu fico sem jeito de pedir ajuda para encontrar um novo trabalho rsrs ele sabe de cor o que eu preciso.

    Obrigado pela paciência em ler.. Asé!

    ResponderExcluir
  4. Olha para você que está iniciando no mundo espiritual vou lhe dar alguns conselhos que eu aprendi na prática.

    1 - Todo santo dia você deve clamar por Ogum ou todas entidades que lhe proteja a fim de romper, curar, vencer, conquistar aquilo que você almeja.

    2- Mesmo quando obtiver tudo que precisa, peça mais, agradeça, reze, cultue, acenda vela, faça agrados quando for necessário, mas de forma nenhuma se contente por muito tempo com algo que esteja lhe causando algum tipo de mal.

    3 - Os filhos do Ogum tem sua vida inteira para rever alguns erros que seu próprio Orixá cometeu em terra (vivo), não despeje sua fúria em ninguém, não seja orgulhoso irmão, não tenha vergonha pedir ajuda alheia, pois nesse caminhar (vida, destino) não somos sozinhos (de forma nenhuma).

    Agora se é um trabalho que você procurar, normalmente os filhos de Ogum não tem muito problema em achar uma ocupação profissional, talvez algo que lhe interesse, mas emprego não.

    Volte a sua Casa onde está cultuando seus guias e diga o que está acontecendo, pois 4 meses dependendo de sua área profissional talvez já esteja na hora de arruma o seu merecido trabalho.

    Mas também não seu preocupe, pois realmente as vezes tudo tem sua hora para acontecer.

    Força e Axé, e como eu perdi só um tempinho digitando (4 min) rsrsrs, caso o conselho seja de seu agrado, só pelo que pelo menos retorne para dizer que leu!

    ResponderExcluir
  5. Meu orixa sendo Oxum com Ogum quem sera meus guardiões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cristina, olha mesmo você sabendo que são seus orixás fica um pouco dificil de dizer quem são seus guardiões, mas de que linha você está falando? Exú, Caboclo, Boiadeiro, Juntó?

      Excluir
  6. Eu sou espirita, e estou em tratamento no centro.
    Mas assim que eu terminar esse tratamento quero passar a frequentar um centro de umbanda, porque tenho me interessado muito por essa cultura e em meio ao um turbilhão de coisas terriveis. Encontrei a mulher que me disse muita coisa que realmente me impressionou, ela é do camdomble e joga buzios (nao me cobrou nada) mas me disse muitas verdades que na hr eu nem gostei de ouvir e até decidi não voltar a ve-la, mas ao mesmo tempo ela me deu uma força e coragem e eu dei o primeiro passo baseado em seus conselhos e a vida rapidamente melhorou.. Ela disse que dependendo das minhas escolhas meu caminho seriae uma forma da qual realmente está sendo.. Ela me disse que sou filha e ogum e oxum, gostaria de saber se existe uma forma de ter certeza. Apesar que eu sou exatamente identicamente a mistura dos dois. Quando eu li o que você escreveu fiquei impressionada e fiquei ainda mais afim de conhecer essa cultura mais de perto. Então como confirmo meus santos? Quem é a melhor pessoa pra me dizer?

    ResponderExcluir
  7. oi boa tarde gostaria de saber se oxum com ogum da alade uma cabocla me disse que minha oxum e alade mais ela nao olha pra mim quem cuida da minha corrente e iemanja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendi muito bem a sua pergunta irmão.

      Excluir
  8. boa tarde eu gostaria de saber a qualidade do meu santo em 1 oxum em 2 ogum e omitalade e sim ou nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vinicius, infelizmente não posso afirmar, a qualidade pode e tem haver com juntó sim, mas não é regra. Uma Oxum típica que anda com Ogum é Opará!

      Excluir

Você da Umbanda ou do Candomblé que quer deixar uma observação fique avontade, seu comentário será de ajuda para mim e para os outros leitores do site que estão aprocura de aprendizagem. Sorte axé para todos irmãos.

Veja nosso canal do Youtube
Escute Cantigas de Candomblé
Sites de Referências.
Spirituality Blogs - BlogCatalog Blog Directory Central Blogs Juntos no Candomblé

Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!! Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor..
.

Divulgar Blogs

Juntos no Candomblé Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Koragem Macumba GratisMacumba GratisJogos e Dicas Site de Games