Ogum e Oxum

Postado por: Ebomi at 14:39 39 Comentarios
Ogum e OxumOgum e Oxum são dois orixás distintos por natureza, mas é muito comum dentro do culto sobre os Orixás encontrarmos pessoas (filhos de Orixás) com uma cabeça de Oxum com Ogum. Ogum é o fogo, ferro, a dureza costuma-se se dizer que Ogum é aquele ou aquilo que é imaleável (que não se pode dobrar), já sobre Oxum é totalmente diferente, pois Oxum é água, doce, calma, delicada maleável, atraente, protetora dos filhos (totalmente adversa de Ogum).

Sobre Orixás


Como no Candomblé é comum no culto a pessoa possuir um Juntó (carrego, aquele que vem junto ou atrás) as pessoas podem ser do orixá Ogum com Oxum ou mesmo Oxum e Ogum (como pai e mãe), no culto ao orixá a obrigação do carrego de santo de uma pessoa é de que ela tem que possuir um pai e uma mãe (Ogum com Oxum) ou vice versa. Então se uma pessoa possui este dois orixás é bem provável de que a pessoa possa ter um temperamento duplo (calmo e nervoso).

Vamos ver um sobre os dois Orixás: OGUM e OXUM



Sobre os Filhos de Oxum
Os omo (filho) de Oxum adoram espelhos, jóias , ouro, são impecáveis no trajar, as pessoas de Oxum são vaidosas, elegantes, sensuais, adoram perfumes, jóias caras, roupas bonitas, tudo que se relaciona com a beleza. Adoram se exibir publicamente sem primeiro cuidar da vestimenta, do cabelo e, as mulheres, da pintura.

Sobre os Filhos de Ogum
Como já foi dito antes é fácil reconhecer um filho de Ogum, pois sua ira acompanhou seus filhos, mas isso é um lado negativo dos Ogum. Um trabalho que exija rotina, tornará um filho de Ogum um desajustado e amargo. Custumam ter um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto.


Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

39 comentários:

  1. Sou de oxum e xango gostaria de saber um pouco mais . Principalmente a respeito da qualidade. de minha oxum(oxum mabe). voces estao de parabens...

    ResponderExcluir
  2. Sou de oxum com ogum e não sou muktl vaidosa. .como vejo algumas oxum..;) porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, olha na grande maioria das vezes que rege nossa personalidade é o ODU (arquétipo, personalidade, caminhos).

      Não se preocupe com isso, claro que as pessoas trarão algo daquele santo ao qual pertence, mas não significa que trará todas as características do Orixá.

      Outra, Ogum era vaidoso sim, claro sem exageros, mas tinha muito de suas particularidades.

      Excluir
    2. Estava dando uma olhada e acabei por encontrar o blog e vi ssua resposta. .obrigado..então eu não entendo muito de odu mas sei que meu odu é obara

      Excluir
  3. Parabéns pelo site. O mesmo é de fácil entendimento e contém muita coisa boa!

    Sou filho de Ogum e Oxum Opará.. (Ou seria apenas Opará?) A qualidade de Ogum eu não sei, mas suspeito que seja Xoroquê tanto pela personalidade positiva e 'negativa'.

    Frequento umbanda faz pouco tempo, minha namorada que me apresentou (ela é filha de Yemanjá e Oxum) e nos passes, consultas e cartas sempre ouço dizer que "a minha guerra já está ganha" não que eu não acredite nos orixás e guias que me ajudaram de alguma forma mas, fazendo uma auto análise, a minha guerra tá é muito longe de ser ganha, sou jovem ainda, com 26 anos mas ultimamente, estou me sentindo "empacado" "caminhando em círculos". Estou há 4 meses sem trabalho (para melhorar) e tem horas que 'sinto' que é para eu aprender algo com tudo isso.. Mas, aprender o que? ficar parado me irrita e sem $$, fica difícil de fazer algo. Daí vêm o estresse e eu acabo descontando em quem não merece.

    E quando pergunto sobre esta fase que estou passando para o guia, o mesmo diz que é para eu esperar mais um pouco.. O fato é que já esperei muito... Sei que tudo tem um motivo, e eu queria saber o motivo pelo qual fui "colocado pra escanteio" rsrs

    Na opinião de vocês, o que poderia ser? trabalho ou algo do tipo em mim, não tem, que o guia (Sr Tiriri) falou que não tem nada. Então, o que poderia ser? será que devo tomar algum banho? velas para o meu orixá eu acendo mas faz são 4 meses, e eu fico sem jeito de pedir ajuda para encontrar um novo trabalho rsrs ele sabe de cor o que eu preciso.

    Obrigado pela paciência em ler.. Asé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou filho de Oxum Apará ,ou Opará são as mesma entendeu..... isso e normal quando a gente se irrita naum é nossa culpa são os orixas que brigão e afeta osfilho,como posso ti dizer eles estão ti preparado entendeu... ja acontçeu isso comigo,e sou grato sou filho deOxum Apara, decalma Ogum e de herança Logun-Edé e a minha nação é Angola....

      Excluir
  4. Olha para você que está iniciando no mundo espiritual vou lhe dar alguns conselhos que eu aprendi na prática.

    1 - Todo santo dia você deve clamar por Ogum ou todas entidades que lhe proteja a fim de romper, curar, vencer, conquistar aquilo que você almeja.

    2- Mesmo quando obtiver tudo que precisa, peça mais, agradeça, reze, cultue, acenda vela, faça agrados quando for necessário, mas de forma nenhuma se contente por muito tempo com algo que esteja lhe causando algum tipo de mal.

    3 - Os filhos do Ogum tem sua vida inteira para rever alguns erros que seu próprio Orixá cometeu em terra (vivo), não despeje sua fúria em ninguém, não seja orgulhoso irmão, não tenha vergonha pedir ajuda alheia, pois nesse caminhar (vida, destino) não somos sozinhos (de forma nenhuma).

    Agora se é um trabalho que você procurar, normalmente os filhos de Ogum não tem muito problema em achar uma ocupação profissional, talvez algo que lhe interesse, mas emprego não.

    Volte a sua Casa onde está cultuando seus guias e diga o que está acontecendo, pois 4 meses dependendo de sua área profissional talvez já esteja na hora de arruma o seu merecido trabalho.

    Mas também não seu preocupe, pois realmente as vezes tudo tem sua hora para acontecer.

    Força e Axé, e como eu perdi só um tempinho digitando (4 min) rsrsrs, caso o conselho seja de seu agrado, só pelo que pelo menos retorne para dizer que leu!

    ResponderExcluir
  5. Meu orixa sendo Oxum com Ogum quem sera meus guardiões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cristina, olha mesmo você sabendo que são seus orixás fica um pouco dificil de dizer quem são seus guardiões, mas de que linha você está falando? Exú, Caboclo, Boiadeiro, Juntó?

      Excluir
  6. Eu sou espirita, e estou em tratamento no centro.
    Mas assim que eu terminar esse tratamento quero passar a frequentar um centro de umbanda, porque tenho me interessado muito por essa cultura e em meio ao um turbilhão de coisas terriveis. Encontrei a mulher que me disse muita coisa que realmente me impressionou, ela é do camdomble e joga buzios (nao me cobrou nada) mas me disse muitas verdades que na hr eu nem gostei de ouvir e até decidi não voltar a ve-la, mas ao mesmo tempo ela me deu uma força e coragem e eu dei o primeiro passo baseado em seus conselhos e a vida rapidamente melhorou.. Ela disse que dependendo das minhas escolhas meu caminho seriae uma forma da qual realmente está sendo.. Ela me disse que sou filha e ogum e oxum, gostaria de saber se existe uma forma de ter certeza. Apesar que eu sou exatamente identicamente a mistura dos dois. Quando eu li o que você escreveu fiquei impressionada e fiquei ainda mais afim de conhecer essa cultura mais de perto. Então como confirmo meus santos? Quem é a melhor pessoa pra me dizer?

    ResponderExcluir
  7. oi boa tarde gostaria de saber se oxum com ogum da alade uma cabocla me disse que minha oxum e alade mais ela nao olha pra mim quem cuida da minha corrente e iemanja

    ResponderExcluir
  8. boa tarde eu gostaria de saber a qualidade do meu santo em 1 oxum em 2 ogum e omitalade e sim ou nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vinicius, infelizmente não posso afirmar, a qualidade pode e tem haver com juntó sim, mas não é regra. Uma Oxum típica que anda com Ogum é Opará!

      Excluir
  9. Olá, boa noite. Sou filha de Oxum Ypondá com Oxalufan, gostaria de saber se esses dois orixás são mais parecidos ou se são opostos, como Oxum e Ogum. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha irmã, os dois tem haver sim... são dois orixás muito calmos e andam junto sim... Então está mais do que certo Oxum Yeponda vir junto Com Oxalufan.

      Excluir
  10. Oi, eu sou filha de Xangô com Oxum e uma relação muito forte com Iemanjá. Isso é possível? Eu não entendo sobre linha essas coisas. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim irmã isso é claro que é possível, pois Oxum era a predileta de Xangô, pois sabia temperar muito bem o seu prato predileto (Amalá).

      Excluir
  11. Me ve nessas palavras do filho de ogum com oxum e bateu tudo
    Só muito onrrado de ser filho desses dois santos sabe dolatro eles ou simples amo meus pai
    Salve Ogum e Oxum.

    ResponderExcluir
  12. Sou filho de Ogum e xango . Tento sempre dedicar ..tenho algumas caracteris deste dois orixas ...tenho algumas dúvidas ... Pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, olha você poderia ser um pouco mais específico para eu poder ser mais objetivo na resposta, o que gostaria de saber sobre esses dois orixás?

      Excluir
  13. Sou filha de Ogum com Iemanja mas fiz um jogo e disse que oxum tá brigando pela minha cabeça. Oxum sempre aparece nos meus jogos. Como é isso brigar pela cabeça ? rs obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, olha essa briga é comum, é apenas o verdadeiro dono da cabeça querendo se mostrar e estabelecer o seu lugar (isso é comum). Quando as pessoas estão com cobrança de orixá (feitura), seu carrego (seus adjuntó) ficam muito ativo no seu Ori (cabeça espiritual), pois só poderá ser 1 (um) o dono dele (da cabeça). Mas é muito comum o "Orixá fulano de tal" nos guardar toda uma vida e chegar na hora ser outro o verdadeiro dono. Sorte axé irmã!

      Excluir
  14. Bom dia. Gostaria de conhecer e entender sobre a Umbanda. Frequentei recentemente para um tratamento espiritual. Através desse site, com a minha data de nascimento descobri: Orixás: Oxalá - Ogum – Oxum. O texto diz tudo sobre meu caráter e personalidade, perfeito. Gostaria de entender, o que significa:

    Cores: Branco, azul céu e violeta.

    Dia da semana 6." feira

    Números propícios 11, 27, 43, 59, 75 e 91.

    Tempo de atuação 1 ano

    Letra do alfabeto "G"

    Correspondência zodiacal Signo de Capricórnio.

    Correspondência planetária Saturno


    Orixás que regem este Odu:

    Oxalá - Ogum – Oxum

    Sou de 24/03/1990 meu signo é de Áries, até onde entendo. O que significa essas correspondências zodiacal e planetária?
    Sou católica, mas vejo que a Umbanda tem ligação com o catolicismo, certo?! Gostei muito do site, já esclareceu bastante mas por não conhecer a Umbanda ainda tenho muitas dúvidas, principalmente em relação a esses nomes, fico perdida. Me explica por gentileza, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã isso é apenas associações, o catolicismo em si não tem ligação com a umbanda, mas o sincretismo que se fez necessário no tempo da escravidão foi respeitado pela Umbanda e algumas outras religiões espíritas. Se você quer conhecer mais, por que não vai em uma casa de Umbanda. É claro que você gosta da religião, e de alguma forma ela te chama, então não ignore os Deuses. Sorte axé!

      Excluir
  15. Sou Oxum com OGUM, É SOU EXATAMENTE ASSIM, CALMA E EXPLOSIVA AO MESMO TEMPO, TEIMOSA D+, SÓ PRECISO ENCOTRAR UM LUGAR PRA ME DESENVOLVER, MAS TEM SIDO DIFICIL EMCONTRA UM LUGAR, GOSTARIA S=DE SABER UMA OFERENDA PRA AGRADAR MEUS PAIS DE CABEÇA

    ResponderExcluir
  16. Sou de Oxum iponda com Ogum tem algum problema se tiver pode me dizer

    ResponderExcluir
  17. Pessoal,motumba ...a benção a todos e que meu pai ogum abençoe voces... Deixa eu dizer a vocês ... Sou filho de ogum e OXUM meu junto e oxalá ... Porém nada tem haver com umbanda ...e ao mesmo tempo tem.... Olha só, no culto de umbanda só se cultura entidades... Que são espíritos ... Caboclos pretos velhos etc... Culto à pai e mãe de cabeça e o no culto à orixá que é no candomblé... Dentro da umbanda quando você firma um ponto ou canta para um orixá ... Na realidade está cantando para algum espírito que de alguma forma vibra naquela irradiação e vai responder .. orixá não responde na umbanda... Porém você pode ser filho do orixá ogum e nada impede de você receber um caboclo de xango ou de OXUM ... Porque são cultos distintos... Outro assunto que o pessoal confunde muito e .. Exu catiço se cultua na umbanda ... Exu orixá nada tem haver com espíritos se cultua no candomblé... São completamente diferentes

    ResponderExcluir
  18. Olá, sou filha de Oxum com Ogum mais acho que ogum tá de frente porque a preta velha viu ele no meu caminho primeiro e depois viu a minha oxum, e gostaria de saber quem pode ser meus guardiões (exus) porque cada exu trabalha pra "específicos "orixás ne? A preta velha falou que eu tenho um malandro no meu caminhar. De acordo com os orixás da pra saber meus exu? Tem como me ajudar?

    ResponderExcluir
  19. Olá irmã, olha primeiramente você não pode confundir orixás e entidades (candomblé / umbanda). nós só temos 1 (um) orixá dono da cabeça e o outro (segundo) pai ou mãe, o resto chamamos de carrego, pois está ligado a nossa ancestralidade. você precisa apontar para uma direção mais consistente em relação a qual linha (cultura) quer seguir. Se for um pouco mais específica, eu posso lhe ajudar. sorte axé!

    ResponderExcluir
  20. Olá !!!
    Acredito ser de Oxum com Ogum, não tenho certeza pq ainda não dei obrigação, mais tenho uma guerra constante da Orixá Iansã em minha cabeça, eu vivo incorporando ela tb, gostaria de saber se isso é normal ??
    no bori quem respondeu foi Oxum, mais agora a Iansã vive virando e já não estou entendendo mais nada. Me ajuda por favor !!!! Sou de umbanda, mais tudo isso está mexendo muito comigo, não sei se é certo ou errado, tenho medo dos julgamento das pessoas.

    ResponderExcluir
  21. Sou de opará com ogun tenho um temperamento muito forte não sou chorona sou vaidosa mas não ao extremo sou super explosiva mas com o tempo aprendi a me podar se puder falar um pouco sobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Oxum Opará e o revolto do Rio, e mesmo assim pode varias de pessoa para pessoa, o Odu pessoal fala mais da personalidde em si que o próprio orixá de cabeça.

      Excluir
    2. Somente irá se confirmar qual orixá de cabeça quando se iniciar, fora isso, vários orixás pode se manifestar.

      Excluir
  22. Olá eu sou filho de Oxum Oparà com Ogum e tenho Xangô tmb, queria saber qual a qualidade do meu Ogum e do meu Xangô?
    E queria saber se tenho mesmo enredo com Logun Edé e Oyá? Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  23. Ola boa noite
    Gostaria de saber quais orações e banhos de ogum e oxum para abrir caminhos!

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Motumba sou filha de Ogum com Osun (Ogum Onire) gostaria de saber se meu carrego seria Osogiyan ou Jagum , já me falaram que Onire anda com Jagum e já escutei que anda com Osogiyan que é da família Fun Fun venho do odu 8

    ResponderExcluir
  25. Sou de Ogum, com Oxum.
    Sou explosiva como papai, e protetora das minhas crias como mamãe.
    Tenho mais arquetipo de papai,em descrição de personalidade, físico e como não colocaram aqui, sensualidade !(kkk) mesmo sem querer!

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top