Orixá que rege o ano de 2014: Previsão

Postado por: Ebomi at 15:34 0 Comentários
Fique sabendo qual é o Orixá que rege este ano de 2014 pelo Candomblé e o Odu Ifá  regente e a sua importância desta cerimônia está nos conselhos de Ifá para o ano de 2014 e as orientações que você deve tomar durante este ano em suas vidas em diversos sentidos e como devemos direcionar nossas vidas nos aspectos sociais, na inter-relação entre os indivíduos, aspectos econômicos, que cuidados devemos ter com nossa saúde, possíveis fenômenos naturais, relações internacionais, aspectos religiosos, enfim, obter as informações necessárias através do oráculo de Ifá para seguirmos nós, nossa família e nossos irmãos religiosos, pelos melhores caminhos no ano que se inicia e, com isso, colaborarmos para a construção de um ano melhor e de um mundo melhor para todos, com mais respeito ao ser humano, ao próximo, com reconstrução de valores familiares e respeito à natureza.

As previsões que não tem restrição de religião você que é da Umbanda, Cardecismo, Candomblé, Católico, etc.


Previsão do jogo de buziso para 2014

No culto a Ifá é levado tão a sério que os Babalawos realizaram as cerimônias pertinentes divididas em dois dias (14 e 15 de dezembro de 2013). No 1º dia as cerimônias foram restritas aos Babalawos. No 2º dia, todas as pessoas puderam participar das cerimônias de limpeza espiritual e louvação aos Orixás, fazendo seus pedidos e agradecimentos. Ao final das cerimônias do 2º dia realizamos a consulta ao oráculo de Ifá e tomamos conhecimento do Odu Ifá ou Signo de Ifá que traz os conselhos para o Brasil e o mundo no ano de 2014.

A cerimônia foi realizada na Rua Onésio Manoel Belarmino nº 185 Parque Anchieta, Rio de Janeiro-RJ. Foi dirigida pelo Oluwo Marcus Vinicius Osa Kuleya omo Odun em companhia dos Babalawos:

• ODU TOYALE IWA: IWORI BOKA (IWORI IKA, IWORI EKA, IWORI AYOKA)

+
II II
I I
II I
II II

• ODU LOKUTA LEKE: OKANA SHE (1º Testemunho)
• ODU TOMALA BELANSHE: OYEKUN DI (2º Testemunho)


Profecia de Ifá: OSOGBO EYO INTORI EGGUN ASHEBO

(Tragédias, acidentes e guerras causadas por Espíritos Protetores)

Onishe Eggun Ashebo – Adimu

(Trabalho espiritual a Eggun Protetor – atender a Eggun com comidas rituais e comidas de nossas casas, velas, bebidas, tabaco, etc. pedindo pela tranquilidade dos espíritos em benefício de todos)
Onishe Ara – Paraldo


(Trabalho espiritual para o corpo – cerimônia de limpeza com Eggun realizada por um Babalawo para afastar espíritos negativos, obsessores, energias negativas e pessoas negativas)
Onishe Leri – Obori Eleda ni eyebale eyele meyi fun fun


(Trabalho espiritual à cabeça – cerimônia realizada por Babalawos, Babalorishas e Iyalorishas onde se oferecem 2 pombos brancos à cabeça (Bori)
 

Ebo: Akuko fifeshu, malaguidi meyi, abiti, ofá, atitan ile, asho ara, asho timbelero, gbogbo ewe, gbogbo ashé, eku, eya, agbado, ori, oti, efun, oñi, epo, opolopo owo.
(Esta cerimônia é realizada por um Babalawo. As pessoas devem procurar seus respectivos Padrinhos de Ifá ou um Babalawo de sua confiança para realizá-la)


Orixás que rege o ano 2014:


EXÚ (ELEGBARA) BARA ORIXÁ


EXÚ (Eshu, Exu) ou Elewara ou Elegbara como é conhecido. É considerada a entidade que mantém o equilíbrio dinâmico na vida. É o único Orixa existente antes da criação.

 EXÚ Bara existe independente de Olodumare, ainda que sejam originários do mesmo espaço. Eshu a escuridão e Olodumare a luz. Olodumare não pode eliminar a energia de Eshu e para continuar sua obra criou entidades possuidoras de poderes e inteligência, para que cuidassem da sua obra e não caíssem nas manobras proclamadas por Eshu. Porém isso não deu certo, pois Eshu, já desde o céu, antes de descerem a Terra as duzentas entidades criadas por Olodumare, havia manipulado suas mentes e, todavia, assim para fortalecer suas intenções de seu trabalho terrestre, baixou à Terra como a entidade 201ª, convertendo-se em uma entidade a mais, porém com características muito diferentes. 

A principal diferença ou característica é que Eshu não é criado por Olodumare. Ele desafia a qualquer entidade ou pessoa; possui um grande poder para multiplicar-se e é por isso, que cada Odu ou Orisha tem seu próprio Eshu como meio de equilíbrio e trabalho.
Orisha que acompanha:


OXUM (OSHUN, OXUN)


Oxum é a deusa do amor. Ela representa todas as emoções. O amor, o ódio, as lágrimas de alegría ou as lágrimas de tristeza. Oshun é a dona do Cobre e seus filhos usam braceletes como insignia. Ela é a menor na orden dos Orishas mas é a mais poderosa e mais conhecida. Oshun é a deusa da fertilidade e dá felicidade às mulheres estéreis. Também cura os doentes com suas águas. Ela é a agua doce que mantém a vida. Ela está associada aos espelhos que refletem o homem como ele é. Oshun é as veias do corpo e domina o sangue. O título dela é Yalodde que é o mais alto que se pode outorgar a uma mulher. Oshun é mulher de estratégia.

• Bandeira do ano:
Metade vermelha e metade negro, com borda amarela e branca. Devemos usar atrás da porta de casa.

VEJAS OS CONSELHOS DE IFÁ PARA VOCÊ: 

Os conselhos de Ifá para 2014

• Neste ano de 2014, Ifá nos alerta da importância da comunicação entre as pessoas. Diz Ifá: “Se assustou e não sabe porque”.


A falta de comunicação leva a que cada pessoa ou grupo de pessoas façam pré-julgamento de outras. Devemos adquirir o hábito de procurar informações à respeito da pessoa que se apresenta, e, da mesma forma, informarmos nossa intenção e nosso objetivo para que evitemos interpretações errôneas da realidade de cada um e não nos deixando levar por falsos testemunhos.


Esta informação é muito importante para nossos governantes. A transparência de suas intenções para com o nosso país é de suma importância para evitar questionamentos de seu povo. A ideia de um governo abarrotado de falcatruas, corrupções e o não cumprimento das promessas de governo feitas durante as campanhas eleitorais pode ser mudada através do intercâmbio de informações entre governo e a população. Na medida em que isso aconteça e que se exponha a verdade do trabalho dos governantes, esta inter-relação governo/povo será mais harmônica. Caso contrário, teremos um ano de muitos manifestos populares por insatisfação, e, da mesma forma, a insatisfação entre países, levando à problemas nas relações diplomáticas.


• Ifá diz que a comunicação também será importante em nossas casas, sobretudo na relação conjugal. A infelicidade matrimonial levará a infidelidade no matrimônio. O diálogo entre marido e mulher sobre questões insatisfatórias dentro da relação deve prevalecer para que evitemos as discussões, brigas, chegando à violência. Neste ano teremos aumento considerado do número de crimes passionais.

• Na questão econômica, teremos um princípio de ano difícil causado principalmente por problemas de acordo entre o Brasil e outros países, levando à escassez de algum produto ou matéria prima importada, resultando no aumento de custo de vida. Perspectivas melhores para o 2º semestre do ano. No entanto, comerciantes de pequeno porte tendem ao crescimento.

• Diz Ifá: “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”. Neste ano, quem der amor, receberá amor. Quem der violência, receberá violência. Quem der a paz, receberá a paz. Devemos medir nossos atos e palavras para que não retornem a nós mesmos.

• Neste ano, Ifá nos aconselha que devemos respeitar muito os espíritos. Temos necessidade de adquirir conhecimentos a respeito da importância dos nossos ancestrais em nossas vidas, em nosso conhecimento, nosso dia a dia, nosso bem estar, nosso caminho religioso e em nosso futuro aqui na Terra. Esclarecer as diferenças que existem entre Guia Espiritual (Egun Ashebo), Espírito Protetor (Egun Elemi), Espírito Familiar (Egun Ara), Espírito Maior Religioso (Egun Alawalawa), Espírito Guardião (Egun Kusitulá), Espíritos dos 4 cantos do Mundo (Egun Merinlaye), Espíritos Obsessores, obscuros, sem luz (Egun Buruku). Este esclarecimento se faz necessário para que possamos realizar as cerimônias corretas a cada um desses espíritos. Para isso, temos que buscar o conhecimento, sobretudo os sacerdotes desta religião (Babalawos, Babalorishas, Iyalorishas), para que possam ensinar aos seus seguidores.

Diz Ifá que os espíritos não estão satisfeitos com a forma com que os homens se relacionam, como cuidam uns dos outros, a falta de respeito mútuo e o descuido para com a natureza, o lugar onde vivemos que nos foi dado por Olodumare (Deus). O descontentamento dos espíritos com relação a falta de cuidado com a natureza leva ao acontecimento de catástrofes naturais como excesso de chuvas e consequentemente o transbordamento dos rios resultando na mortes de muitas pessoas. O aumento de temperatura que leva ao aumento da seca no Nordeste do país. Este ano, os espíritos (Egun) devem ser bem atendidos para que se acalmem, perdoem nossos erros, e, com isso, possamos diminuir a violência instalada entre as pessoas, guerra entre os países e catástrofes. Este odu Ifá diz que devemos oferecer flores no cemitério em uma sepultura humilde, pedindo a proteção de todos os espíritos.

• A verdade deve imperar em nosso comportamento. Devemos ser verdadeiros com as pessoas para que tenhamos credibilidade, e devemos ser verdadeiros com nós mesmos, acima de tudo. A nossa religiosidade e nossa espiritualidade deve ser posta em prática para que através dos ensinamentos dos sacerdotes e da aprendizagem dos fiéis, seja qual for a religião, todos nós consigamos melhorar como seres humanos e transmitir nossa mensagem de paz para o mundo.

• Este odu Ifá favorece a pessoas que tem habilidade com os pés. O governo deve investir em esportes como futebol e corridas atléticas, além da prática da dança.

• Com relação à saúde, devemos ter cuidados com doenças relacionados com o aparelho digestivo, sobretudo, no estômago, doenças de pele e depressão.
Desejamos a todos os irmãos e amigos um ano com saúde, inteligência e paz. Que Olofin possa nos ajudar a tomar as decisões corretas para nossas vidas, e assim, superarmos as adversidades.

Àxe!
Iboru Iboya Iboshishe


Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top