Orixá Xangô mata o touro com seu machado duplo

Postado por: Ebomi at 09:47 0 Comentários
Conta a história que o Orixá Xangô mata o touro com seu machado duplo, Xangô era um santo (Orisa) muito engenhoso, ele providenciava todas as coisas para os Orixás Yemanjá e Orixalá. Shango tomava conta de tudo e resolvia o que fosse, mas Iemanjá começou a desconfiar.

Ela sabia que quando Xangô cismava com uma coisa ninguém podia detê-lo e Yemanjá sabia disso. Sángò este orixá era impossível, era capaz de tudo e não recuava.

xango fogueira   letra em fogo - sango - shango - candomblé - orixá - orisas

Uma vez, Xangô foi a uma festa onde havia muitos jogos, em um dos  mais perigoso deles, os valentes deviam enfrentar a fúria de um touro, uma fera que já havia matado muitos guerreiros valorosos.

Xangô chegou à festa e foi direto ao encontro do touro. O touro investiu contra ele e 0 atirou ao chão. Iemanjá e Orinxalá temeram por sua morte, pois nunca antes alguém vencera aquele animal.

Iemanjá e Orixalá temiam que ele não pudesse sair vencedor. Mas Xangô era muito valente, se levantou diante dos olhos da multidão maravilhada. Correu para sua casa e voltou empunhando o oxé, seu machado duplo Novamente foi se enfrentar com o touro.
Ninguém acreditava que ele saísse vivo.

Orixá Xangô mata o touro com seu machado duplo


Quando o touro chegou bem perto de Xangô, ameaçando-o, ô acertou o bruto com o oxé (machado), bem entre os chifres,  derrubou Xangô o touro, comum só golpe entre os cornos. A s os que ali estavam aplaudiram festivamente, Xangô levou o touro abatido para casa e o ofereceu ao Orixá lemanjá.

Mais sobre Xangô:


 

 

 

 



Áudio da Cantiga da Fogueira (roda) de Xangô: Completa com letra e tradução



Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top