Por que o Orixá Aganju não é um Xangô?

Postado por: Ebomi at 11:06 3 Comentarios
Entre vários mitos sobre os Orixás encontramos um que merece uma observação que é muito comum vermos assimilação entre os dois Orixá Xangô e Aganjú, no caso sendo Aganjú sendo considerado (cultuado) como o mesmo Orixá, o que não é verdade, podemos exemplificar claramente a diferença entres dois orixás e que Xangô é diferente de Aganjú, ou seja, afirmam categoricamente que um Orixá não tem nada a ver com outro, então, por que o Orixá Aganju não é um Xangô? Veremos as diferenças claras no texto a seguir.

Orixá Xangô não é Aganju - Shango vs Aganju

Por exemplo, em Osá Bara (omo odu) e Obara Sá (omo odu) falam da manifestação de Aganjú como Orixá específico isso nos dando a certeza, visto que Aganjú é um Orixá distinto (único), pois mostram neles e em suas expressões que a vestimenta de Aganjú, os gostos, o culto de Aganjú, os Igbás e os assentamentos dele, são diferentes dos de Xangô.

Quero lembrar mesmo assim que entre esses Orixás existe uma ligação muito forte, mas a regra Yorubá Lukumi afirmam que os dois são irmãos, sendo Aganjú muito mais velho.

Aganjú vem a ser o Orixá dos vulcões, do fogo, o que até aí encontramos uma semelhança com o Orisa Xangô, porém apesar dessa semelhança espiritual, encontramos outras que divergem um do outro. Aganjú apesar de ser um Orixá guerreiro e muito mais velho que Xangô, vive no fundo da Terra, recolhido, como os vulcões, saindo o mesmo em alguns momentos.

Já o Orixá Xangô é um guerreiro ativo por 24 horas, motivado pelas guerras, pelas alegrias e do desejo da vida e de viver intensamente. Aganjú é um Orixá do silêncio muitas vezes e Xangô é da guerra, do barulho, da festa, de nunca dormir para não perder um dia de vida.

Encontramos aí mais uma diferença entre eles. Aganjú come cabrito capado, Xangô come carneiro. Em um dado momento conta um Pataki (lenda) de Ifá que Xangô e Aganjú guerreiam entre si e a guerra termina quando Aganjú entende e vê que Xangô seria filho de Yamasé (Yemanjá) e que se tal guerra continuasse acabariam com o mundo e não acabariam com eles.

Xangô é o Orixá das virilidades, das mulheres, do reinado, da vida por excelência. Aganjú estabelece em alguns momentos a paz e é voltado para o lar, para a casa. Xangô vem a ser Oni (soberano) pois recebeu de Olófin o dom de liderar o mundo.

Já Aganjú ganhou a missão de equilibrar o mundo dentro de seu contexto, por isso Maferefun Xangô e Maferefun Aganyú! Já Aganjú no Candomblé é visto como um menino, uma criança e uma qualidade de Xangô.

Parte 2 da Roda de Xangô: letra e Áudio


Categorias: , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

3 comentários:

  1. Quais sao as quizilas depois de uma festa de oxala ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carpe, olha isso depende muito da ocasião, quem é que é de Oxalá, se casa é do Oxalá (etc..), mas as quizilas deste orixá são. Brigas, Roupas sujas, Roupas de cor, Cachaça, Dendê, Etc...

      Excluir
    2. TODAS AS ROUPAS DE COR É UMA DELAS,BRANCO É BRANCO E ACABOU....

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top