Ebó Para ter uma Graça do Orixá Ogun

Postado por: Ebomi at 12:44 4 Comentarios

Agrado a OgumComo obter uma graça do Orixá Ogun


Este ebó é para você que quer a ajuda do Orixá Ogun para qualquer finalidade.

Com esse trabalho você Poderá pedir para o santo tudo de positivo;  para sorte, emprego, justiça, casa, trabalho, amor, relacionamento familiar etc, coisas boas em geral.

Ebó Para obter uma graça qualquer do Orixá Ogun (Lenda de Ogum no Candomblé).



Os ingredientes da Oferenda:

   
- 1 inhame-do-norte cozido;
- arroz cru;
-  ori-da-costa;
- azeite de dendê;
- mel de abelhas;
- melado de cana;
- 7 pimentas ataré
- gin (bebida)
- Milho (grãos vermelho)

Como fazer a Oferenda de Ogum


. O procedimento na hora de fazer é fácil só requer atenção, amassa-se o inhame cozido e mistura-se a massa obtida com o ori-da-costa e o arroz.

- torrar o milho em uma panela, mas não deixe virar carvão.

- Com esta massa, preparam-se, modelando-se com as mãos, 7 bolas que, depois de prontas, serão arrumadas num alguidar de barro onde já se colocou o milho torrado.

Acrescenta-se os demais ingredientes e oferece-se a Ogum, diante de seu igbá (assentamento) onde deverá permanecer por sete dias.

Despacha-se na mata (em um campo aberto de preferência).

Se você não tem idéia de como saudar o Orixá Ogum veja aqui – Cantigas de Ogum e Saudação de Ogum.

Xirê de Ogum com tradução


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REINOS DE EXÚ NA KIMBANDA

Postado por: Ebomi at 13:14 0 Comentários

O culto da  Kimbanda tem sete reinos, sendo sua organização remanescente das organizações tribais em reinos na África Banto. Cada Reino é composto por nove povos de Exu, sendo que cada povo é comandado por um Exú-Chefe. Essas classificações são lugares e energias aonde pertence ou moram estes exús de Umbanda, mas também conhecido e cultuado no Candomblé.

 Exú povo de Rua


1) Reino das Encruzilhadas - Que sendo chefiado por Exu Rei das Sete Encruzilhadas e Pombagira Rainha das Sete Encruzilhadas, governa todas as passagens dos Exus que ali trabalham. Sua função principal é abrir os caminhos para os outros Guias chegarem e também para os filhos e fregueses.

2) Reino dos Cruzeiros - Chefiado pelo Exu Rei dos Sete Cruzeiros e Pombagira Rainha dos Sete Cruzeiros, governa todas as passagens dos Exus que trabalham nos cruzeiros (não confundir com encruzilhada).

3) Reino das Matas – Chefiado pelo Exu Rei das Matas e Pombagira Rainha das Matas. Governa todos os Exus que trabalham nas matas ou locais que tenham árvores a exceção do Cemitério, que pertence a outro reino.

4) Reino da Kalunga Pequena (Cemitério) Governado pelo Exu Rei das Sete Calungas ou Kalungas e Pombagira Rainha das Sete Kalungas. Esses Exus também são chamados pelo nome de Rei e Rainha dos Cemitérios. Geralmente quando se diz "calunga" nas giras de Kimbanda é para nomear ao cemitério. Trabalham neste reino todos os Exu que moram dentro dos cemitérios exclusivamente.

5) Reino das Almas - Chefiado por Exu Rei das Almas Omulu e Pombagira Rainha das Almas. Eles também são conhecidos por Rei e Rainha da Lomba, porque governam todos os Exus que trabalham em locais altos. Porém, os Exus deste reino também trabalham em hospitais, morgues, etc.

6) Reino da Lira - Os chefes deste reino são muito mais conhecidos por seus nomes sincréticos: Exu Lúcifer e Maria Padilha, sendo na verdade seus nomes kimbandeiros Exu Rei das Sete Liras e Rainha do Candomblé (ou Rainha das Marias).
Seus apelidos kimbandeiros mostram justamente sua afinidade pela dança, a música e a arte (lira e candomblé). Dentro do reino da Lira, que também às vezes é chamado "reino do candomblé" não pelo culto africanista aos orixás, senão por ser essa palavra o sinônimo de dança e música ritual.

Trabalham aqui todos os Exus que tem que ver com a arte, a música, poesia, boemia, artes ciganas, malandragem, etc.

7) Reino da Praia - Governado por Exu Rei da Praia e Rainha da Praia. Dentro dele encontram-se todos os Exus que trabalham nas praias, perto d'agua o ainda dentro dela, podendo ser salgada ou doce.

Escute um Lindo Ponto de Exú Maria Padilha

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2 EBÓ PARA GARANTIR BOA SORTE

Postado por: Ebomi at 13:09 0 Comentários

Ebó para sorteEsse Ebó é  para garantir a boa sorte.  É um simples amuleto da sorte que defende e atrai energias positivas para dentro de sua casa. Peça uma orientação a alguém que entenda do assunto para executar este ebó.

A pessoa pega um machado novo, lava com omieró, envolve em pano branco e deixa oito dias nos pés de Obatalá. Depois disto, pega o machado, desembrulha e com ele corta alguns pedaços de madeira de árvores de Ogun, (menos de iroko), e coloca em cima de Ogun. O machado deve ficar também, dentro do igbá. Sempre custuma dizer para a pessoa manter seu corpo limpo antes e durante o trabalho que esteja fazendo (isso é o mínimo), para garantir toda sua energia naquilo que esteja fazendo.

O que é Omi Eró?

R: Omi = água, Eró = Segredo. Então água  do segredo ou aguá mágica, encantada. O Omi Eró é feito com a água da canjica após ter sido feita e cuada com alguns outros elementos que constituem o Axé.

Árvore do Ogum = Mariwo ou dendezeiro.

 

55 - PARA TER SORTE.

Tem que tomar banhos de assento com folha de mil flores (Clorodendron fragans, Vent.) Esse banho é simples de fazer você deve pegar as ervas e quinar em uma bacia (ou um balde) de água fria. Ao término do procedimento acrescente na água um frasco de água de flor de laranjeira e peça tudo de bom na hora do banho. Outra coisa que custumo dizer quando nós tomamos banhos dentro do Culto do Candomblé, Umbanda, Ifá etc, oriento para a pessoa não se enxugar com a toalha, pois a pessoa estará enquentando o anjo da guarda e isso não é bom para certos banhos de Axé.

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Ebó Para Afastar a Morte

Postado por: Ebomi at 11:42 0 Comentários

Ebó para tirar a MorteEste Ebó é para Afastar a Morte de cima de alguém (uma pessoa), este trabalho requer muita atenção e os mínimos conhecimentos no asssunto, caso você não seja do Candomblé, Umbanda ou culto a Ifá aconselho a você procurar alguém que possa lhe orientar na hora do procedimento do Ebó (limpeza, trabalho, macumba). Este trabalho é um super banho de Axé e deverá seguir todos os requisitos. Vamos ao Ebó para afastar a morte ele também serve para vários tipos de enfermidades.

Água de poço, folhas de algodão, folhas de lírio branco, um copo de leite de vaca, um copo de leite de cabra, pó de efun, ori da costa, água benta, perfume, um copo de água de chuva. Coloca-se tudo dentro de um balde e com uma bucha vegetal nova, ensaboa-se todo o corpo com sabão de coco, molhando-se a bucha na água do balde. Depois de ensaboado (inclusive a cabeça), despeja-se o conteúdo do balde da cabeça para baixo. Enxágua-se com água da bica e enxuga-se com toalha branca nova. A pessoa, depois do banho, deve vestir-se de branco durante sete dias.

Veja também:

- EBO PARA TIRAR QUEIMAÇÃO E PROTEÇAO

- Patua para conseguir dinheiro

- Feitiço para tirar ciumes

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Banho para tirar Maldição – Ebó

Postado por: Ebomi at 14:28 14 Comentarios
banhos Para tirar maldição-ebó - limpeza - descarrego - mal olhadoEste banho (ebó)  é para TIRAR MALDIÇÃO. É um ótimo trabalho para retirar aquelas pragas as quais pessoas de má indole  nos amaldiçoam.

Primeiro você deve ter o mínimo de conhecimento dentro do assunto religioso  (Candomblé ou Umbanda) para que o trabalho não tenha nenhum obstáculo.






Como preparar o Banho (ebó)


- Você deverá quinar numa bacia com água de rio (limpo e corrente) , folhas de elevante e de quebra mandinga.

- Acrescenta-se umas gotas de loção de alfazema (perfume), água benta e pó de efun. Mistura-se bem e toma-se um banho de corpo inteiro.

- Depois do banho a pessoa não pode enxaguar-se e tem que deixar que o corpo seque sem ajuda de toalha. Eu sempre aconselho em um modo geral que a pessoa tenha respeito pelo trabalho em que está empenhado, sendo este digo que você pelo menos resguarde seu corpo antes e durante o preocedimento.

Logo ápos ter feito o banho e executado todo o trabalho acenda uma vela branca para o seu Anjo da guarda com um Copo dágua.


Caso este banho não lhe sirva pesquise com a ferramenta de busca outros de seu interesse.

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Sorte axé a todos irmão do blog Juntos no Candomblé.

Veja também o artigo Para Fazer Justiça e se você não sabe o que é Ebó veja o artigo  

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Oferendas aos Exús – Corcunda

Postado por: Ebomi at 09:44 0 Comentários

Exu caveiraEsta Oferenda é para o Exú Corcunda, mas também pode ser para outros Exús de Rua, tais como: Exú Calunga, Toquinho, Marabô, Exú tiriri. Você neste ritual pode pedir, sorte, proteção, emprego, saúde, ajuda no que você quizer pois Exús custuma atender todos os pedidos de seus protegidos.

Vamos aos ingredientes para preparar a Oferenda para o Exú:
1 punhado de milho torrado

- 7 batatas assadas,

-7 pimentas recheada com carne moída e cozida,

-1 apeté preto e vermelho,

-7 xuxus com espinhos cozidos,

-7 charutos, cachaça, fósforo.

Você deve preparar tudo em um Oberó (alguidar de barro) e Arriar no mato ou no cemitério.

Veja 2 pontos para Exú Corcunda que poderá cantar na hora do trabalho.


'Aonde vai Corcunda, com Tatá Caveira, aonde vai Corcunda com Tatá Caveira. No portão
do cemitério vou chamar João caveira'
Izulino Belzebu, cantagalo e seu xaquinha. Seu próprio xibu colodu

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Xangô é a ideologia, a decisão, a vontade – Shango

Postado por: Ebomi at 15:30 0 Comentários
xango - ShangoXangô é a ideologia, a decisão, à vontade, a iniciativa, pois Xangô é um orixá dinâmico, ele é o fogo, ação dentro do Culto ao Candomblé este orixá é um dos mais temidos, na Africa em Oió ele possui seu culto e um palácio. 

É a rigidez, organização, o trabalho, a discussão pela melhora, o progresso social e cultural, a voz do povo, o levante, à vontade de vencer. Também o sentido de realeza, a atitude imperial, monárquica. É o espírito nobre das pessoas, o chamado “sangue azul”, o poder de liderança. 


Para Xangô, a justiça está acima de tudo e, sem ela, nenhuma conquista vale a pena; o respeito pelo Rei é mais importante que o medo. No culto em Cuba na Santeria cubana seu nome é Shangô. 

Talvez estejamos diante do Orixá mais cultuado e respeitado no Brasil. Isso porque foi ele o primeiro Deus Iorubano, por assim dizer, que pisou em terras brasileiras.

>>> Qualidades do Orixá Xangô <<<



Talvez estejamos diante do Orixá mais cultuado e respeitado no Brasil. Isso porque foi ele o primeiro Deus Iorubano, por assim dizer, que pisou em terras brasileiras.

>>> Qualidades do Orixá Xangô <<<

Xangô é um Orixá bastante popular no Brasil e às vezes confundido como um Orixá com especial ascendência sobre os demais, em termos hierárquicos. Essa confusão acontece por dois motivos: em primeiro lugar, Xangô é miticamente um rei, alguém que cuida da administração, do poder e, principalmente, da justiça - representa a autoridade constituída no panteão africano. 

Ao mesmo tempo, há no norte do Brasil diversos cultos que atendem pelo nome de Xangô. No Nordeste, mais especificamente em Pernambuco e Alagoas, a prática do candomblé recebeu o nome genérico de Xangô, talvez porque naquelas regiões existissem muitos filhos de Xangô entre os negros que vieram trazidos de África. Na mesma linha de uso impróprio, pode-se encontrar a expressão Xangô de Caboclo, que se refere obviamente ao que chamamos de Candomblé de Caboclo.

Xangô é pesado, íntegro, indivisível, irremovível; com tudo isso, é evidente que um certo autoritarismo faça parte da sua figura e das lendas sobre suas determinações e desígnios, coisa que não é questionada pela maior parte de seus filhos, quando inquiridos.

>>> XANGÔ ORIXÁ DA JUSTIÇA DO CANDOMBLÉ <<<

Suas decisões são sempre consideradas sábias, ponderadas, hábeis e corretas. Ele é o Orixá que decide sobre o bem e o mal. Ele é o Orixá do raio e do trovão.

Na África, se uma casa é atingida por um raio, o seu proprietário paga altas multas aos sacerdotes de Xangô, pois se considera que ele incorreu na cólera do Deus. Logo depois os sacerdotes vão revirar os escombros e cavar o solo em busca das pedras-de-raio formadas pelo relâmpago. Pois seu axé está concentrado genericamente nas pedras, mas, principalmente naquelas resultantes da destruição provocada pelos raios, sendo o Meteorito é seu axé máximo.

Xangô tem a fama de agir sempre com neutralidade (a não ser em contendas pessoais suas, presentes nas lendas referentes a seus envolvimentos amorosos e congêneres). Seu raio e eventual castigo são o resultado de um quase processo judicial, onde todos os prós e os contras foram pensados e pesados exaustivamente. Seu Axé, portanto está concentrado nas formações de rochas cristalinas, nos terrenos rochosos à flor da terra, nas pedreiras, nos maciços. Suas pedras são inteiras, duras de se quebrar, fixas e inabaláveis, como os próprios Orixás.

Xangô não contesta o status de Oxalá de patriarca da Umbanda, mas existe algo de comum entre ele e Zeus, o deus principal da rica mitologia grega. O símbolo do Axé de Xangô é uma espécie de machado estilizado com duas lâminas, o Oxé, que indica o poder de Xangô, corta em duas direções opostas. O administrador da justiça nunca poderia olhar apenas para um lado, defender os interesses de um mesmo ponto de vista sempre. Numa disputa, seu poder pode voltar-se contra qualquer um dos contendores, sendo essa a marca de independência e de totalidade de abrangência da justiça por ele aplicada. Segundo Pierre Verger, esse símbolo se aproxima demais do símbolo de Zeus encontrado em Creta. Assim como Zeus, é uma divindade ligada à força e à justiça, detendo poderes sobre os raios e trovões, demonstrando nas lendas a seu respeito, uma intensa atividade amorosa.

Outra informação de Pierre Verger especifica que esse Oxé parece ser a estilização de um personagem carregando o fogo sobre a cabeça; este fogo é, ao mesmo tempo, o duplo machado, e lembra, de certa forma a cerimônia chamada ajerê, na qual os iniciados de Xangô devem carregar na cabeça uma jarra cheia de furos, dentro da qual queima um fogo vivo, demonstrando através dessa prova, que o transe não é simulado.

>>> Oração de Xangô - Prece a Xangô <<<

Xangô portanto, já é adulto o suficiente para não se empolgar pelas paixões e pelos destemperos, mas vital e capaz o suficiente para não servir apenas como consultor.

Outro dado saliente sobre a figura do senhor da justiça é seu mau relacionamento com a morte. Se Nanã é como Orixá a figura que melhor se entende e predomina sobre os espíritos de seres humanos mortos, Eguns, Xangô é que mais os detesta ou os teme. Há quem diga que, quando a morte se aproxima de um filho de Xangô, o Orixá o abandona, retirando-se de sua cabeça e de sua essência, entregando a cabeça de seus filhos a Obaluaiê e Omulu sete meses antes da morte destes, tal o grau de aversão que tem por doenças e coisas mortas.

Deste tipo de afirmação discordam diversos babalorixás ligados ao seu culto, mas praticamente todos aceitam como preceito que um filho que seja um iniciado com o Orixá na cabeça, não deve entrar em cemitérios nem acompanhar a enterros.

Tudo que se refere a estudos, as demandas judiciais, ao direito, contratos, documentos trancados, pertencem a Xangô.

Xangô teria como seu ponto fraco, a sensualidade devastadora e o prazer, sendo apontado como uma figura vaidosa e de intensa atividade sexual em muitas lendas e cantigas, tendo três esposas: Obá, a mais velha e menos amada; Oxum, que era casada com Oxossi e por quem Xangô se apaixona e faz com que ela abandone Oxossi; e Iansã, que vivia com Ogum e que Xangô raptou.

No aspecto histórico Xangô teria sido o terceiro Aláàfin Oyó, filho de Oranian e Torosi, e teria reinado sobre a cidade de Oyó (Nigéria), posto que conseguiu após destronar o próprio meio-irmão Dada-Ajaká com um golpe militar. Por isso, sempre existe uma aura de seriedade e de autoridade quando alguém se refere a Xangô.
Comida de Xangô – Amala – Oferenda – Agrado Orixá
Em uma de suas lendas este Orixá que ao ser vencido por seus inimigos, refugiou-se na floresta, sempre acompanhado da fiel Iansã, enforcou-se e ela também. Seu corpo desapareceu debaixo da terra num profundo buraco, do qual saiu uma corrente de ferro - a cadeia das gerações humanas. E ele se transformou num Orixá. No seu aspecto divino, é filho de Oxalá, tendo Yemanjá como mãe.

Xangô também gera o poder da política. É monarca por natureza e chamado pelo termo obá, que significa Rei. No dia-a-dia encontramos Xangô nos fóruns, delegacias, ministérios políticos, lideranças sindicais, associações, movimentos políticos, nas campanhas e partidos políticos, enfim, em tudo que gera habilidade no trato das relações humanas ou nos governos, de um modo geral.

Xangô é um Orixá de fogo, filho de Oxalá com Yemanjá. Diz a lenda que ele foi rei de Oyó. Rei poderoso e orgulhoso e teve que enfrentar rivalidades e até brigar com seus irmãos para manter-se no poder.
Cantiga para Xangô

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Culto afro brasileiro
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