Orixá Exu apresentou-se ante a mulher com todas as reverências e falou que seu senhor, Orunmilá, gostaria de saber seu nome. Ela disse que era Yemanjá, rainha das águas e esposa de Oxalá.
Exú voltou à presença de Orunmilá e relatou tudo o que soubera da identidade da mulher. Orunmilá, então, mandou convidá-la ao seu palácio, dizendo que desejava conhecê-la. lemanjá não atendeu de imediato ao convite, mas um dia foi visitar Orunmilá.
Ninguém sabe ao certo o que se passou no palácio, mas o fato é que lemanjá ficou grávida após a visita a Orunmilá. iYemanjá deu à luz uma linda menina.
Como lemanjá já tivera muitos filhos com seu marido, Orunmilá enviou Exu para comprovar se a criança era mesmo filha dele. Ele devia procurar sinais no corpo. Se a menina apresentasse alguma marca, mancha ou caroço na cabeça seria filha de Orunmilá e deveria ser levada para viver com ele.
Assim foi atestado, pelas marcas de nascença, que a criança mais nova de Iemanjá era de Orunlá.
Oxum é Filha de Orunmilá e Yemanjá
Foi criada pelo pai (Orunmilá), que satisfazia todos os seus caprichos, por isso cresceu cheia de vontades e vaidades. O nome dessa filha é Oxum (Osun).
Cânticos de Oxum
Os Cânticos de Oxum são parte de uma sequência de xirês de todos os orixás com audio, letra e tradução que estão tanto em nosso canal, quanto em nosso site, fique a vontade para ouvir as cantigas. Compartilhe a religião, pois só assim iremos combater a intolerância religiosa.
0 comentários:
Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.