IEMANJÁ / YIEMANJA SENHORA DAS AGUAS - MAE DOS ORIXÁS

Postado por: Ebomi at 16:20 1 Commentario
Iemanjá são todas as águas salgadas e areias do mar. É considerada o princípio de tudo, juntamente com Oduduwá, a terra. Iemanjá é o mar que alimenta, que umidifica e energiza a terra, e também o maior cemitério do mundo.

Representa ainda as profundezas do inconsciente, o movimento rítmico, todas as coisas cíclicas, tudo que se pode repetir infinitamente. A força contida, o equilíbrio. É a yabá dona de todos os Ori (cabeças).
Iemanjá - Yemanjá - Orixá - orisa - orisha - candomblé - Umbanda

Quem é Iemanjá?


Orixá Iemanjá uniu-se a Oxalá, a criação, e com ele teve os filhos Ogum, Oxossi e Xangô. Como seus filhos se afastaram, Yemanjá foi aos poucos se sentindo mais e mais sozinha e resolveu correr o mundo, até chegar a Okerê, onde foi adorada por sua beleza, inteligência e meiguice. Lá, o rei Alafin apaixonou-se por ela, desejando que se tornasse sua mulher.

Iemanjá então fugiu, mas o rei colocou seus exércitos para persegui-la. Durante sua fuga, foi encurralada por Oke (as montanhas) e caiu, cortando seus enormes seios, de onde nasceram os rios. Assim, ela é também a mãe de Oxum, Obá e Iansã (em alguns mitos).

Conta-se que a beleza de Yemanjá é tamanha que seu filho Xangô não resistiu a ela e passou a persegui-la, com o desejo incestuoso de possuí-la. Na fuga, Iemanjá caiu e cortou os seios, dando origem as águas do mundo e aos Vunges, filhos de Xangô com Iemanjá. Outro mito ainda narra a sedução em sentido contrário. É Iemanjá quem persegue seu filho Aganju (a terra firme) e este é quem foge.

Representando o inconsciente, Iemanjá é considerada também a “dona das cabeças”, no sentido de ser ela quem dá o equilíbrio necessário aos indivíduos para lidar com suas emoções e desejos inconscientes.



 As características de Iemanjá

Dia da semana: sábado

Cores: azul claro e verde, nos tons do mar.

Símbolo: Abebê (espelho, símbolo das águas em geral).

Número: 10, 4, 5, 9

Comida: arroz, canjica com camarão refogado

Saudação: Odô Iyá! (Oriki de Yemanjá)

Folhas de Iemanjá: alfavaca, saião, macassá.

Odu regente: Iorossum


Xirê de Iemanjá




Se você gostou o artigo sobre Iemanjá não deixe de compartilhar, no site temos vários assuntos sobre este Orixá e todos os outros.


Categorias: , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

Um comentário:

  1. Eu simplismente adorei seu blog ameu tudo nele escrito e que pude ler ate o momento émuito utíl gostaria de saber se alguem tem a receita de como fazer a bebida jurema obrigada

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top